Seis filhotes de gato são salvos após abandono em lote baldio no Taquari; VÍDEO

Abandonar animais é crime previsto em lei, mas infelizmente essa prática desumana ainda acontece com frequência em diversas regiões do país. Em Palmas, não foi diferente. Na manhã dessa segunda-feira, 14, a Guarda Metropolitana protagonizou um resgate emocionante ao salvar seis filhotes de gato que haviam sido cruelmente abandonados em um lote baldio no setor Taquari, região sul da capital.

Os filhotes estavam indefesos, expostos ao sol, à fome e ao perigo. Segundo a equipe da Guarda, os animais foram encontrados após uma denúncia anônima. No local, nenhum vestígio da pessoa responsável pelo abandono foi encontrado, mas a situação chocante gerou comoção entre os agentes e moradores da vizinhança.

Após o resgate, os gatinhos foram encaminhados à Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem), onde estão recebendo os primeiros cuidados, como alimentação adequada, avaliação veterinária e acolhimento. A Sebem informou que, após esse primeiro atendimento, os filhotes deverão ser disponibilizados para adoção responsável.

Além dos cuidados imediatos, a pasta também reforçou que o abandono de animais é crime previsto na Lei Federal nº 9.605/1998, com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda, conforme previsto na Lei nº 14.064/2020, que aumentou as penalidades para crimes de maus-tratos a cães e gatos.

A Sebem e a Guarda Metropolitana reforçam a importância de denunciar casos de maus-tratos e abandono. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais da prefeitura.

Assista ao resgate

Adicionar aos favoritos o Link permanente.