
Viagens entre Suzano e Estudantes têm intervalo de 22 minutos no horário de pico. Segundo CPTM, o sistema Paese vai ser acionado durante os horários de pico para ajudar no deslocamento dos passageiros. Passageiros das estações de Mogi das Cruzes vão ter que trocar de trem na estação Suzano a partir desta sexta-feira (4)
Reprodução/CPTM
Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que circulam entre as estações Suzano e Jundiapeba vão seguir por via única a partir desta quarta-feira (9). A alteração será feita por conta da manutenção de uma ponte ferroviária na região de Suzano.
Outra mudança é a implementação de um intervalo de 22 minutos nas viagens entre Suzano e Estudantes durante todo o dia.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
De acordo com a CPTM, o passageiro que preferir não esperar a composição que vai circular com o intervalo de 22 minutos e quiser seguir para a Luz ou para Jundiapeba pode aderir ao Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese). Ele vai ser acionado entre essas estações nos horários de pico das 5h às 9h, e das 16h às 21h, em dias úteis.
Essa já é a segunda alteração nos intervalos e itinerários dos trens da Linha 11-Coral, em menos de uma semana. A CPTM informou que o prazo total para contratação da empresa responsável e conclusão das obras é de aproximadamente 120 dias.
Segundo a CPTM, para auxiliar no deslocamento durante os horários de pico os passageiros vão ter que trocar de trem nas estações Jundiapeba e Suzano.
O passageiro que embarcar fora do intervalo de 22 minutos em alguma estação de Mogi das Cruzes e quiser ir para a Capital, vai ter que trocar de trem em Jundiapeba para chegar a Suzano, e assim seguir destino à Luz.
Leia mais
Manutenção em ponte aumenta intervalo entre trens das estações Estudantes e Luz
A companhia explicou que vai distribuir senhas nas estações de Jundiapeba e Suzano para o passageiro que utilizou o Paese e quer voltar ao sistema de trilhos sem custos adicionais durante os horários de picos.
Segundo a CPTM, na estação Suzano o embarque nos ônibus do Paese acontece na rua Prudente de Morais, próximo ao bicicletário da estação. Já em Jundiapeba, os embarques vão ser na avenida Aurea Martins dos Anjos, em frente à estação.
O passageiro que desembarcar em Suzano e desejar seguir sentido à Luz, deve embarcar na plataforma 1. Já quem viaja sentido Estudantes, deve embarcar na plataforma 3.
As viagens entre as estações Luz e Suzano durante os horários de pico vão ter intervalo de 7 minutos. No entanto, as viagens entre Luz e Guaianases vão ter intervalo de aproximadamente 3 minutos nos horários de maior movimento.
De acordo com a CPTM, o trecho entre Luz e Guaianases não precisar da troca de trens das 21h até o fim da operação comercial nos dias úteis e aos sábados das 10h às 20h.
Apenas as viagens entre a Luz e Suzano e Suzano até Estudantes vão permanecer com intervalos médios de 11 minutos e 22 minutos, respectivamente, durante a semana.
A CPTM informou que essas estratégias operacionais visam garantir fluidez no trecho de maior demanda que é entre Luz e Suzano. Esse trajeto representa 91,4% do volume de passageiros da linha.
Passageiros da CPTM precisam trocar de trem a partir desta sexta-feira
Veja tudo sobre o Alto Tietê