A obra de revitalização da Rua Almirante Alexandrino, no Centro de Rio Pardo, está parada por deferimento de liminares de ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público (MP), devido ao potencial dano ao patrimônio histórico e ao direito ao sossego dos moradores da área central da cidade.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o prefeito Rogério Monteiro disse que uma audiência entre a Prefeitura e o MP, marcada para esta sexta-feira, 11, deverá discutir a retomada dos trabalhos no local ou o que será feito. Os operários e máquinas começaram a atuar no local no dia 2 de abril do ano passado.
LEIA MAIS: Superior Tribunal de Justiça mantém a suspensão das obras no calçadão de Rio Pardo
Outras obras estão sendo realizadas em pontos da cidade com o propósito de trazer lazer aos moradores e atrair novos visitantes. De acordo com Monteiro, a primeira etapa da Rua Andrade Neves foi concluída. “Estamos finalizando o quiosque da Praça da Matriz, que será entregue em 60 dias”, disse. O espaço de lazer também ganhará um novo coreto que deve ficar pronto dentro de um mês.
O prédio da antiga prefeitura de Rio Pardo, que conta com 174 anos, localizado na esquina das ruas General Andrade Neves e Júlio de Castilhos (Rua da Ladeira), no Centro, também passa por revitalização, com investimentos de R$ 1,6 milhão, com recursos próprios.
Entenda os entraves da Rua Almirante Alexandrino
Sobre a Rua Almirante Alexandrino, em agosto do ano passado, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça determinou, por unanimidade, a suspensão das obras de intervenção até o julgamento definitivo da ação civil pública ajuizada pelo MP. A decisão considerou os argumentos da promotoria, que evidenciam possível ocorrência de dano ao patrimônio histórico-cultural, pois não há como garantir com segurança que a imagem dos prédios históricos próximos não será atingida de algum modo pela estrutura prevista para a área.
LEIA TAMBÉM: Prédio da antiga Prefeitura de Rio Pardo será recuperado; veja mais sobre a obra
No pedido de suspensão da liminar ao STJ, a Prefeitura alega que a requalificação da Almirante Alexandrino está ocorrendo em apenas 300 metros, do total de 1,2 mil metros, e que a chamada “Rua Coberta” será em um espaço de 30 metros, mas em nenhum momento afetará a visibilidade dos prédios considerados históricos. Mencionou que foi realizado um Estudo de Impacto de Vizinhança, no qual se constatou que a execução das melhorias respeitará a caracterização imposta pelos três prédios históricos ali localizados.
O Município explicou que a região é considerada zona comercial, definida no Plano Diretor, e está localizada junto ao centro da cidade, ambiente propício para a área de convivência. Ainda argumentou que a suspensão das obras não considerou o impacto econômico gerado pela paralisação.
Ouça a entrevista na íntegra
LEIA MAIS SOBRE RIO PARDO
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Audiência deve definir futuro das obras de revitalização da Rua Almirante Alexandrino appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.