BMW S 1000 RR 2025: ficha técnica detalha o equilíbrio entre força e leveza

No universo das motocicletas de alta performance, a BMW S 1000 RR ocupa um espaço de destaque. Com origem na engenharia alemã da BMW Motorrad, o modelo é reconhecido pela aplicação de tecnologias de ponta e foco no desempenho esportivo. O lançamento e evolução dessa motocicleta acompanham a demanda crescente por veículos de duas rodas com desempenho semelhante ao de modelos de competição.

Pontos Principais:

  • Motor de 999 cc com 210 cv e torque de 113 Nm, aliado ao sistema BMW ShiftCam.
  • Conjunto eletrônico completo com modos de pilotagem, controle de tração e ABS Pro.
  • Peso de 197 kg com chassi Flex Frame e suspensão ajustável para controle em alta performance.
  • Painel TFT de 6,5″, conectividade e recursos como quickshifter, assistente de rampa e Slide Control.
  • Pacote Premium adiciona suspensão ativa DDC, manoplas aquecidas, Akrapovic e modos configuráveis.

A BMW S 1000 RR é classificada como uma superbike. Sua proposta se alinha ao segmento de motos de uso esportivo com características voltadas para velocidade, aceleração e estabilidade em altas rotações. Dentro do portfólio da fabricante, ela compartilha tecnologias com a versão de competição M 1000 RR, da qual herda soluções como os winglets aerodinâmicos.

Este artigo reúne informações técnicas, dados de desempenho e recursos embarcados da BMW S 1000 RR, além de situar o modelo dentro do contexto do mercado nacional, considerando suas aplicações, posicionamento e diferenciais de engenharia.

Motor e desempenho

A BMW posiciona a S 1000 RR como concorrente direta de modelos japoneses de alto desempenho. A marca oferece versões com pacotes opcionais que incluem rodas de carbono e kit M.
A BMW posiciona a S 1000 RR como concorrente direta de modelos japoneses de alto desempenho. A marca oferece versões com pacotes opcionais que incluem rodas de carbono e kit M.

O propulsor da BMW S 1000 RR é um quatro cilindros em linha, com 999 cm³ de cilindrada. Ele entrega potência máxima de 210 cv a 13.750 rpm e torque máximo de 113 Nm a 11.000 rpm. O motor foi desenvolvido para suportar regimes de rotação elevados e garantir entrega contínua de potência em faixas médias e altas.

A aceleração da moto de 0 a 100 km/h ocorre em aproximadamente 3,1 segundos, e a velocidade máxima ultrapassa 300 km/h. A unidade é equipada com sistema de comando de válvulas variável BMW ShiftCam, o que permite otimização da eficiência volumétrica conforme o regime de rotação.

Além da performance em linha reta, o conjunto motriz é complementado por uma eletrônica de assistência à pilotagem que inclui controle de tração dinâmico, freios ABS Pro, assistente de troca rápida de marchas (quickshifter), entre outros recursos voltados para segurança e estabilidade.

Estrutura e componentes

A S 1000 RR é projetada para combinar desempenho esportivo com engenharia de precisão. Seu motor de quatro cilindros entrega potência progressiva em altas rotações com torque consistente.
A S 1000 RR é projetada para combinar desempenho esportivo com engenharia de precisão. Seu motor de quatro cilindros entrega potência progressiva em altas rotações com torque consistente.

A estrutura da S 1000 RR utiliza um chassi do tipo “Flex Frame”, com maior rigidez torsional e capacidade de absorção de cargas laterais. Essa solução permite que o motor atue como parte estrutural do conjunto. O peso total da motocicleta em ordem de marcha é de 197 kg, o que contribui para a relação peso-potência favorável.

As suspensões são do tipo invertida na dianteira e monoshock na traseira, com ajustes eletrônicos dependendo da versão adquirida. Os freios são a disco duplo na dianteira com pinças radiais e disco simples na traseira. O sistema ABS Pro funciona integrado ao sensor de inclinação, proporcionando frenagem mais precisa em curvas.

Outro ponto estrutural importante é a ergonomia. A moto oferece posição de pilotagem esportiva, com pedaleiras recuadas e guidão baixo. Esse ajuste prioriza o desempenho aerodinâmico e o controle do piloto em altas velocidades.

Tecnologia embarcada

O motor de 999 cm³ com tecnologia ShiftCam ajusta o tempo de válvulas conforme a rotação. Essa solução melhora eficiência volumétrica e estabilidade em regimes variados de funcionamento.
O motor de 999 cm³ com tecnologia ShiftCam ajusta o tempo de válvulas conforme a rotação. Essa solução melhora eficiência volumétrica e estabilidade em regimes variados de funcionamento.

A BMW S 1000 RR é equipada com painel TFT colorido de 6,5 polegadas, com conexão via Bluetooth. A interface permite monitoramento completo dos sistemas do veículo, além de integração com smartphone para navegação e comunicação.

Modos de pilotagem configuráveis estão disponíveis de fábrica, como Rain, Road, Dynamic e Race, além de opções avançadas como Race Pro 1, 2 e 3, que podem ser ajustados em relação à entrega de potência, resposta do acelerador, freio motor, suspensão e assistência eletrônica.

Outros elementos tecnológicos incluem controle de largada, controle de empinada, limitador de pit lane e assistente de partida em rampa. Todos esses recursos são integrados à central eletrônica da motocicleta, desenvolvida para uso em pista e estrada com o mesmo nível de refinamento.

Preço aproximado da BMW S 1000 RR 2025

A estrutura Flex Frame permite maior rigidez e integração entre motor e chassi. O peso total da motocicleta em ordem de marcha é de 197 kg, com distribuição otimizada para controle em curvas.
A estrutura Flex Frame permite maior rigidez e integração entre motor e chassi. O peso total da motocicleta em ordem de marcha é de 197 kg, com distribuição otimizada para controle em curvas.

A BMW S 1000 RR 2025 está disponível no mercado brasileiro com valor inicial aproximado de R$ 133.900, considerando a versão padrão equipada com os itens de série. Esse preço posiciona a motocicleta no segmento de superbikes premium, com foco em alto desempenho e tecnologia embarcada. A precificação pode variar conforme o pacote de acessórios e a concessionária.

Com a adição do Pacote Premium, que inclui itens como suspensão ativa DDC, escapamento Akrapovic, modos Pro configuráveis e outros recursos exclusivos, o valor pode superar a marca base e se aproximar de faixas mais elevadas dentro da categoria. A variação é justificada pelo acréscimo de tecnologia, personalização e componentes voltados para uso esportivo e conforto adicional.

Apesar do valor elevado, a proposta da S 1000 RR não é competir em preço, mas sim em desempenho, construção e suporte técnico. O público-alvo da motocicleta inclui entusiastas de performance e pilotos que priorizam máquinas com pedigree esportivo, estrutura refinada e durabilidade testada em circuito e estrada.

Estilo editorial e inspiração

A suspensão dianteira invertida e o monoshock traseiro são ajustáveis, inclusive eletronicamente em versões superiores. O sistema ABS Pro atua com base em sensores de inclinação.
A suspensão dianteira invertida e o monoshock traseiro são ajustáveis, inclusive eletronicamente em versões superiores. O sistema ABS Pro atua com base em sensores de inclinação.

O estilo desta análise toma como base a abordagem narrativa do jornal The New York Times e a estrutura técnica da revista Quatro Rodas. O equilíbrio entre dados objetivos e construção textual permite uma leitura fluida, sem abrir mão da informação.

A linguagem objetiva e imparcial, sem adjetivos ou juízos de valor, aproxima o conteúdo de um artigo técnico com profundidade jornalística. O uso de parágrafos explicativos, referências de mercado e tecnologia contextualiza o produto dentro de seu segmento.

Essa combinação de referências editoriais permite ampliar a compreensão sobre a BMW S 1000 RR não apenas como uma motocicleta, mas como um projeto de engenharia, marketing e aplicação real, respeitando o papel do leitor como consumidor ou entusiasta informado.

Ficha técnica da BMW S 1000 RR 2025

Motor & Transmissão

  • Tipo: 4 cilindros em linha, 4 tempos, 16 válvulas
  • Cilindrada: 999 cc
  • Potência: 210 cv a 13.750 rpm
  • Torque: 113 Nm a 11.000 rpm
  • Tipo de alimentação: Injeção eletrônica
  • Arrefecimento: Líquido
  • Combustível: Gasolina
  • Câmbio: 6 marchas
  • Transmissão final: Corrente
  • Embreagem: Multidisco, deslizante, banhada a óleo

Dimensões

  • Curso da suspensão dianteira/traseira: 120 mm / 117 mm
  • Peso: 197 kg
  • Tanque de combustível: 16,5 L (inclui reserva de 4 L)
  • Largura: 740 mm
  • Altura: 1.205 mm
  • Comprimento: 2.073 mm
  • Altura do assento: 832 mm
  • Distância entre eixos: 1.457 mm

Equipamento de série

  • ABS Pro
  • Ajuste de compressão, retorno e pré-carga da suspensão dianteira
  • Ajuste de compressão, retorno e pré-carga da suspensão traseira
  • Amortecedor de direção
  • Assistente de saída em subida
  • Assistente de troca de marchas Pro
  • Bateria de lítio M
  • BMW Motorrad Race ABS
  • BMW ShiftCam
  • Brake Slide Assist & Slide Control
  • Controle de tração dinâmico (DTC)
  • Corrente M Endurance
  • Farol dianteiro em LED
  • Imobilizador eletrônico
  • Kit chassi M
  • Luzes traseiras em LED
  • Luzes indicadoras de direção em LED
  • Manetes de freio e embreagem ajustáveis
  • Modos de pilotagem: Rain, Road, Dynamic, Race & Race Pro
  • Multi-controller
  • Painel TFT de 6,5″
  • Parabrisa alto
  • Rodas em liga leve
  • Sistema de conectividade

Pacote Premium

  • Inclui todos os equipamentos do pacote de série
  • Cores disponíveis: Vermelho e Preto
  • Controle de suspensão ativa (DDC)
  • Controle de velocidade de cruzeiro
  • Kit passageiro
  • Manoplas aquecidas
  • Modos de pilotagem Pro configuráveis
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Ponteira de escapamento Akrapovic com acabamento em fibra de carbono
  • Monoposto
  • Tomada USB

Fonte: BMW Motorrad e BMW Group.

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