O empresário Mathias Bertram foi apresentado oficialmente na tarde dessa terça-feira, 15, como presidente da 40ª Oktoberfest e Feirasul, que ocorrerá de 9 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro, em Santa Cruz. Ao seu lado, como vice-presidente, estará o também empresário Gilberto Luis Eidt. O nome de Bertram para o cargo já havia sido divulgado pelo Portal Gaz, na semana passada, após entrevista do prefeito Sérgio Moraes à Rádio Gazeta FM 107,9, no dia 10.
Entrevista
Mathias Bertram – presidente da 40ª Oktoberfest e Feirasul

Gazeta do Sul – O que representa estar à frente da 40ª Oktoberfest?
Mathias Bertram – É uma honra, uma satisfação muito grande ter o aval do prefeito e dos empresários da Assemp, entidade responsável pelo evento. Também estou muito feliz e honrado por esse momento. Queremos que a festa melhore a cada ano. Eu sempre falo que fico do lado de fora apontando o dedo para os erros, e isso é fácil. Mas agora, com certeza, dentro da Oktoberfest, temos a oportunidade de fazer algumas melhorias, como trazer essa festa mais perto da família, fazer pulsar cada vez mais o sentimento de pertencimento a Santa Cruz. Vamos fazer um belíssimo evento. Podem ter certeza disso.
LEIA MAIS: Mathias Bertram é confirmado para a presidência da 40ª Oktoberfest de Santa Cruz
Como está a organização?
Estamos atrasados. Já temos trabalhado nos bastidores, mas agora é força total e dedicação máxima para esse evento começar a se desenhar e se materializar. Tem muita coisa para decidir ainda, muita coisa a ser feita. Sabemos que vamos ganhar, mas também vamos dizer muitos “não”. Muitas pessoas vão se chatear. Em um evento tão grandioso como esse, não tem como agradar a todos. E queremos agradar sempre à grande maioria da população, dos visitantes, dos turistas que vêm para a nossa cidade. Então, é um trabalho que vai começar, e já começou. A Assemp já vem trabalhando desde o ano passado, ou antes disso ainda, para fazer esse novo evento, com captação de recursos e patrocínios.
Tornar a festa mais lucrativa e ao mesmo tempo mais acessível para a comunidade. Como fazer isso na prática?
Esse é o desafio, fazer mais com menos. Tornar a festa mais acessível e fazer com que ela custe menos. Vamos trabalhar duro para isso, negociar melhor com todos os fornecedores, ver onde podemos economizar. A ideia é trazer mais gente. Fazer com que mais gente consuma dentro da festa, tanto de bebida como de alimentação. Queremos que a gastronomia se torne cada vez mais uma fonte de renda para o comerciante local, mas também que gere retorno para a festa.
LEIA TAMBÉM: Inscrições para escolha das soberanas da 40ª Oktoberfest iniciam na próxima terça-feira
A diminuição de gastos pode ter impacto na programação e escolha de atrações?
Com certeza. Precisamos pensar em atrações nacionais, regionais e locais. Temos muitas bandas de Santa Cruz, da região e do Estado. E vamos tratar disso junto com os coordenadores nos próximos dias, de como fazer para preencher os espaços de festa, de música, porque a festa é cultural. Ela tem muita música e queremos que tenha cada vez mais, mas atraindo o jovem, o adulto, o idoso. Nosso objetivo é contemplar a família toda.
Pode haver uma remodelação na questão de atrações, como entrada e saída de algum gênero musical, por exemplo?
Isso é uma coisa que ainda vamos pensar. Existem ideias, mas num ano só não vai se conseguir implementar todas as mudanças que pensamos e nas quais acreditamos. Mas eu creio que vamos ter algumas mudanças, algumas melhorias. Vamos ter surpresas. Logo a gente vai poder anunciar, mas ainda é cedo para oficialmente divulgar modificações dentro do parque, no layout, nos desfiles, para melhorá-los. Eu não posso dar spoiler.
LEIA TAMBÉM: Mathias Bertram e Gilberto Eidt vão liderar a 40ª Oktoberfest e Feirasul 2025
Em relação ao desfile, o grande número de participantes costuma torná-lo longo e demorado. Tem algo sendo pensado sobre isso?
Estamos fazendo reuniões e conversando para achar um formato ideal. Estamos pensando em uma outra data, para tentar diluir esse desfile em mais desfiles. Pode ser uma novidade, mas precisamos ainda encontrar como fazer para não desprestigiar também o desfile do domingo. Iniciá-lo mais cedo é uma ideia que se pensou, porque às vezes ele vem atrasando. Vamos tentar encontrar mais uma data, talvez um noturno.
Sobre a escolha das soberanas, como está a formatação dessa etapa? Teremos algumas alterações?
Há alterações previstas e logo vamos ter novidades. O que eu posso dizer é que na terça-feira, dia 22, abrem as inscrições. Então as meninas que quiserem se candidatar já podem se preparar, juntar os seus documentos. Logo vamos anunciar a data da escolha.
LEIA MAIS SOBRE OKTOBERFEST
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Melhorias no parque, desfiles e redução de gastos: o que esperar da 40ª Oktoberfest appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.