Consulte serviços para brasileiros endividados por estado do país


Entidades têm cursos e aconselhamentos gratuitos para quem perdeu o controle dos gastos. Educação financeira: contas em atraso atormentam milhões de famílias brasileiras
Jornal Nacional/ Reprodução
Quase oito em cada dez (77,1%) famílias brasileiras têm dívidas a pagar – como financiamentos e prestações – e 28,6% estão inadimplentes, com o pagamento atrasado. Essa realidade é tema da série sobre educação financeira, que o Jornal Nacional exibe a partir de segunda-feira (14).
O Jornal Nacional preparou um serviço com cursos e aconselhamentos gratuitos para endividados oferecidos em alguns estados brasileiros. Veja abaixo:
ALAGOAS
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) conta com o Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS), que atua intermediando negociações entre empresas e consumidores inadimplentes, além de oferecer assistência psicológica para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras.
É necessário agendar e comparecer presencialmente, de segunda a sexta, das 8h às 16h, na sede do instituto, localizada na Rua do Livramento, 153, no Centro de Maceió. Os consumidores devem comparecer com RG, CPF, comprovante de residência e documentos que comprovem a dívida.
O atendimento do NAS é realizado em uma sala reservada. Funcionam como um canal de intermediação entre o consumidor que está com dívidas e as empresas. No atendimento, há profissionais das áreas de direito, psicologia, economia e contabilidade.
Contatos para saber mais sobre o serviço: 0800 082 4567 / (82) 98882-8326.
AMAZONAS
O Procon trata das questões financeiras por meio do Núcleo de Apoio ao Superendividado- NAS. O atendimento do núcleo funciona na sede do Procon (Av. André Araújo, 1500 – Aleixo, Manaus – AM, 69055-010) de segunda a sexta de 8h às 14h.
ESPÍRITO SANTO
A Apae da cidade de Vila Velha, região metropolitana de Vitória, tem um projeto de educação financeira. São atividades que eles desenvolvem para financiar ações para os próprios alunos.
Apae de Vila Velha: (27) 3239-1255
GOIÁS
1 – O Procon estadual oferece dois serviços gratuitos para a população de Goiânia e da região metropolitana. O primeiro é a Escola Estadual de Defesa do Consumidor, que realiza cursos, palestras e treinamentos para clientes, fornecedores e comerciantes.
A outra iniciativa é realizada pelo Núcleo de Apoio aos Superendividados, que presta atendimento para pessoas que estão em situação de endividamento. O cidadão pode entrar em contato com o Procon Goiás que verifica a situação, busca fechar um acordo para quitação dos débitos e orienta o consumidor sobre boas práticas financeiras.
Os interessados podem entrar em contato com o órgão pelo telefone (62) 3201-7124 ou pelo e-mail: [email protected]. O cidadão também pode comparecer ao balcão do Procon Goiás, que fica na Rua 8, nº 242, no Setor Central, em Goiânia.
2 – O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia, da Universidade Federal de Goiás (CETT/ UFG) realiza mensamente a Jornada Livre, um programa de educação financeira focado nas questões emocionais e na gestão do dinheiro. A proposta é unir finanças e emoções, ajudando as pessoas a entenderem como crenças, sentimentos e padrões aprendidos influenciam diretamente o jeito como lidam com os recursos.
A jornada oferece ferramentas práticas de organização financeira, combinadas com exercícios de autoconhecimento, mudança de hábitos e tomada de decisão mais consciente. O curso tem duração de 20 horas e 20% das vagas são destinadas para a comunidade externa (são cerca de 7 vagas por turma).
As aulas acontecem no Campus Samambaia da UFG, em Goiânia. Os interessados podem entrar em contato com a professora responsável pelo projeto através do e-mail: [email protected].
3 – O campus Central da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, tem um projeto de extensão para ensinar educação financeira para pessoas idosas. O curso é composto por dez encontros, com 2 horas de duração cada. As palestras abordam temas essenciais como o endividamento financeiro na terceira idade, planejamento e controle do orçamento familiar, produtos financeiros (conceitos e riscos), identificação de golpes e fraudes, direitos e deveres do idoso-consumidor, entre outros.
Os alunos do curso de Sistemas de Informação atuam como monitores nas oficinas e auxiliam na produção do material didático. As aulas são gratuitas e os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].
Educação financeira: contas em atraso atormentam milhões de famílias brasileiras
Jornal Nacional/ Reprodução
MARANHÃO
O projeto Prospera, idealizado pela Equatorial Energia, distribuidora de energia elétrica do estado, é uma iniciativa que atende empreendedores locais em São Luís, oferecendo educação financeira e apoio ao desenvolvimento de negócios de forma gratuita.
O projeto é aberto para todos que desejam ter um negócio ou já empreendem. Mais informações nas redes sociais pelos perfis @institutoequatorial ou @properamaranhao .
MATO GROSSO
1 – O Nupemec Solução de Conflitos é oferecido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com o Procon Municipal de Cuiabá e a Universidade de Cuiabá (Unic). Pessoas em situação de superendividamento podem ser atendidas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, Procon Cuiabá e a Universidade de Cuiabá (Unic).
A iniciativa tem como objetivo buscar soluções alternativas para resolver conflitos e problemas gerados a partir da situação de superendividamento, por meio da atuação de profissionais e alunos dos cursos de direito, ciências contábeis e psicologia. Mais informações no site https://portalnupemec.tjmt.jus.br/ ou pelo e-mail [email protected] . Telefones: (65) 3617-3658, 3617-3659 e 3617-3799 .
2 – O Desenvolve Educa é oferecido pela agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (SEDEC). O Desenvolve MT oferece uma cartilha e um curso online de educação financeira. O atendimento é gratuito e o participante recebe ainda informações sobre linhas de crédito e todos os serviços oferecidos. O curso e a cartilha são voltados para empreendedores. Mais informações pelo site: https://www.desenvolve.mt.gov.br/desenvolveEduca
MATO GROSSO DO SUL
A Secretaria Executiva da Juventude (Sejuv) i fez parceria com o Sicredi para a realização do curso Cooperação na Ponta do Lápis. No momento, não há datas definidas para o início das aulas. O curso será gratuito. Haverá divulgação nas redes sociais e no site institucional na abertura de turmas.
MINAS GERAIS
1 – A Clínica Financeira Universitária (CFU) é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. O objetivo é auxiliar famílias e indivíduos que necessitem de orientação financeira e para planejar suas finanças. O projeto tem como meta ajudar os participantes a reconhecer seus problemas financeiros e trazer soluções sustentáveis para suas finanças pessoais.
Os atendimentos da CFU podem ser realizados de forma individual ou por meio de oficinas com até cinco pessoas. Todos os atendimentos e oficinas são gratuitos, realizados por alunos de graduação do curso de Controladoria e Finanças da UFMG com orientação de professores. Para participar, a população deve fazer uma inscrição on-line, pelo link: forms.gle/sydPjaWXdguMfRB99
2 – O Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS) é oferecido pelo Procon-BH. É um serviço gratuito com o objetivo de acolher e atender os consumidores superendividados para organizar e recuperar seu crédito.
O serviço é voltado para consumidores com dívidas de empréstimos consignados, empréstimos pessoais e dívidas no cartão de crédito. O consumidor superendividado pode solicitar agendamento pelos telefones 3768-1712 e 3768-1713. O atendimento é feito de forma presencial, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no Núcleo de Atendimento ao Consumidor (NIACon), localizado à Rua Gonçalves Dias, 2051, Lourdes, em Belo Horizonte.
Educação financeira: contas em atraso atormentam milhões de famílias brasileiras
Jornal Nacional/ Reprodução
PARÁ
A Prefeitura de Belém possui duas iniciativas voltadas aos endividados. O programa Dívida Zero é para contribuintes com dívidas de impostos e taxas municipais. A renegociação facilitada é voltada para permissionários de feiras, mercados e vias públicas da capital paraense.
Já o Programa Dívida Zero, da Sefin, concede descontos e parcelamento de juros e multas aos contribuintes com dívidas de impostos e taxas municipais. A negociação abrange os impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) e sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), e as taxas de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL), de Urbanização (TSU) e de Resíduos Sólidos (TRS). É possível aderir ao programa pelo site https://financas.belem.pa.gov.br/ ou em uma das unidades da Sefin, em Belém (PA).
PARAÍBA
O Procon Municipal tem o serviço de educação financeira à distância na Escola Municipal do Consumidor. Os interessados se inscrevem na plataforma e acessam cursos de capacitação para o consumo consciente e a defesa de direitos. Os cursos são destinados aos consumidores e também para funcionários do Procon Municipal, que lidam com o público diariamente.
A Escola Municipal do Consumidor trabalha temas como compras online, orientações sobre os serviços de água, luz e telefone, garantias e prazos, direitos nas relações com bancos e instituições financeiras, direitos na área da saúde e consumo de medicamentos. O site é http://escoladoconsumidor.joaopessoa.pb.gov.br/
Também em João Pessoa o Procon desenvolve o projeto “Procon vai às Aulas” – estudantes do nono ano da rede pública assistem às aulas de educação financeira, empreendedorismo e direito do consumidor. Aqueles que concluem os cursos recebem uma bolsa de R$ 700. O programa é uma ação em parceria do Procon João Pessoa e da Secretaria de Educação do Município.
PARANÁ
1 – O programa FAS para Elas foi criado para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social. O curso prevê autoconhecimento, educação financeira e qualificação profissional, com duração aproximada de três meses. Estão previstas atividades nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) em junho.
Mais informações no link: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-lanca-o-fas-para-elas-20252028-para-capacitar-mulheres-em-vulnerabilidade-social/76409
2 – As unidades do Espaço Empreendedor orientam os microempreendedores a manter os pagamentos dos tributos (via DAS-MEI) em dia; auxiliam na emissão de documentos, de notas fiscais e na declaração anual de IR da empresa; fazem avaliação de concessão de crédito, com apoio do Fundo de Aval da Prefeitura, que entra como garantidor dos pagamentos à credora; oferece qualificações gratuitas para os microempreendedores que incluem precificação, gerenciamento financeiro do empreendimento. Mais informações no site: http://www.agenciacuritiba.com.br/programas/curitiba-empreendedora/ .
3 – A Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) tem uma parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para promover a plataforma digital Meu Bolso em Dia. (https://plataforma.meubolsoemdia.com.br/) .
A plataforma da Febraban é gratuita, foi construída em conjunto com o Banco Central do Brasil e disponibiliza aulas, orientações, trilhas de conhecimento, testes e simulações, entre outros conteúdos de linguagem acessível e didática que promovem a educação e a orientação financeira a consumidores de produtos e serviços financeiros e o uso consciente do crédito.
PERNAMBUCO
1 -A Prefeitura do Recife possui um serviço de orientação financeira para a população por meio do Gestor Recife, uma plataforma digital gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A ferramenta foi desenvolvida para ajudar pequenos e médios empreendedores a profissionalizarem a gestão dos seus negócios. A plataforma auxilia na organização financeira, controle de insumos, vendas, fluxo de caixa e análise de desempenho, automatizando processos essenciais para a administração eficiente. O acesso é pelo site gestor.recife.pe.gov.br .
2- O Proendividados é um programa do Tribunal de Justiça de Pernambuco que executa ações, promove o acompanhamento e a resolução amigável de conflitos que envolvam consumidores na situação de superendividamento. Podem participar brasileiros sem capacidade econômica de pagar as suas dívidas, independentemente do valor. A inscrição é pelo link: https://www.tjpe.jus.br/web/ resolucao-de-conflitos/concilie-aqui-orientacao ou pessoalmente, nas unidades do Proendividados.
Endereços:
Fórum Thomaz de Aquino Av. Martins de Barros, 593, 2º andar Bairro de Santo Antônio – Recife/PE Telefones: (81) 3182.0886 / 3182.0888
Unidade Caruaru: Prédio da Casa de Justiça e Cidadania da Asces Av. Monte Cassino, 792 – Bairro Universitário Caruaru/PE
3 – O Sebrae oferece orientação aos donos de pequenos negócios, inclusive financeira e de gestão e de forma gratuita. O atendimento pode ser agendado pelo 0800 570 0800 ou pelo site (pe.loja.sebrae.com.br). Também é possível ir até a unidade mais próxima. O interessado é direcionado às capacitações e consultorias oferecidas pela instituição.
Educação financeira: contas em atraso atormentam milhões de famílias brasileiras
Jornal Nacional/ Reprodução
RIO DE JANEIRO
1- O Núcleo de Defesa do Consumidor tem uma comissão de superendividamento. O agendamento é feito pelo telefone 129. O endereço do Nudecon é rua São José n. 35, 13º andar (edifício Menezes Cortes). O site é o https://defensoria.rj.def.br/cidadao/nudecon
2- O Núcleo de Atendimento ao Superendividado do Procon Carioca fica na Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio, localizada na rua Aristides Lobo, 71, 2º andar, no Rio Comprido. O atendimento funciona das 9h às 17h. O consumidor precisa levar documentos pessoais, como identidade, CPF, comprovante de residência e contrato, fatura ou boletos, entre outros comprovantes referentes as dívidas. Além de atendimento, também são oferecidos auxílio psicológico, educação financeira, orientação jurídica, entre outros.
RIO GRANDE DO SUL
1- O curso “Educação Financeira no século XXI”, da UFRGS, é online e gratuito. São ensinados temas como planejamento financeiro, orçamento doméstico, negociação de dívidas e resiliência financeira. O mesmo núcleo educacional da UFRGS também oferece sete livretos gratuitos para download com conteúdo para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Além de educação financeira geral, ainda abordam temas como empréstimos consignados e preparação para aposentadoria.
Mais informações nas redes sociais https://www.instagram.com/edufinanceiraufrgs/ e https://www.instagram.com/wendy_ensina/
2- O Programa de Educação Financeira Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre tem aulas presenciais e online gratuitas. O projeto começou em março de 2024 e vai até o fim de 2025, com o objetivo de capacitar cerca de 400 alunos. O curso oferece ferramentas práticas para uma aplicação imediata na organização financeira do dia a dia. Ao concluir os 4 módulos, os participantes tornam-se elegíveis para uma consultoria individual, que visa um acompanhamento mais personalizado para cada aluno. Mais informações no site: https://conteudo.cdlpoa.com.br/programa-de-educacao-financeira?utm_campaign=linkinbio&utm_medium=referral&utm_source=later-linkinbio
SÃO PAULO
1- O SOF (Serviço de Orientação Financeira) da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade Atuária da USP) é gratuito. O projeto busca aliar os conhecimentos dos alunos, apoiados por professores, à resolução de problemas de famílias e de indivíduos que necessitem superar difíceis situações econômico-financeiras e planejar o alcance de algum ideal (compra da casa própria, carro, criação de poupança, pagamento de dívidas).
Além de economistas, a equipe também conta com psicólogos e e gestores de projetos. Mais informações pelo site https://fea.usp.br/fea/noticias/servico-de-orientacao-financeira-da-fea-e-gratuito-e-virtual .
2 – A Agência São Paulo de Desenvolvimento, da prefeitura de São Paulo, tem atendimento em parceria com a Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro). São workshops gratuitos sobre educação financeira e gestão de negócios para empreendedores. Haverá cursos ao longo do ano. As inscrições podem ser realizadas através do app.adesampa.com.br .
SERGIPE
1 – O Procon municipal de Aracaju oferece o serviço de orientação aos endividados. Em maio, estará funcionando um núcleo específico do tema, que terá parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe. O Procon Aracaju atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José. O atendimento pode ser presencial, mas é necessário realizar um agendamento prévio. O consumidor deve acessar o site do Procon Aracaju e selecionar a opção “agendamento online”. Após o cadastro, é possível escolher a data e o horário disponíveis para o atendimento.
O Procon também disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo número 151, além do telefone fixo (79) 3179-6040, ambos operando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.Reclamações e denúncias podem ser registradas através do e-mail [email protected] ou pela plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju. Nessa plataforma, o consumidor pode acessar os serviços de “Defesa do Consumidor” e encontrar os campos para “registro de reclamação” e “denúncia”.
TOCANTINS
O Núcleo de Atendimento ao Superendividado (NAS) ajuda a renegociar dívidas e oferece educação financeira. O programa é baseado em três núcleos – o aspecto mental, econômico e jurídico do endividado. Para ser atendido, o usuário deve fazer contato pelo site para agendar atendimento presencial ou digital. O link é https://servicos.to.gov.br/servico_detalhado.aspx?cod_assunto_documento_tipo=7926 .
DISTRITO FEDERAL
1 – O Banco Central tem um curso básico gratuito online. Os interessados devem acessar o https://plataforma.meubolsoemdia.com.br/
2- O Procon-DF tem curso de educação financeira para a população, especialmente voltado para a prevenção do endividamento e superendividamento. Para solicitar o curso, seja para escolas, instituições ou organizações, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone (61) 32187714.
Também há parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde as pessoas que ajuízam ação no centro de superendividamento podem ser encaminhadas para receber orientação do Procon.
3- O Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Distrito Federal (Nudecon/ DPDF), a cada 15 dias, organiza uma turma com cerca de 30 superendividados. As palestras têm uma hora e meia. No encontro, os participantes contam como chegaram na situação de endividamento, quais os direitos que eles acreditam ter e quais acham que não têm e como devem ser reorganizar. Os participantes do programa Superendividados solicitam a inscrição por meio do cadastramento no site do Canal Conciliar, do TJ.
https://www.tjdft.jus.br/informacoes/cidadania/nupemec/cidadao
LEIA TAMBÉM
Educação financeira: contas em atraso atormentam milhões de famílias brasileiras
Adicionar aos favoritos o Link permanente.