Um complexo de diversão em Bonito, no Mato Grosso do Sul (MS), foi interditado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) nos últimos dias devido a ataques de peixes tambaqui (Colossoma macropomum) a banhistas. Desde o início do ano forram 30 ocorrências, quase metade do número registrado durante todo o ano de 2024.
Estudo detecta primeiros sons emitidos por tubarões; ouça
Família de polvos pigmeus é encontrada dentro de garrafa por bióloga
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O caso ocorreu no balneário Praia da Figueira, complexo que reúne atrações naturais e artificiais ligadas ao universo aquático. Dentre as atividades do parque estão flutuação, acqua play e um balneário, onde há uma lagoa artificial com peixes para banhistas relaxarem.

No início deste mês, o Imasul interditou o parque e, de acordo com o Diário Oficial Eletrônico do Governo de MS, as atividades na lagoa artificial foram suspensas — as que não envolvem contato com a água permanecem liberadas no local. O documento instituiu, ainda, que o atrativo turístico instalasse barreira física e educativa que impedisse o acesso de banhistas à lagoa.
Porque os peixes tambaqui atacam banhistas?
O biólogo e professor da Universidade de Campinas (Unicamp), José Sabino, atua na região de Bonito e revelou ao g1 que a espécie tambaqui, associada a muitos dos ataques a banhistas, não é encontrada naturalmente na bacia do Alto Paraguai, que abrange os rios da região.

O especialista disse que por se alimentarem de frutos, os tambaquis e outros peixes também presentes na lagoa artificial ficam atentos a quaisquer movimentos dentro d’água, o que dá margem para eventuais mordidas em banhistas. Além disso, por consumirem alimentos duros, os tambaquis têm força suficiente para causar ferimentos graves em seres humanos.
A Revista Náutica tentou contato com o Imasul e com a Praia da Figueira para posicionamentos sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O post Ponto turístico de MS é interditado após ataques de peixes tambaqui apareceu primeiro em Náutica.