Polícia Civil passa a ter nova estrutura organizacional; confira

Foi publicado nesta terça-feira, 8, no Diário Oficial do Estado (DOE), o Decreto nº 58.095 que institui importantes mudanças na estrutura organizacional da Polícia Civil. O documento altera o Decreto nº 54.406, de 13 de dezembro de 2018, que aprova o Regimento Interno da Polícia Civil.

Com a atualização no organograma da Polícia Civil, foram criados novos departamentos especializados, além da reestruturação de setores administrativos. Essa modernização na estrutura da instituição qualificará ainda mais a prestação do serviço policial à sociedade gaúcha e oferecerá melhores recursos de trabalho aos seus servidores.

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil de Sobradinho apreende veículo ligado ao tráfico de drogas

Dentre as mudanças referentes aos órgãos de execução especializada, foram criados três novos departamentos: Departamento de Aviação (DAV); Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC); Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (DERCAP).

O DAV terá a incumbência de coordenar e executar, com exclusividade, missões aéreas tripuladas da Polícia Civil, cooperar em demandas interinstitucionais, de defesa civil e correlatas de interesse institucional e de segurança pública, bem como executar e prestar apoio técnico às ações de polícia judiciária com o emprego de aeronaves remotamente pilotadas.

Por sua vez, o DERCC, através da Divisão de Repressão aos Crimes Cibernéticos, ficará encarregado de apurar, prevenir e reprimir os crimes informáticos próprios, de invasão de dispositivos informáticos e os crimes cometidos por meios eletrônicos, telemáticos ou por meio da rede mundial de computadores, “dark” ou “deep web”, cuja abrangência, incidência ou repercussão exijam investigação especializada.

Com a criação do DERCAP, esse departamento terá como foco pesquisar e planejar ações, coordenar, orientar e fiscalizar as atividades dos seus órgãos subordinados, com vista ao combate à corrupção, às infrações penais contra a Administração Pública, contra a Fazenda Pública, contra a Ordem Tributária e à lavagem de dinheiro ou ocultação de bens.

LEIA TAMBÉM: Contato com a comunidade e perfil operacional: saiba quem é o novo delegado regional

Já no combate aos crimes de homicídios, foi criada a Divisão de Homicídios do Interior (DHI) na esfera do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que já contava com a Divisão de Homicídios da Capital e Divisão de Homicídios da Região Metropolitana. A DHI coordenará, operacionalizará e fiscalizará as atividades das Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa do Interior.

No Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), foi criada a Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), que compreende uma nova delegacia: a Delegacia de Polícia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME). A DESARME terá a missão de apurar, prevenir e reprimir os crimes de tráfico, comércio e empréstimo ilegal de armas, munições e explosivos, bem como crimes patrimoniais ocorridos contra estabelecimentos que comercializam armas, munições e explosivos. A nova delegacia também promoverá ações coordenadas e integradas com as demais instituições com atribuição semelhante.

Com relação aos órgãos de assistência e de assessoramento, agora estão vinculados ao Chefe de Polícia os seguintes gabinetes: Gabinete do Chefe de Polícia (GAB/CH/PC); Gabinete de Relações Institucionais e Comunicação Social (GRICS); Gabinete de Planejamento, Governança e Gestão (GPGG); Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE); Gabinete de Recuperação de Ativos e Políticas Institucionais (GRAPI).

LEIA TAMBÉM: Entenda as mudanças propostas pela PEC da Segurança Pública

Outra importante mudança é a criação do Departamento de Saúde (DAS), entre os órgãos de apoio administrativo e de recursos humanos. Este novo departamento tem como atribuições planejar, coordenar e executar ações, projetos, campanhas e políticas institucionais de prevenção de doenças e de promoção e cuidado da saúde integral do efetivo dos servidores da instituição, relacionados à saúde física, mental e ocupacional. O atendimento contempla os policiais civis ativos, inativos e servidores administrativos lotados na Polícia Civil, extensivo a seus dependentes, nos termos da lei da Previdência Social.

Também foi criada a Divisão de Inovação Tecnológica (DINOV), no âmbito do Departamento Estadual de Tecnologia da Informação Policial (DTIP). A DINOV adotará mecanismos institucionais para incentivar a adoção da inovação aberta para o desenvolvimento de produtos, de processos e de serviços. Essa Divisão também terá a atribuição de promover articulação científica, tecnológica e produtiva com outras organizações, públicas ou privadas, além de desenvolver competências visando ao aprimoramento profissional voltado à inovação, incluindo a capacitação dos profissionais que compõem o corpo técnico da Divisão.

O Decreto nº 58.095, que explicita com detalhes as competências e atribuições dos órgãos que compõem a estrutura organizacional da instituição, bem como o novo organograma da Polícia Civil, podem ser verificados abaixo.

Organograma PC (.pdf 70,62 KBytes)

Decreto 58 095 DOE 08 04 25 (.pdf 352,78 KBytes)

LEIA MAIS DE POLÍCIA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Polícia Civil passa a ter nova estrutura organizacional; confira appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.