
O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) passou a manhã desta sexta-feira, 11 de abril, com os agricultores do Projeto São João de Irrigação, município de Porto Nacional.
Criado para ser modelo de irrigação de hortigranjeiros e frutas para todo o Brasil, o deputado, no entanto, se deparou com a falta de água, a falta de energia elétrica, o abandono. “Estamos vendo aqui, o desperdiço do dinheiro público e isso é responsabilidade do governo do Estado, vou propor uma CPI para investigar: o que aconteceu com o Projeto São João?” – assegura Geo.
Geo observou que a usina fotovoltaica, que iria gerar energia, está abandonada.
“O Estado precisa com urgência retomar a obra da usina fotovoltaica, colocá-la em funcionamento, como foi prometido em abril de 2023, e fornecer a água às milhares de famílias que aqui residem e trabalham” – afirmou Júnior Geo.

Com o objetivo de estimular a produção tocantinense, o Governo do Tocantins, em parceria com o Banco Mundial, via Programa de Desenvolvimento, Integrado e Sustentável (PDRIS), criou o Projeto de Irrigação São João, no qual deveria empregar tecnologias avançadas de irrigação para beneficiar famílias e produtores locais.
O projeto teve início em 2001 e compreende a implantação de infraestrutura de irrigação para hortigranjeiros e frutas. Localizado à margem direita do reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, no Rio Tocantins, sentido Palmas/Porto Nacional, pela rodovia TO-050, o projeto possui uma área total de 5.129 hectares, sendo 3.654 hectares de área irrigável. A área compreende 328 lotes para pequenos produtores e 32 lotes empresariais.
O outro lado
A Gazeta busca informações e trará um posicionamento oficial sobre a situação do projeto.
Fonte: Ascom Professor Júnior Geo