Após repercussão nacional, Nicole Weber afirma que não há ilegalidade em emenda parlamentar

Ganhou repercussão nacional nesta sexta-feira, 11, um vídeo divulgado em fevereiro deste ano nas redes sociais pela vereadora Nicole Weber (Podemos). Na gravação, ela anuncia a obtenção de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,3 milhão, destinada à substituição da fiação elétrica e à instalação de ar-condicionado na Ala São Francisco do Hospital Santa Cruz (HSC), que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O recurso, que será entregue à casa de saúde nesta sexta-feira, às 14h30, foi viabilizado por meio do deputado federal Covatti Filho, noivo de Nicole.

A situação ganhou destaque nos portais de notícias nacionais pelo fato de a vereadora ter dito, no vídeo gravado na Esplanada dos Ministérios, que a emenda era “um presente do noivo”. Apesar de a frase ter causado polêmica, não há ilegalidade no trâmite da emenda.

RELEMBRE: HSC receberá R$ 1,3 milhão para reforma da fiação elétrica e instalação de ar-condicionado

Procurada pelo Portal Gaz, Nicole afirmou que não há nada de ilegal, errado ou incomum na ação. “Estou revertendo imposto do santa-cruzense, que mora em um dos municípios com maior PIB do Estado, em benefício da saúde da população. Estamos resolvendo um dos maiores problemas da nossa cidade e região. Provavelmente, o nosso maior problema na área da saúde: a ala SUS do Hospital Santa Cruz”, declarou. Ela também destacou que buscar recursos com deputados é parte do papel de um vereador. “É isso que eu fiz.”

Segundo nota divulgada pela parlamentar, a emenda destinada à Ala São Francisco representa uma das maiores conquistas de sua trajetória pública. “Ambiente este onde os cidadãos que represento sofriam com temperaturas insuportáveis, sem ar-condicionado, com janelas abertas sob calor escaldante, dificultando a recuperação dos pacientes”, diz o texto.

LEIA TAMBÉM: Calor provoca transtornos para usuários do Hospital Santa Cruz; veja o que diz a instituição

Na mesma nota, Nicole lamenta que a conquista tenha sido questionada. “Ouvir que a conquista de uma emenda parlamentar não se dá pela minha capacidade, mas apenas por ser noiva de um deputado federal? A minha votação histórica ainda não é suficiente para atestar minha competência?”, indaga.

Ela finaliza o texto dizendo que tem incentivado os demais vereadores a também buscarem emendas parlamentares. “Tenho convocado todos os colegas com o objetivo de incentivá-los a buscar emendas e apoios em Brasília.”

Leia a nota na íntegra

Exerço com muita responsabilidade o meu papel de vereadora. Estou Presidente do Poder Legislativo e reeleita para o meu segundo mandato com 3.749 votos, o que me tornou a vereadora mais votada na história da minha cidade. Isso é fruto de um trabalho sério, e posso afirmar com orgulho que uma das maiores conquistas da minha vida pública é ir a Brasília e conquistar recursos para resolver problemas reais da nossa comunidade, como nosso problema histórico na Ala São Francisco (ala SUS) do Hospital Santa Cruz. Ambiente este onde os cidadãos que represento sofriam com as temperaturas insuportáveis, sem ar condicionados, com janelas abertas num calor escaldante, dificultando as recuperações, e temos uma família que inclusive julga o falecimento de um idoso devido a falta de condições dignas. Eu e os vereadores achávamos que era muito maior o valor para toda fiação nova e ar condicionados para a maior ala, mas apenas ninguém ousou questionar. Numa conversa com o Prof. Rolf, diretor do HSC, ele passou um orçamento e foi possível. Agora, sinceramente: sendo a única mulher entre 16 homens na Câmara Municipal, será que ainda precisamos ouvir que a conquista de uma emenda parlamentar não se dá pela minha capacidade, mas apenas por ser noiva de um deputado federal? A minha votação histórica ainda não é suficiente para atestar minha competência? Como pesquisadora de questões de gênero, isso me entristece. Ainda mais tratando-se de política, onde já somos tão poucas. Já garanti diversos recursos para o município e vou continuar fazendo isso pelo meu povo — com seriedade, dedicação e muita competência. Desde o início da minha gestão como presidente da Câmara de Vereadores, tenho convocado todos os colegas com o objetivo de incentivá-los a também buscar emendas e apoios em Brasília. Para a Marcha de Vereadores, no fim de abril, já são 4 inscritos. Esse é o nosso papel como representantes da população: correr atrás, articular, apresentar demandas e trazer resultados. Torço para que eles também consigam.

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Após repercussão nacional, Nicole Weber afirma que não há ilegalidade em emenda parlamentar appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.