A etapa Rio do SailGP 2025 foi cancelada. A competição estava marcada para os próximos dias 3 e 4 de maio, quando faria sua estreia não apenas no Brasil, mas na América do Sul. Procurada pela equipe de NÁUTICA, a organização do evento não se manifestou a respeito do tema até a publicação desta reportagem.
SailGP 2025: Brasil enfrenta vento forte e colisão com alemães em etapa da Austrália
SailGP: Brasil conclui etapa de San Francisco e já mira estreia histórica no Rio
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Na última competição, realizada no último dia 23, em San Francisco (EUA), a vela da equipe australiana se rompeu logo após a largada e quase atingiu outras tripulações. Por acontecer em alto mar e velocidade, o susto foi grande — apesar de ninguém ter sido ferido. Na ocasião, a Austrália não competiu a regata final daquela etapa.
Segundo a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, a equipe do barco australiano fez a organização da corrida levar todos os barcos da competição para verificações técnicas, para apurar possíveis falhas estruturais nas embarcações.

Embora os canais oficiais do Rio SailGP e do Sail GP (global) ainda não tenham divulgado o cancelamento, os ingressos para a etapa já não estão mais disponíveis para compra. Nesta quarta-feira (9), a plataforma de vendas Eventim exibe que os tíquetes estão “esgotados no momento”. No perfil do Rio Sail GP no Instagram, no entanto, uma publicação do dia 8 de abril ainda oferecia ingressos.
O SailGP é conhecido como a Fórmula 1 do mar, onde catamarãs de alto desempenho competem em alta velocidade, podendo ultrapassar 100Km/h. O campeonato reúne representantes de diversos países e intercala etapas em diferentes mares.
Quanto ao reembolso, o site informa que em caso de cancelamento ou abandono de um evento, o comitê de ingressos do SailGP fica responsável pela política de reembolso. Quando ele ocorre, o valor é baseado no preço pago pelo ingresso e apenas os compradores originais podem ser reembolsados. A organização não se responsabiliza por revendas.
Acidente no SailGP em San Francisco
O susto em San Francisco aconteceu logo após a largada da competição no último dia 23. Em poucos segundos, a vela de 24 metros da embarcação australiana colapsou e caiu, quase atingindo tripulações próximas. O barco era comandado por Tom Slingsby.

No momento do acidente, a Baía de San Francisco registrava ventos de 10 a 15 nós e a causa do acidente envolvendo a estrutura do veleiro ainda é desconhecida. No entanto, foi constatado que o colapso aconteceu logo após uma manobra abrupta feita pela equipe australiana, que tentou evitar uma colisão com e equipe italiana.
Criada em 2018, a liga SailGP faria sua estreia na América do Sul durante a competição no Rio de Janeiro. Os ingressos eram ofertados em diferentes categorias, com preços entre R$ 313,00 e R$ 937,00.
O post Etapa Rio do SailGP 2025 é cancelada após acidente apareceu primeiro em Náutica.