Romar Beling: contribuição efetiva para a reflexão sobre o autismo

O calendário anual é marcado por uma série de ações e campanhas de esclarecimento sobre temas sensíveis ou que implicam em maior conscientização ou engajamento da população acerca de medidas e iniciativas de inclusão, de prevenção, proteção e preservação. Este mês é identificado pelas iniciativas em torno do denominado Abril Azul, salientando e enfatizando cuidados e medidas voltados a pessoas que se enquadram no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A fim de enfatizar a sua preocupação de sempre contribuir com melhorias e conquistas para as mais variadas áreas e públicos em ambiente social, a Gazeta do Sul desenvolveu ao longo de toda esta semana uma série de conteúdos com a finalidade de dimensionar os trabalhos realizados em âmbito local.

O jornalista Julian Kober, em parceria com o fotógrafo Rodrigo Assmann, esmerou-se em ouvir entidades, especialistas e, claro, pessoas que se enquadram no universo de TEA. A série de reportagens, publicadas desde o último final de semana e nas edições diárias ao longo da semana, buscaram esclarecer, sensibilizar e contribuir para que cada vez mais a sociedade, em todas as suas esferas, promova e facilite a inclusão e a plena realização pessoal. Iniciativas similares a Gazeta adotará em relação a outros grupos, engajando-se na luta pelo atendimento a direitos e na implementação de melhorias constantes.

Esta preocupação em salientar e evidenciar a atuação pessoal e profissional estende-se, igualmente, ao ambiente da cultura e das artes. Noticiamos que no dia 2 ocorreu a abertura da Exposição Ímpares, na Casa das Artes Regina Simonis, que promove reflexão em torno da situação de mulheres reclusas em presídios, num projeto de pesquisa conduzido pela escritora Marli Silveira, presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. Pois neste sábado, na parte da tarde, Marli lançará mais um livro, Corpos ardidos, em que justamente contextualiza, pela via da filosofia e da pesquisa, sua área de formação e especialização, as perspectivas de humanização desse público-alvo, em suas perspectivas de reinserção na sociedade.

E, numa evidência de quanto a área da literatura encontra-se num momento de forte protagonismo regional e estadual, mais uma escritora estará na cidade para apresentar nova obra: Clarice Dörr, natural de Estrela e radicada em Venâncio Aires, que possui vínculos de formação com Santa Cruz, autografará volume de contos. Num período que já sinaliza para a 35a Feira do Livro, em agosto, evento do qual Marli Silveira é a escritora homenageada, as novas obras colocadas nas livrarias são um convite, que não deve ser recusado por ninguém, para conhecer mais e melhor sobre diferentes aspectos do cotidiano em sociedade. Ótimas leituras aguardam por todos. Bom fíndi!

LEIA MAIS DO COLUNISTA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Romar Beling: contribuição efetiva para a reflexão sobre o autismo appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.