Programa de redução de filas deve atender 200 pacientes a mais por mês em Santa Cruz

Com o objetivo de reduzir as filas na saúde, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou um mutirão para agilizar os atendimentos de média complexidade no município. A iniciativa faz parte do programa “Menos Fila, Mais Saúde”, lançado na sexta-feira, 4, para acelerar atendimentos, exames e cirurgias de até média complexidade.

Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Rabuske, a ideia vinha sendo discutida desde janeiro deste ano com as casas de saúde do município: Hospital Santa Cruz, Hospital Monte Alverne e Hospital Ana Nery. “Por meio desse trabalho conjunto, conseguimos repactuar e reorganizar os contratos já estabelecidos, incluindo um número específico de cirurgias conforme o cenário atual”, afirmou, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, na manhã de segunda-feira, 7.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz lança programa para reduzir filas na Saúde

De acordo com Rabuske, no caso dos atendimentos de média complexidade, anunciados na última sexta-feira, 4, cerca de 1,3 mil pacientes aguardam por uma cirurgia geral, como traumatologia ou outros procedimentos invasivos. “Com isso, conseguiremos dar uma resposta à comunidade, com cerca de 200 procedimentos mensais a mais, enfrentando os desafios da média complexidade”, explicou.

As pessoas contempladas serão chamadas a partir da lista já existente, por isso, é necessário que o cidadão que está na espera por um procedimento mantenha os dados atualizados, principalmente o número de telefone. “Todos os dias vão ter novos procedimentos sendo solicitados, mas a chamada vai seguir a lista já existente. Acredito que essa semana a gente já comece os chamamentos para que as pessoas sejam atendidas de fato”, disse.

O secretário destacou que, apesar dos desafios na alta complexidade, com mais de mil pessoas aguardando atendimento, o principal objetivo da iniciativa é trazer dignidade para aqueles que estão esperando por longos períodos nas filas. “Nada mais justo do que permitir que essas pessoas possam restabelecer sua vida e retomar a normalidade o quanto antes”, concluiu.

Rabuske também explicou que este aumento nos atendimentos foi possível sem provocar mais gastos ao dinheiro público, que está em déficit. Segundo ele, os contratos pactuados com os hospitais acabavam por auxiliar também na conta dos atendimentos na região. O governo então buscou renegociar estes valores, para o foco do recurso do município ser investido no atendimento dos santa-cruzenses. “A partir dessa repactuação, a gente complementa cirurgias de munícipes de Santa Cruz”, complementou.

*Colaboraram Lucas Malheiros, Marcio Souza e Carina Weber

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Programa de redução de filas deve atender 200 pacientes a mais por mês em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.