Capela do que já foi hospital psiquiátrico esconde piscina de 24 metros

Fazer uma aula de natação contemplando a estrutura e os vitrais de uma igreja datada de 1893 é possível no Repton Park, no bairro de Redbridge, em Londres. O local, que foi o hospital psiquiátrico Claybury Hospital até 1997, se transformou em um conjunto de apartamentos de luxo que atrai até atletas da elite do futebol inglês.

Veja também
Influencer grava momento em que ondas de mais de 12 metros atingem navio
Família de polvos pigmeus é encontrada dentro de garrafa por bióloga
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube

A piscina, de 24 metros, é um dos pontos fortes do complexo, onde a Virgin Active implantou uma academia em meio ao cenário vitoriano da época. Os alunos treinam cercados por enormes arcos, vitrais e o teto, com um clássico formato abobadado.

Foto: Virgin Active/Divulgação

A antiga capela do hospital psiquiátrico foi transformada. Hoje, uma sauna toma o espaço do que antes foi um confessionário. Há ainda chuveiros, uma banheira de hidromassagem e uma sala de musculação, onde as janelas chegam aos 5 metros de altura. O teto arqueado, com detalhes em tons de dourado e azul-claro, levam quem passa por ali a um passado que se faz presente nos detalhes.

O complexo do antigo Claybury Hospital. Foto: Jeroen Komen / Wikimedia Commons / Reprodução

Há quem diga que o Repton Park é um condomínio popular entre celebridades. O que se escuta é que Jeremy Clarkson, Lily Allen, Kate Moss, Patsy Palmer e Simon Webbe viveram lá em algum momento. A propriedade também é famosa por ser a escolha de jogadores de times consagrados do futebol inglês, como o Arsenal.

Foto: Virgin Active/Divulgação

O antigo Claybury Hospital

O que hoje é um condomínio luxuoso antes foi um hospital psiquiátrico, o primeiro construído pelo London County Council e projetado por George Thomas Hine, renomado arquiteto especializado em instituições psiquiátricas.

Foto: Hunt Property Services Ltd. / Divulgação

O local era considerado um modelo moderno para a época, uma vez que incorporava inovações no tratamento de doenças mentais, como espaços arejados, jardins terapêuticos e separação por gênero. Durante décadas, o hospital abrigou milhares de pacientes e seguiu as mudanças nas abordagens psiquiátricas do século 20, passando da custódia para tratamentos com medicamentos e terapias.

 

Com a crescente adoção da desinstitucionalização no Reino Unido, nas décadas de 1980 e 1990, que priorizava o tratamento comunitário, o Claybury Hospital entrou em declínio, sendo oficialmente fechado em 1997, quando se transformou no Repton Park, que preserva elementos históricos da arquitetura original.

 

O post Capela do que já foi hospital psiquiátrico esconde piscina de 24 metros apareceu primeiro em Náutica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.