
Semana Santa começa no próximo domingo, 13. Celebrações vão até o domingo de Páscoa, no dia 20. Fiel faz oração diante de crucifixo
Catedral de Belém
A Arquidiocese de Belém realiza uma intensa programação na Semana Santa e para celebrar a Páscoa, maior solenidade da Igreja Católica, que relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A programação oficial nas paróquias começa no “Domingo de Ramos” (13) e segue até o “Domingo de Páscoa” (20).
No “Domingo de Ramos” haverá a bênção dos ramos, seguida de procissão e santa missa em todas as 109 paróquias da Arquidiocese de Belém, presidida pelos párocos e vigários de acordo com a programação de cada uma.
Uma das mais tradicionais da capital, a procissão de ramos da Igreja Santo Alexandre para a Catedral Metropolitana vai começar às 8h30. A missa será presidida pelo arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira.
Dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar, estará com a Pastoral das Ilhas, onde presidirá a Santa Missa às 9h, na Comunidade Santo Antônio na ilha do Combu.
🌿 Com a procissão de Ramos, os católicos relembram a entrada de Jesus em Jerusalém, ondeu morreu. Os ramos, segundo a igreja, significam reconhecer Jesus como o salvador.
A segunda-feira (14) é o último dia do mutirão de confissão em preparação para a Páscoa, que teve início no dia sete de março, com o objetivo de atender mais fiéis. As paróquias se organizam por datas para terem mais sacerdotes auxiliando nos atendimentos aos fiéis.
Na quarta-feira (16) será realizada o traslado do “Senhor dos Passos”, com a imagem de Jesus carregando a cruz. A imagem sairá sa Catedral Metropolitana em direção à Basílica Santuário de Nazaré, após a Missa das 18h30.
✝️ A imagem do Senhor dos Passos representa o momento doloroso de Jesus a caminho do calvário.
Na Quinta-feira Santa (17), a programação começa às 7h, na Catedral Metropolitana, com a oração das Laudes que será realizada pelos cônegos do Cabido de Belém.
A missa do Crisma será às 8h. Nesta missa ocorre a renovação dos compromissos sacerdotais e bênção dos chamados “santos óleos”. Ainda na quinta (17), à noite, ocorre a missa da Ceia do Senhor, com a cerimônia do lava-pés em todas as 109 paróquias de acordo com o horário de cada uma. Na Catedral Metropolitana a celebração será às 18h.
🦶🏽 A missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do lava-pés, recorda o gesto de Jesus durante a Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos, celebra também a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.
🚶🏻♀️ Na sexta-feira (18), paixão e morte de Jesus, a programação começa com procissão do Encontro. A saída da imagem do Senhor dos Passos será às 7h, da Basílica Santuário de Nossa Senhora Nazaré. Já a imagem de Nossa Senhora das Dores vai sair às 8h da igreja de São João Batista. Ambas vão se encontrar na Igreja de Nossa Senhora das Mercês por volta das 10h30.
O “Sermão das Sete Palavras” é realizado tradicionalmente às 12h, na capela Santo Antônio, na praça Dom Macedo Costa, no bairro Campina, em Belém.
A “Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor” será às 17h, na Catedral, presidida por Dom Alberto. Nas paróquias serão celebradas pelos padres e vigários de acordo com programação própria. Em seguida terá o “Sermão do Descendimento da Cruz”.
Após o Sermão ocorrerá a procissão do Senhor Morto, acompanhado daimagem de Nossa Senhora das Dores, da Catedral para a igreja de São João Batista.
🕯️ No chamado “Sábado Santo” ocorrerá a vigília pascal, celebrada em todas as paróquias. Na Catedral de Belém ocorrerá às 20h, presidida pelo arcebispo de Belém. O momento recorda que após a ressurreição, Jesus voltou.
🙏🏼 No domingo, a missa de Páscoa será celebrada em todas as 109 paróquias da Arquidiocese de Belém. Dom Alberto Taveira Corrêa presidirá às 11h na Fazenda da Esperança e às 19h na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Marituba, na Região Metropolitana.
🔔 Participe do canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.