A Praça Hainsi Gralow, no Bairro Santo Inácio, sediou na manhã de sábado, 12, a primeira edição do Conscientiza Bairro. Criado pela Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), o projeto foi uma oportunidade para os moradores descartarem corretamente eletrônicos, óleo de cozinha saturado, vidros, metais e outros resíduos recicláveis.
A equipe da Coomcat concentrou o recolhimento na Rua Augusto Spengler no modelo drive-thru, com o apoio da Guarda Municipal. Assim, os motoristas tinham espaço para estacionar e entregar o material.
Conforme a entidade, 2.236,5 quilos foram recolhidos. Destes, 70% eram eletrônicos e eletrodomésticos mais volumosos, incluindo televisores, geladeiras, computadores e fogões. O restante, 30%, era composto por óleo de cozinha, papel, plásticos e vidros.
LEIA TAMBÉM: QuePedal reúne mil ciclistas em Santa Cruz neste domingo
A atividade, entretanto, não se limitou aos moradores nas intermediações. Rejane Inês Wietholter, de 63 anos, saiu do Bairro Universitário para fazer o descarte correto de eletrônicos. A aposentada parabenizou a cooperativa pela iniciativa e reforçou que a comunidade precisa se unir à causa. “Precisamos ajudar, porque tudo reverte para a gente de volta em termos de qualidade de vida e cuidado com a natureza”, afirmou.

Integrantes da cooperativa ajudaram e contribuíram com informações a respeito do trabalho da Coomcat e sobre o funcionamento da coleta seletiva. Luiz Carlos Nunes, de 53 anos, atua há quase duas décadas. O prenseiro destaca o orgulho de trabalhar com os colegas.
Para ele, o engajamento da comunidade foi fundamental, permitindo esclarecer dúvidas sobre a reciclagem e contribuir com sugestões para melhorar o trabalho. “Não vamos parar por aqui. Queremos estar presente mais vezes”, garantiu.
LEIA TAMBÉM: Sine de Vera Cruz tem 500 vagas de emprego abertas; veja como se candidatar
Na avaliação da coordenadora- geral, Vera Lúcia Flores da Rosa, a adesão dos moradores foi muito boa. “Queremos que mais pessoas compareçam, pois é de suma importância dar continuidade ao projeto.”
Vera destaca que parte da população ainda não sabe destinar certos materiais que podem ser reciclados. Por isso, atividades como o Conscientiza Bairro são fundamentais para educar a comunidade a respeito da reciclagem e da preservação do meio ambiente. “A natureza está doente, na UTI, e precisa de nós. Não vamos parar, não temos como parar agora.”
População deve fazer separação dos resíduos

Moradores do Santo Inácio, Marco Antônio de Oliveira Silva, de 65 anos, e Ângela Regina, 63, participaram do primeiro Conscientiza Bairro. Eles levaram diversos produtos, sobretudo plásticos, que estavam separados em casa para fazer o descarte correto.
Para o corretor de seguros, a iniciativa é necessária e precisa do apoio do poder público e da comunidade. Na avaliação de Silva, o município de maneira geral carece de educação ambiental. Especialmente diante das catástrofes climáticas que têm atingido o Vale do Rio Pardo e o Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: DNIT alerta para serviços de manutenção na BR-290 e na BR-471 a partir desta segunda-feira
“Estamos testemunhando as mudanças climáticas e, somadas ao lixo nos rios, são problemas muito sérios que precisam ser tratados. Caso contrário, quando tivermos chuva forte, com grande volume de água, sabemos o que pode acontecer.”
Próxima edição
A segunda edição do Conscientiza Bairro será no Bairro Goiás, no dia 17 de maio, em local ainda a ser definido.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Ação da Coomcat reforça a importância do descarte correto de recicláveis em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.