BMW R 1300 R 2025: a naked alemã reinventa a esportividade

Desde a revolucionária estreia do motor e chassi inéditos na BMW R 1300 GS em 2023, a expectativa pela renovação dos demais modelos boxer da marca era palpável. Para 2025, a aguardada BMW R 1300 R surge como a primeira herdeira dessa evolução, sucedendo a R 1250 R com uma proposta inegavelmente mais esportiva e dinâmica para o exigente mercado de motocicletas naked.

A BMW apresenta a R 1300 R em quatro distintas personalidades, cada uma atendendo a um perfil de motociclista específico. O modelo de entrada, com sua vibrante pintura ‘snapper rocks metallic’ (um azul impactante) e garfos pretos, oferece a essência da nova R 1300 R. A versão ‘Exclusive’ eleva o patamar com uma elegante pintura azul de corrida, um detalhe pintado no assento, um estiloso spoiler de motor e um escape cromado escuro, conferindo um toque de sofisticação.

Para os entusiastas da performance, a variante ‘Performance’ entrega uma pintura branca marcante, garfos dourados que denotam esportividade, o completo ‘pacote Dynamic’ com suspensão eletrônica DSA (Dynamic Suspension Adjustment) e Assistente de Partida em Subida (ASA), guidão mais curto para uma pilotagem mais direta, pedais ajustáveis fresados, assentos esportivos para piloto e passageiro, rodas com design diferenciado e suspensão esportiva para uma experiência visceral.

No topo da linha, a exclusiva Option 719 Kilauea exibe uma pintura ‘blackstorm metallic’ profunda, garfos pretos que realçam o visual sombrio, as distintas rodas ‘Option 719’ e um conjunto de peças fresadas de alta qualidade, personificando a individualidade e o requinte.

Motor e desempenho refinado

O motor boxer bicilíndrico de 1.300 cm³, que estreou na BMW R 1300 GS, representa a mais significativa reformulação do icônico propulsor da marca em anos. Essa evolução estratégica promoveu um aumento notável na potência, elevando-a de 134 cv para expressivos 143,5 cv, resultado de um diâmetro maior e um curso mais curto dos pistões. O pico de potência é alcançado nas mesmas 7.750 rpm de seu antecessor, enquanto o torque máximo cresceu para 15 kgf.m a 6.500 rpm, um ganho considerável em relação aos 14,5 kgf.m do antigo motor 1.250 a 6.250 rpm. O limite de rotações (linha vermelha) permanece em 9.000 rpm, sinalizando o potencial esportivo do propulsor.

Uma inovação crucial reside na nova arquitetura da transmissão, que agora está posicionada abaixo do motor, e não atrás, sendo integrada em uma única unidade. Essa reformulação inteligente resultou em uma redução significativa de peso de 6,5 kg em todo o trem de força, além de centralizar a massa da motocicleta de forma mais eficaz em torno do centro de gravidade, contribuindo diretamente para uma manobrabilidade aprimorada e uma sensação de pilotagem mais equilibrada.

A transmissão continua sendo uma caixa de seis velocidades, equipada com uma embreagem deslizante úmida, e a potência é transmitida à roda traseira através de uma versão atualizada do renomado sistema de transmissão final por eixo Paralever da BMW. Assim como na R 1300 GS, a transmissão semiautomática ASA (Automatic Shift Assistant) da BMW é oferecida como um opcional, adicionando atuadores eletrônicos à embreagem e ao câmbio.

Esse sistema permite tanto o modo totalmente automático quanto o semiautomático, eliminando a necessidade da alavanca de embreagem, embora o pedal de câmbio permaneça, agora conectado a interruptores eletrônicos em vez de acionar mecanicamente as engrenagens. O ASA também opera em perfeita sintonia com o controle de cruzeiro adaptativo baseado em radar (ACC), opcional, permitindo que a motocicleta troque de marchas automaticamente ao ajustar a velocidade para acompanhar o tráfego.

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Para adaptar a entrega de potência e os sistemas de assistência ao piloto a diferentes condições e preferências, a R 1300 R padrão oferece um trio de modos de pilotagem: Estrada, Chuva e Eco. Para os motociclistas que buscam uma experiência ainda mais dinâmica e personalizável, o pacote opcional Riding Modes Pro adiciona os modos ‘Dynamic’ e ‘Dynamic Pro’.

O controle de tração DTC (Dynamic Traction Control) é um item de série, garantindo segurança e estabilidade. Além disso, a opção de upgrade para o DCT-Shift (incluído na versão Performance da motocicleta) permite um ajuste mais preciso da quantidade de deslizamento da roda traseira, elevando o controle e a esportividade a um novo nível.

A nova arquitetura da BMW R 1300 R

A adoção do motor 1.300 cm³ na BMW R 1300 R 2025 não é a única transformação significativa. A BMW rompeu com sua tradicional estrutura tubular de aço, introduzindo um chassi construído com seções de aço prensado e soldadas, aparafusado a um subquadro traseiro de alumínio fundido. Essa mudança estrutural representa uma evolução notável na filosofia de construção da marca, visando otimizar a rigidez, o peso e a dinâmica da motocicleta.

No quesito autonomia, a BMW divulga um consumo de combustível de aproximadamente 24,9 km/litro. Considerando a capacidade do tanque de alumínio de 17 litros, a R 1300 R oferece um alcance potencial de cerca de 273 quilômetros, um valor razoável para uma motocicleta com essa proposta, permitindo tanto o uso diário quanto viagens de média distância com paradas estratégicas.

Suspensões, freios e rodas aprimoradas

A R 1300 R também marca a continuidade da ausência da suspensão dianteira Telelever, outrora uma assinatura da BMW, já abandonada na R 1250 R. Em seu lugar, a nova naked alemã adota um conjunto de robustos garfos telescópicos invertidos de 47 mm, que prometem uma resposta precisa e um feedback direto da dianteira.

Elevando o patamar da tecnologia de suspensão, o sistema opcional DSA (Dynamic Suspension Adjustment) oferece ajuste eletrônico contínuo do amortecimento, da pré-carga e, pela primeira vez em uma motocicleta com garfos telescópicos, da taxa de mola tanto na dianteira quanto na traseira. Essa inovação permite que a motocicleta se adapte instantaneamente a diferentes condições de carga (piloto sozinho, com passageiro ou bagagem) e estilos de pilotagem. O sistema DSA está inteligentemente integrado aos modos de pilotagem da moto, otimizando automaticamente as configurações da suspensão para cada cenário.

As novas rodas, com uma construção de raios ocos, resultaram em uma redução de peso de 1,4 kg em comparação com o design anterior, contribuindo para uma agilidade aprimorada. A variante Performance se distingue por receber rodas com um design exclusivo (‘opção de design’), mas seu principal diferencial reside na suspensão aprimorada, que inclui um garfo e um suporte de mola mais longos, elevando a altura da moto em 10 mm. Essa alteração visa aumentar a folga em curvas e proporcionar um amortecimento mais firme em comparação com a versão padrão, atendendo aos motociclistas com uma pilotagem mais esportiva.

A segurança é primordial, e a R 1300 R vem equipada de série com o sistema ‘ABS Pro’ da BMW, que otimiza a frenagem em curvas. Como opcional, está disponível um ‘freio esportivo’, ambos compostos por pinças dianteiras radiais duplas de quatro pistões e uma pinça traseira de dois pistões, operados por meio de um sistema de frenagem combinado, onde a acionamento da alavanca dianteira também aplica uma leve pressão no freio traseiro.

A opção de freio Sport eleva ainda mais o desempenho com a adoção de pinças de titânio, que, segundo a BMW, proporcionam uma melhora sutil na potência de frenagem. Apesar das otimizações no motor e nas rodas, o peso da motocicleta sem carga permanece em 239 kg, o mesmo valor da anterior R 1250 R.

Ergonomia esportiva e conforto personalizável

A BMW declara que a nova R 1300 R abraça uma postura “muito mais esportiva” em comparação com sua antecessora, uma filosofia que se reflete tanto no seu design dinâmico quanto na configuração aprimorada do chassi. Essa abordagem mais focada no desempenho sugere, naturalmente, um possível ajuste no equilíbrio entre esportividade e conforto.

Contudo, é fundamental ressaltar que esta não é uma criação radical que sacrifica a ergonomia em nome da pura adrenalina. Afinal, estamos falando da BMW, uma marca renomada por sua excelência em motocicletas de turismo, e certamente parte desse DNA de conforto e usabilidade foi integrado à R 1300 R.

Para alcançar essa nova dinâmica de pilotagem, a BMW reposicionou o guidão, deslocando-o para baixo, e recuou as pedaleiras. Essa alteração na ergonomia coloca mais peso sobre a roda dianteira, proporcionando maior feedback e precisão na condução esportiva. No entanto, a BMW inteligentemente incorporou uma camada de ajuste para permitir que o piloto personalize o equilíbrio entre esportividade e conforto de acordo com suas preferências individuais. Os grampos do guidão podem ser rotacionados em 180 graus, permitindo um deslocamento das barras em 10 mm para frente ou para trás. Adicionalmente, a versão Performance da motocicleta oferece, como opcional, pedais ajustáveis com quatro posições distintas, refinando ainda mais a ergonomia para uma pilotagem sob medida.

Pensando na diversidade de biotipos e preferências dos motociclistas, a BMW disponibiliza uma variedade de assentos opcionais, com alturas que variam de 785 mm a 810 mm, oferecendo alternativas mais altas ou mais baixas em relação à configuração padrão. Para um conforto adicional em climas frios, todos os assentos podem ser equipados com aquecimento.

Tecnologia de ponta para uma experiência conectada

Embora a BMW R 1300 R já ofereça um nível considerável de equipamentos de série, incluindo iluminação LED completa e um moderno painel TFT colorido de 6,5 polegadas com conectividade para smartphone, o potencial tecnológico da motocicleta se expande significativamente ao explorar o extenso catálogo de opcionais da marca.

Entre os destaques, o ‘Riding Assistant’ da BMW, equipado com radar dianteiro, eleva a segurança e o conforto em viagens. Este sistema oferece controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que ajusta automaticamente a velocidade para manter uma distância segura do veículo à frente, 1 e aviso de colisão frontal (FCW), alertando o piloto para situações de risco iminente. A funcionalidade do Riding Assistant se torna particularmente integrada e intuitiva quando combinada com a transmissão semiautomática ASA (Automatic Shift Assistant) opcional, permitindo que a motocicleta realize as trocas de marcha de forma autônoma enquanto o controle de cruzeiro adaptativo está ativo.

Para uma visibilidade superior em curvas noturnas, o sistema Headlight Pro da BMW, que adiciona a funcionalidade de luz de curva adaptativa, está disponível como opcional. Adicionalmente, a preparação para navegação pode ser aprimorada com o desbloqueio eletrônico para o berço de navegação por satélite, oferecendo uma integração perfeita de dispositivos de navegação específicos da BMW. O mesmo sistema de travamento remoto pode ser aplicado aos baús laterais opcionais, que são inteligentemente “eletrificados” para incluir travamento central, iluminação interna embutida e uma prática porta de carregamento USB-C integrada ao baú esquerdo.

Na inglaterra, onde a BMW R 1300 R já foi apresentada o preço é de 13.200 libras, o equivalente a R$ 102.000. Por enquanto todos nós aqui da redação aguardamos ansiosos para testá-la e assim poder passar para vocês leitores o nosso veredicto. E você o que acha da nova naked alemã? Deixem seus comentários.

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