Volkswagen Nivus Highline 1.0 TSI 2021 usado: o que esperar do SUV cupê; confira preço, fotos e ficha técnica

O Volkswagen Nivus Highline 1.0 TSI 2021, mesmo no mercado de usados, continua sendo procurado por quem busca um veículo urbano com pegada moderna e pacote tecnológico acima da média. Seu design com linhas inspiradas em SUVs cupê e sua carroceria compacta agradam a motoristas que priorizam estilo e praticidade no trânsito urbano. Equipado com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas, oferece uma condução equilibrada, com bom desempenho no dia a dia e consumo eficiente.

Pontos Principais:

  • Visual cupê e tecnologias embarcadas fazem do Nivus uma opção urbana moderna.
  • Motor 1.0 turbo com bom desempenho e baixo consumo no uso diário.
  • Acabamento interno é simples para um modelo topo de linha.
  • Banco traseiro apertado pode incomodar passageiros maiores.
  • Checar eletrônicos, suspensão e histórico de manutenção antes de comprar.

Entre os destaques estão o painel digital, a central multimídia VW Play com conectividade avançada e os recursos de segurança ativa, como frenagem autônoma e controle de cruzeiro adaptativo. Esses elementos garantem uma experiência de direção segura e confortável. No entanto, o espaço interno limitado no banco traseiro e o uso excessivo de plásticos duros no acabamento são pontos que costumam gerar críticas, principalmente considerando que se trata da versão mais completa da linha.

O Volkswagen Nivus Highline 1.0 TSI 2021 é um SUV compacto ideal para quem circula em centros urbanos e busca design moderno com boa dirigibilidade e tecnologia embarcada.
O Volkswagen Nivus Highline 1.0 TSI 2021 é um SUV compacto ideal para quem circula em centros urbanos e busca design moderno com boa dirigibilidade e tecnologia embarcada.

Para quem avalia a compra de um Nivus Highline usado, é essencial realizar uma checagem minuciosa do sistema eletrônico e verificar o funcionamento de sensores e câmeras. Conferir o estado da suspensão e dos pneus também é importante, já que desgastes irregulares podem indicar problemas no alinhamento ou uso severo. Além disso, observar o histórico de revisões e garantir que o carro tenha sido bem mantido são passos fundamentais para evitar surpresas. Escolher um exemplar com manutenção em dia é o melhor caminho para aproveitar tudo o que o modelo tem a oferecer.

Desempenho, motor e potência

Motor 1.0 turbo flex com 128 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 10 s e atinge 189 km/h de velocidade máxima, com desempenho ágil para uso urbano e rodoviário.
Motor 1.0 turbo flex com 128 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 10 s e atinge 189 km/h de velocidade máxima, com desempenho ágil para uso urbano e rodoviário.

O modelo é equipado com motor de três cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de combustível. A disposição do propulsor é transversal, com instalação dianteira, e o sistema de comando é duplo no cabeçote com variação na admissão e no escape, utilizando tuchos hidráulicos e acionamento por correia dentada.

A potência gerada é de 128 cv com torque de 20,4 kgfm disponível já a 2.000 rpm. Essa configuração permite aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos, com velocidade máxima atingindo 189 km/h. A razão de compressão é de 10,5:1, e o motor possui rotação máxima de 6.500 rpm. O câmbio é automático com 6 marchas e o acoplamento é feito por conversor de torque.

A tração é dianteira e a plataforma utilizada é a MQB. O peso/potência é de 9,37 kg/cv, com peso/torque de 58,8 kg/kgfm. A potência específica alcança 128,1 cv/litro, reforçando o foco em eficiência e desempenho equilibrado para o uso urbano e rodoviário.

Consumo e autonomia

Consumo varia entre 7,7 e 13,2 km/l. A autonomia vai de 400 a 686 km, dependendo do combustível. Tanque de 52 litros contribui para bons intervalos entre abastecimentos.
Consumo varia entre 7,7 e 13,2 km/l. A autonomia vai de 400 a 686 km, dependendo do combustível. Tanque de 52 litros contribui para bons intervalos entre abastecimentos.

O desempenho em consumo apresenta médias urbanas de 7,7 km/l com etanol e 10,7 km/l com gasolina. No uso rodoviário, os números sobem para 9,4 km/l (etanol) e 13,2 km/l (gasolina), indicando bom rendimento para longas viagens.

A autonomia urbana pode atingir 400 km com etanol e 686 km com gasolina. Já na estrada, são 489 km com etanol e 556 km com gasolina, valores influenciados pela capacidade do tanque de combustível de 52 litros.

Esses dados refletem um equilíbrio entre desempenho e economia, com foco em versatilidade para múltiplos perfis de condução. O rendimento melhora significativamente quando abastecido com gasolina, especialmente no uso rodoviário.

Interior

Transmissão automática de 6 marchas, direção elétrica e tração dianteira garantem condução suave e respostas rápidas, ideal para diferentes tipos de trajeto.
Transmissão automática de 6 marchas, direção elétrica e tração dianteira garantem condução suave e respostas rápidas, ideal para diferentes tipos de trajeto.

O espaço interno acomoda até cinco ocupantes, com quatro portas e bom aproveitamento da cabine. Os bancos são revestidos em couro e o banco do motorista tem ajuste de altura e apoio de braço. O volante conta com ajustes de altura e profundidade e comandos multifuncionais, além de a cabine contar com ar-condicionado automático e saídas de ar para o banco traseiro.

A central de entretenimento é completa, com espelhamento de celular, HD interno, rádio, conexão USB, Bluetooth, computador de bordo, conta-giros, indicador de temperatura externa e do líquido de arrefecimento. O modelo também possui chave presencial, retrovisor interno fotocrômico e retrovisores externos elétricos com rebatimento automático.

A segurança interna é reforçada por airbags frontais, laterais e de cortina, além de cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos. Faróis com acendimento automático, limpadores automáticos e controle de velocidade adaptativo completam o pacote. O controle de tração e estabilidade, bem como a frenagem automática de emergência, aumentam a confiabilidade da condução.

Medidas

Tem 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e entre-eixos de 2.566 mm. Bitolas equilibradas e 166 mm de vão livre reforçam versatilidade.
Tem 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e entre-eixos de 2.566 mm. Bitolas equilibradas e 166 mm de vão livre reforçam versatilidade.

O modelo possui 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura e 1.493 mm de altura, com entre-eixos de 2.566 mm. A altura mínima do solo é de 166 mm, e o porta-malas oferece capacidade para 415 litros. A carga útil é de 451 kg, com capacidade de reboque de até 400 kg, com ou sem freio.

Na dianteira, a suspensão é independente tipo McPherson com mola helicoidal. Na traseira, o eixo de torção com mola helicoidal oferece estabilidade e conforto. Os freios são a disco ventilado na frente e disco sólido atrás, com frenagem de 100 a 0 km/h em 35,5 metros.

Os pneus são 205/55 R17 nas quatro rodas, com estepe de medida 195/65 R15. O conjunto é complementado por direção elétrica e um diâmetro de giro de 10,9 metros, garantindo bom raio de manobra em áreas urbanas apertadas.

Preços aproximados do Volkswagen Nivus 2021

  • Volkswagen Nivus Comfortline 1.0 200 tsi flex aut. 2021 (005525-5) – Preço aproximado: R$ 98 mil
  • Volkswagen Nivus Highline 1.0 200 tsi flex aut. 2021 (005526-3) – Preço aproximado: R$ 107 mil
  • Volkswagen Nivus Launching ed. 1.0 200 tsi flex aut. 2021 (005524-7) – Preço aproximado: R$ 108 mil

Antes de comprar um Volkswagen Nivus Highline 1.0 TSI 2021 usado, é importante refletir sobre o tipo de uso que será feito. Ele é ideal para quem circula majoritariamente em áreas urbanas e busca um carro com estilo, conforto e tecnologia. O motor 1.0 turbo garante bom desempenho com economia de combustível, sendo eficiente tanto no trânsito do dia a dia quanto em viagens curtas. O porta-malas de 415 litros acomoda bem bagagens, o que permite viagens com a família ou amigos, desde que não haja muitos ocupantes no banco traseiro, onde o espaço para pernas é limitado. Apesar do visual de SUV, o Nivus tem foco no asfalto e não oferece tração integral, o que restringe seu desempenho em ruas de terra ou com piso irregular.

Na hora da compra, é essencial prestar atenção ao estado da suspensão, ao funcionamento da central multimídia VW Play e aos sistemas de assistência como piloto automático adaptativo, sensores e câmera de ré. É recomendável conferir o histórico de revisões para garantir que a manutenção foi feita conforme o previsto pela marca. Verificar se há registros de panes no sistema eletrônico também ajuda a evitar surpresas. Apesar dos pontos positivos em conforto, consumo e design, o acabamento interno simples e o espaço limitado atrás são fatores que exigem ponderação. O Nivus Highline é uma boa escolha para quem quer um carro urbano com visual moderno e pacote tecnológico, mas exige avaliação criteriosa antes da compra.

Ficha Técnica do Volkswagen Nivus Highline 1.0 TSI 2021

Geral

  • Ano: 2021
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: MQB

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 3 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 333 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 74,5 mm
  • Razão de compressão: 10,5:1
  • Curso do pistão: 76,4 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 128 cv (A) / 116 cv (G) a 5500 rpm
  • Código do motor: EA211
  • Torque máximo: 20,4 kgfm (A/G) a 2000 rpm
  • Peso/potência: 9,37 kg/cv
  • Torque específico: 20,4 kgfm/litro
  • Peso/torque: 58,8 kg/kgfm
  • Potência específica: 128,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-40

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: AQ250
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido
  • Frenagem 100-0 km/h: 35,5 m

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,9 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R17
  • Traseiros: 205/55 R17
  • Altura do flanco: 113 mm
  • Estepe: 195/65 R15

Dimensões

  • Comprimento: 4266 mm
  • Largura: 1757 mm
  • Distância entre-eixos: 2566 mm
  • Altura: 1493 mm
  • Bitola dianteira: 1531 mm
  • Bitola traseira: 1516 mm
  • Porta-malas: 415 litros
  • Tanque de combustível: 52 litros
  • Peso: 1199 kg
  • Carga útil: 451 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Reboque com freio: 400 kg
  • Altura mínima do solo: 166 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 189 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10 s

Consumo

  • Urbano: 7,7 km/l (A) / 10,7 km/l (G)
  • Rodoviário: 9,4 km/l (A) / 13,2 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 400 km (A) / 556 km (G)
  • Rodoviária: 489 km (A) / 686 km (G)

Equipamentos do Volkswagen Nivus Highline 1.0 TSI 2021

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Indicador de fadiga
  • Frenagem automática de emergência
  • Vetorização de torque
  • Frenagem automática em manobras

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebativeis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Porta-luvas/console climatizado

Infotenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Tomada de 12 volts
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • HD interno

Fonte: Volkswagen, Webmotors, AutoEsporte, Autossegredos, Mobiauto, MercadoLivre, Gauchazh e Terra.

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