
Contribuinte precisa ter cadastro no portal gov.br para realizar emissão. Segundo a Secretaria da Fazenda, mudança é para reforçar a segurança. Acesso ao sistema de Nota Fiscal Avulsa muda em Alagoas
Divulgação/Secretaria da Economia
A emissão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) em Alagoas passou a ter uma validação extra. Segundo a Secretaria da Fazenda, a mudança, que já está valendo desde a terça-feira (8), é para tornar o acesso mais seguro.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Agora para emitir a NFA é necessário cadastro no portal gov.br. O caminho de acesso para emissão ainda é mesmo, basta acessar o site da Sefaz no setor de emissão da NFA para seguir com o processo de emissão. O próprio site redireciona o contribuinte para o portal do governo.
De acordo com a secretaria, o usuário precisa estar domiciliado em Alagoas e com os dados atualizados na Receita Federal para realizar o processo.
🔖Quem pode emitir a NFA?
A Nota Fiscal Avulsa é um documento fiscal que serve para comprovar a venda de produtos ou serviços. Ela é indicada para empresas e empreendedores que possuem um negócio com baixo volume de vendas.
Quando emitida eletronicamente, é chamada Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e). A emissão da nota pode trazer benefícios, como a comprovação de um serviço, além de permitir que os microempreendedores fujam da informalidade. Veja abaixo quem pode emitir a NFA-e:
Pessoas físicas sem empresa aberta
Microempreendedor Individual (MEI)
Pessoas jurídicas sem Inscrição Estadual, inscritas apenas no ISS
Produtor Rural Pessoa Física
VÍDEO: Como declarar prestação de serviços com NFA?
Como declarar prestação de serviços com nota fiscal avulsa?
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL