Guia de Usados: Ficha técnica do Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo automático 2020; confira preço, fotos e consumo

O Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo automático 2020, ao chegar ao mercado, representou um avanço em tecnologia e eficiência dentro do segmento dos hatches compactos no Brasil. Equipado com motor turbo de três cilindros e câmbio automático de seis marchas, o modelo se posicionou como uma opção interessante para quem busca praticidade urbana sem abrir mão de um desempenho satisfatório. Seu público-alvo são motoristas que priorizam conforto, economia de combustível e boa dirigibilidade no uso diário, seja em trajetos urbanos ou rodoviários curtos.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 turbo com injeção direta garante bom desempenho urbano.
  • Equipamentos como controle de estabilidade e MyLink elevam o pacote.
  • Verificar histórico de manutenção e uso de combustível de qualidade.
  • Ruídos internos e desgaste na suspensão são pontos a observar.
  • É indicado realizar vistoria cautelar antes da compra de um usado.

Ao considerar a compra de uma unidade usada, é essencial observar tanto os pontos positivos quanto os aspectos que exigem atenção. O modelo se destaca pelo bom pacote de segurança, incluindo controles eletrônicos de tração e estabilidade, direção elétrica progressiva e sistema de entretenimento com integração para smartphones. No entanto, usuários relatam desgaste prematuro de componentes da suspensão traseira e ruídos internos em veículos com uso mais intenso. Além disso, o motor turbo exige rigor no uso de óleo adequado e combustível de boa qualidade, sob risco de comprometer o desempenho e a durabilidade do conjunto.

O Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo AT é um hatch compacto usado com motor três cilindros turbo flex, entregando até 116 cv e 16,8 kgfm com etanol, ideal para uso urbano e viagens curtas.
O Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo AT é um hatch compacto usado com motor três cilindros turbo flex, entregando até 116 cv e 16,8 kgfm com etanol, ideal para uso urbano e viagens curtas.

Antes de fechar negócio, é recomendado verificar o histórico de manutenção do veículo, dar atenção especial ao estado da turbina e conferir se houve revisões periódicas em concessionária. Uma inspeção mecânica detalhada ajuda a identificar sinais de mau uso, como excesso de borra no motor ou falhas no sistema de injeção. A procedência e a documentação também devem ser conferidas com cuidado. Com atenção a esses pontos, o Onix LT turbo automático pode ser uma alternativa interessante entre os hatches usados com foco em eficiência e tecnologia.

Desempenho, motor e potência

O motor 1.0 turbo entrega 116 cv e torque de até 16,8 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 187 km/h, priorizando o desempenho urbano.
O motor 1.0 turbo entrega 116 cv e torque de até 16,8 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 187 km/h, priorizando o desempenho urbano.

O conjunto mecânico é formado por um motor 1.0 de três cilindros em linha com turbo e injeção multiponto, entregando 116 cavalos de potência tanto com etanol quanto com gasolina, sempre a 5.500 rpm. O torque também impressiona: são 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm com gasolina, disponíveis já a 2.000 rpm, o que contribui para uma boa resposta em baixas rotações.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,1 segundos, com velocidade máxima de 187 km/h. A tração é dianteira, combinada com câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, identificado pelo código GF6. O peso/potência é de 9,47 kg/cv, e a potência específica alcança 116,1 cv por litro, enquanto o torque específico é de 16,8 kgfm/litro.

A plataforma utilizada é a GEM, desenvolvida para mercados emergentes. A rotação máxima do motor é de 6.000 rpm. O comando de válvulas é duplo no cabeçote com variação na admissão e escape, com tuchos hidráulicos e acionamento por correia dentada. A relação de compressão é de 10,5:1, com diâmetro do cilindro em 74 mm e curso de pistão de 77,49 mm.

Correia dentada banhada a óleo

O motor 1.0 turbo do Chevrolet Onix LT 2020 utiliza uma correia dentada banhada a óleo, também conhecida como “wet belt”. Esse sistema foi adotado pela GM com a proposta de oferecer menor atrito, mais silêncio na operação e vida útil prolongada, chegando a até 240 mil quilômetros. A promessa, no entanto, depende diretamente do uso correto do óleo do motor e da realização das manutenções conforme o cronograma oficial da montadora.

Na prática, muitos casos de desgaste precoce foram registrados por conta de negligência em relação à especificação e à troca do óleo lubrificante. O uso de produtos não homologados ou a troca fora do prazo pode comprometer a integridade da correia, que se degrada mais rapidamente em contato com aditivos inadequados. A correia banhada a óleo, quando danificada, exige intervenção profunda e custo elevado para substituição, já que o serviço envolve a desmontagem do motor e uso de peças específicas.

Ao considerar a compra de um Onix usado com motor 1.0 turbo, é fundamental verificar se o antigo proprietário respeitou as trocas de óleo dentro das normas da GM, especialmente utilizando o padrão Dexos1 Gen2 (ou Gen3 nas atualizações mais recentes). Uma inspeção mecânica pode não conseguir detectar visualmente o estado da correia, o que reforça a importância de um histórico de revisões detalhado e a preferência por veículos com manutenção feita exclusivamente em concessionárias.

Consumo e autonomia

Com tanque de 44 litros, o consumo e a autonomia variam entre 8,3 a 15,1 km/l, permitindo rodar de 365 km a 664 km dependendo do combustível e da condição de uso.
Com tanque de 44 litros, o consumo e a autonomia variam entre 8,3 a 15,1 km/l, permitindo rodar de 365 km a 664 km dependendo do combustível e da condição de uso.

No uso urbano, o consumo com etanol é de 8,3 km/l e com gasolina chega a 11,9 km/l. Já em trajetos rodoviários, os números são melhores: 10,7 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina, evidenciando a eficiência do motor com injeção multiponto.

A autonomia urbana com etanol é de 365 km e com gasolina, 524 km. No ciclo rodoviário, esses números sobem para 471 km com etanol e 664 km com gasolina, com auxílio de um tanque de combustível de 44 litros, o que garante boa liberdade em viagens.

Esses números tornam o modelo competitivo no segmento dos hatchbacks compactos, especialmente para quem busca um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível tanto na cidade quanto na estrada.

Interior

A direção elétrica leve, o câmbio automático de 6 marchas e a tração dianteira oferecem condução suave, ideal para o uso cotidiano com foco no conforto e praticidade.
A direção elétrica leve, o câmbio automático de 6 marchas e a tração dianteira oferecem condução suave, ideal para o uso cotidiano com foco no conforto e praticidade.

O interior oferece espaço para cinco ocupantes e quatro portas, com bancos confortáveis e o banco do motorista com ajuste de altura. O banco traseiro é bipartido e rebatível, aumentando a versatilidade do porta-malas, que tem capacidade de 275 litros. Há ainda luz no compartimento do porta-malas e alças de segurança no teto.

O interior é espaçoso para 5 pessoas, com bancos ajustáveis, conforto para viagens e segurança com encostos, cintos de três pontos e ISOFIX para cadeiras infantis.
O interior é espaçoso para 5 pessoas, com bancos ajustáveis, conforto para viagens e segurança com encostos, cintos de três pontos e ISOFIX para cadeiras infantis.

A lista de equipamentos inclui ar-condicionado com zona única, ar quente, direção com assistência elétrica, piloto automático, limitador de velocidade, ajuste de altura e profundidade do volante e cintos dianteiros com regulagem de altura. Os vidros e retrovisores contam com acionamento elétrico. Rodas de liga leve complementam o pacote.

O porta-malas tem 275 litros e a carga útil é de 375 kg. Suporta bem o uso familiar e urbano, com espaço suficiente para bagagens e objetos do dia a dia.
O porta-malas tem 275 litros e a carga útil é de 375 kg. Suporta bem o uso familiar e urbano, com espaço suficiente para bagagens e objetos do dia a dia.

No sistema de infotainment, há rádio com conexão USB e Bluetooth, além de espelhamento de celular e roteador Wi-Fi. O modelo conta ainda com computador de bordo, volante multifuncional, conta-giros e indicador de temperatura externa, além de tomada 12V.

Medidas

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com mola helicoidal, enquanto a traseira utiliza eixo de torção também com molas helicoidais. O conjunto oferece estabilidade sem comprometer o conforto ao rodar.

O sistema de freios possui discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, solução comum no segmento. A direção conta com assistência elétrica e tem diâmetro de giro de 10,6 metros, facilitando manobras em espaços urbanos apertados.

As medidas incluem 1.730 mm de largura, 1.476 mm de altura, 2.551 mm de entre-eixos, bitola dianteira de 1.506 mm e traseira de 1.510 mm. A altura mínima do solo é de 128 mm. Os pneus são 185/65 R15 tanto na frente quanto atrás, com flanco de 120 mm, e o estepe é do tipo 115/70 R15. A carga útil suportada é de 375 kg.

Preços aproximados do Chevrolet Onix 2020

  • Chevrolet Onix Hatch 1.0 12v Flex 5p Mec. 2020 (004519-5) – Preço aproximado: R$ 57 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LT 1.0 12v Flex 5p Mec. 2020 (004517-9) – Preço aproximado: R$ 62 mil
  • Chevrolet Onix Hatch 1.0 12v TB Flex 5p Aut. 2020 (004511-0) – Preço aproximado: R$ 66 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LT 1.0 12v TB Flex 5p Mec. 2020 (004512-8) – Preço aproximado: R$ 67 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LTZ 1.0 12v TB Flex 5p Mec. 2020 (004513-6) – Preço aproximado: R$ 69 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LT 1.0 12v TB Flex 5p Aut. 2020 (004514-4) – Preço aproximado: R$ 71 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LTZ 1.0 12v TB Flex 5p Aut. 2020 (004515-2) – Preço aproximado: R$ 74 mil
  • Chevrolet Onix Hatch Prem. 1.0 12v TB Flex 5p Aut. 2020 (004516-0) – Preço aproximado: R$ 76 mil

O Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo AT 2020 usado é uma escolha versátil para quem precisa de um carro compacto com bom desempenho, tecnologia e conforto no uso urbano. O motor turbo entrega respostas rápidas e baixo consumo de combustível, o que o torna ideal para trajetos diários em cidades e deslocamentos curtos em rodovias. Com câmbio automático de seis marchas, direção elétrica leve e controles eletrônicos de estabilidade e tração, o modelo oferece uma condução segura e cômoda, inclusive em subidas e trânsito pesado. Seu espaço interno acomoda bem até quatro adultos e o porta-malas de 275 litros atende com eficiência o transporte de bagagens pequenas, o que permite seu uso também em viagens curtas com amigos ou família.

Na hora de avaliar uma unidade usada, é importante verificar o histórico completo de manutenções, priorizando modelos com revisões feitas em concessionária. O sistema de correia dentada banhada a óleo exige o uso específico do óleo Dexos1 Gen2 e manutenção rigorosa. Também vale atenção para ruídos na suspensão traseira, sinais de desgaste no câmbio automático e funcionamento da central multimídia. Embora não seja um carro para terrenos off-road, ele encara estradas de terra leves com estabilidade. Para quem pretende usá-lo no trabalho com deslocamentos frequentes, o conforto da cabine e a economia de combustível são pontos favoráveis, desde que a unidade esteja bem conservada.

Ficha Técnica do Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo AT 2020

Pontos negativos: ruídos internos, desgaste precoce na suspensão traseira, dependência de manutenção rigorosa e atenção redobrada com a correia dentada banhada a óleo.
Pontos negativos: ruídos internos, desgaste precoce na suspensão traseira, dependência de manutenção rigorosa e atenção redobrada com a correia dentada banhada a óleo.

Geral

  • Ano: 2020
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: GEM

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 3 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 333 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 74 mm
  • Razão de compressão: 10,5:1
  • Curso do pistão: 77,49 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 116 cv (A) / 116 cv (G) a 5.500 rpm
  • Código do motor: CSS Prime
  • Torque máximo: 16,8 kgfm (A) / 16,3 kgfm (G) a 2.000 rpm
  • Peso/potência: 9,47 kg/cv
  • Torque específico: 16,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 65,4 kg/kgfm
  • Potência específica: 116,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6.000 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: GF6
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/65 R15
  • Traseiros: 185/65 R15
  • Altura do flanco: 120 mm
  • Estepe: 115/70 R15

Dimensões

  • Comprimento: Não especificado
  • Largura: 1.730 mm
  • Distância entre-eixos: 2.551 mm
  • Altura: 1.476 mm
  • Bitola dianteira: 1.506 mm
  • Bitola traseira: 1.510 mm
  • Porta-malas: 275 litros
  • Tanque de combustível: 44 litros
  • Peso: Não especificado
  • Carga útil: 375 kg
  • Altura mínima do solo: 128 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal: 2,17 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,33
  • Área frontal corrigida: 0,716 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 187 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,1 s

Consumo

  • Urbano (álcool): 8,3 km/l
  • Rodoviário (álcool): 10,7 km/l
  • Rodoviário (gasolina): 15,1 km/l
  • Urbano (gasolina): 11,9 km/l

Autonomia

  • Urbana (álcool): 365 km
  • Rodoviária (álcool): 471 km
  • Urbana (gasolina): 524 km
  • Rodoviária (gasolina): 664 km

Equipamentos do Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo AT 2020

A central MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, além de comandos no volante, oferece conectividade adequada para o dia a dia, com boa resposta de tela.
A central MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, além de comandos no volante, oferece conectividade adequada para o dia a dia, com boa resposta de tela.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Chamada de assistência de emergência
  • Assistência na recuperação veicular

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Controle automático de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Tomada de 12 volts
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Roteador Wi-Fi

Fonte: AutoPapo, Motor1, OLX, Webmotors e Autossegredos.

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