Não era viking: pesquisa revela barco estilo “caravela” mais antigo da Escandinávia

Por mais que realmente parecesse, um conhecido naufrágio de 500 anos na costa da Suécia não se trata de um navio viking. Estudos recentes realizados na região revelaram que, na verdade, esse é o barco escandinavo mais antigo construído no estilo “caravela”, que permitia carregar canhões e era mais robusto.

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Localizado em Landfjärden, perto de Häringe, ao sul de Estocolmo, o naufrágio faz parte de outros cinco que foram encontrados no local. Entretanto, acredita-se que a  “caravela” (nomeada de Wreck 5 pelos cientistas) é a mais antiga delas, tendo sido construída entre 1460 e 1480.

Foto: Museu de Vrak/ Divulgação

Antes da descoberta da idade do barco, pesquisadores acreditavam que o navio pertencia à Era Viking, que durou por volta de 793 a.C. até 1066 a.C. Além disso, quatro dos outros naufrágios estudados datavam do século 16 e 17 — ou seja, nenhum teria vivido no tempo dos guerreiros nórdicos.

Este navio representa um elo fascinante entre a construção naval medieval e moderna — Håkan Altrock, curador do museu Vrak e gerente do projeto

Com o recurso da fotogrametria, os cientistas do museu fizeram um modelo digital, para que todos que buscam pela embarcação possam vê-la.

Nem viking, nem caravela

Além da sua data, o que torna a descoberta ainda mais particular, é a sua técnica de construção. De acordo com Altrock, diferentemente dos navios da época, predominantemente construídos em clínquer — com uma tábua sobreposta à outra, como uma canoa — , o barco estilo caravela foi feito de maneira diferente.

Montagem do Wreck 5. Foto: Museu de Vrak/ Divulgação

Esta embarcação foi construída usando o método carvel, com tábuas colocadas de ponta a ponta em uma estrutura para criar um casco liso — explica Altrock

Os barcos construídos em clínquer eram mais leves e flexíveis. Por isso, o uso do modelo de caravela — com origem no Mediterrâneo, cujo primeiros exemplares são datados do século 6 a.C. — surpreendeu os pesquisadores.

Ilustração de como era o Wreck 5. Foto: Museu de Vrak/ Divulgação

É um navio grande, provavelmente com 35 metros de comprimento e 10 metros de largura — disse o curador do museu Vrak

Como explica Altrock, o estilo clínquer ficou obsoleto na época por conta da ascensão do novo formato carvel. Logo, esses detalhes tornam o “antigo navio viking” essencial para entender a transição dos modelos de construção, num momento importante da história marítima sueca.

Ainda segundo o estudo, a madeira utilizada para construir o navio foi derrubada em Möre, na região de Kalmar ou no leste de Blekinge, na Suécia. Altrock complementa que pesquisadores pretendem continuar os estudos e devem solicitar um financiamento externo para uma nova escavação.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

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