Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã desta quinta-feira, 10, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, reiterou seu desejo de devolver o trecho municipalizado da BR-471 ao governo federal. Segundo o chefe do Executivo, já foram realizadas duas conversas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que aceitou a devolução. “Já está definido”, adiantou Moraes.
O prefeito revelou, contudo, que foi informado pelo Dnit de que as obras no local foram iniciadas sem a autorização do órgão federal. O trabalho começou em março de 2023, ainda na gestão de Helena Hermany, e foi paralisado em novembro. “Isso arrepiou o nosso cabelo. Eles [gestão municipal anterior] encaminharam o projeto, não esperaram pela aprovação, e o Dnit fala que as obras não estão de acordo com as regras deles”, apontou.
LEIA MAIS: Trecho municipalizado da BR-471 deve ser devolvido ao governo federal; entenda
O Dnit foi procurado pela reportagem para confirmar se procedem as alegações de Sérgio Moraes, no entanto não houve retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestação.
Atualmente, já está em andamento a obra no trecho que vai da RSC-287 até o entroncamento com a Rua Padre Darup. A ideia da Prefeitura é terminar a parte que já foi iniciada. Para isso, Moraes confirmou que será feita uma nova licitação do trecho, destacando que fará o processo com transparência. Sobre o processo anterior, que teve como vencedor a empresa PAP Construtora e Incorporadora Ltda, mais tarde investigada pela Operação Controle, o prefeito disse que se tratava de uma licitação “apodrecida”.
LEIA MAIS: Retomada da duplicação da BR-471 é crucial, avalia Sérgio Moraes
Moraes relatou que o órgão federal chegou a falar em “desmanchar as obras”, decisão da qual ele discorda e vai “brigar eternamente para que o Dnit não faça isso”. Após a devolução ser concretizada, a etapa seguinte será a busca de recursos a nível federal para dar andamento nos trabalhos de restauração da pista e sinalização, o que foi calculado pelo Poder Público Municipal em um custo de R$ 60 milhões.
Já a duplicação em si, segundo o prefeito, custaria R$ 2,5 bilhões. “Como que a população vai pagar uma obra desse custo, desse tamanho? Não, nós temos que deixar isso para quem tem dinheiro e muito mais dinheiro que o governo federal”, defendeu.
LEIA MAIS: BR-471, estacionamento e Várzea: veja o que disse Sérgio Moraes sobre obras em Santa Cruz
Reunião abordará o futuro da BR-471
Durante a entrevista, Moraes comentou que no próximo dia 24 será feita uma reunião para discutir o futuro das obras na BR-471. O momento contará com a participação da Prefeitura, vereadores, promotor de Justiça e comerciantes do entorno da rodovia. Segundo o prefeito, a ideia é esclarecer para a população como está o andamento. “A 471 é um drama que atacou violentamente o outro governo e que tem atrapalhado um pouquinho nós e principalmente quem vive ali. Mas nós vamos resolver”, reforçou.
O que já foi feito na BR-471?
O primeiro trecho das obras havia sido inicialmente dividido em dois lotes. O primeiro, que compreendia o trecho entre a RSC-287 e a nova rótula da Unisc, já teve 27,1% dos trabalhos concluídos. Contudo, a obra foi paralisada logo que a Operação Controle foi desencadeada, em novembro de 2023. Isso porque a empresa responsável, a PAP Construtora e Incorporadora Ltda, estava entre as investigadas. O investimento previsto para o trecho era de R$ 17 milhões.
LEIA MAIS: Prefeitura suspende obras de duplicação do lote 2 da BR-471 em Santa Cruz
Já o segundo lote, entre a Rua Samuel Pinto Cortez e a Padre Darup, teve 67,22% das intervenções executadas. Mesmo que a empresa responsável por essa parte, a santa-cruzense Avantte Engenharia e Participações Ltda, não estivesse citada nos processos da Operação Controle, a obra foi paralisada por orientação da Procuradoria-Geral do Município em janeiro do ano passado. No trecho, o investimento superava os R$ 12 milhões.
Ambos os lotes faziam parte do primeiro trecho a ser duplicado. O segundo, com extensão de cerca de três quilômetros, compreende a região entre o trevo do Bom Jesus e a ponte próxima ao Hospitalzinho, entre os bairros Faxinal Menino Deus e Santa Vitória. O terceiro sai dessa ponte e segue até o fim do trecho urbano, no Distrito Industrial. Já o quarto e que seria o último a ser contemplado vai do entroncamento com a Rua Coronel Oscar Jost até o trevo do Bom Jesus. Ao todo, são cerca de nove quilômetros.
Confira a entrevista completa:
Colaboraram Carina Weber, Lucas Malheiros e Marcio Souza
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Duplicação da BR-471 começou sem autorização do Dnit, alega Sérgio Moraes appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.