Picapes mais vendidas em março de 2025 mostram que os brasileiros gostam da Fiat Strada, Fiat Toro, Toyota Hilux e Ram 1500

O mercado brasileiro de picapes apresentou movimentações importantes no mês de março de 2025, segundo dados oficiais divulgados pela Fenabrave. Com um total de 36.697 unidades emplacadas, o segmento registrou crescimento tanto em relação ao mesmo período do ano anterior quanto na comparação com fevereiro. Essa evolução corresponde a pouco mais de 9,3% na variação anual e 8% no comparativo mensal, indicando estabilidade com leve expansão do interesse por veículos utilitários no país.

Pontos Principais:

  • Fiat Strada manteve a liderança entre as compactas, mas perdeu participação para a Saveiro.
  • Renault Oroch foi a única intermediária com crescimento anual positivo em março.
  • Toyota Hilux liderou entre as médias, mesmo com leve queda em relação a 2024.
  • Mitsubishi Triton estreou com 699 unidades e superou Fiat Titano, Amarok e L200.
  • Ram 1500 e Ram 3500 dominaram as vendas entre as picapes grandes em março.
  • Chevrolet S10 foi a líder nas vendas diretas entre as picapes médias no mês.

A performance das picapes contribuiu significativamente para o total de veículos emplacados no mês, que chegou a 184.068 unidades. Dentro desse universo, as picapes representaram cerca de 20%, consolidando-se como um dos segmentos de maior relevância no mercado brasileiro. Embora alguns modelos tenham mantido a posição, outros surpreenderam com crescimento expressivo, abrindo espaço para novas disputas entre marcas e versões.

A Hilux foi a média mais vendida do mês e também do trimestre, embora tenha recuado ligeiramente frente a 2024; S10 e Ranger disputaram de perto a segunda posição.
A Hilux foi a média mais vendida do mês e também do trimestre, embora tenha recuado ligeiramente frente a 2024; S10 e Ranger disputaram de perto a segunda posição.

Ao analisar as diferentes categorias — compactas, intermediárias, médias e grandes — é possível observar comportamentos distintos conforme a proposta de cada modelo e o perfil de consumidor a que se destina. A liderança, em geral, não mudou de mãos, mas o desempenho de determinadas versões chama atenção pelas estratégias adotadas, principalmente nas vendas diretas e no varejo.

Picapes compactas

A Fiat Strada lidera entre as compactas, mas perdeu espaço para a Volkswagen Saveiro, que cresceu mais de 21% sobre fevereiro e se consolidou como rival direta no segmento.
A Fiat Strada lidera entre as compactas, mas perdeu espaço para a Volkswagen Saveiro, que cresceu mais de 21% sobre fevereiro e se consolidou como rival direta no segmento.

Entre os modelos menores, a Fiat Strada segue como a líder de vendas, com 10.256 unidades registradas em março. Apesar de manter uma média semelhante à de fevereiro, a Strada perdeu participação no mercado diante do crescimento da Volkswagen Saveiro, que avançou para 5.692 unidades no mesmo período. Esse desempenho marcou a oitava vez em nove meses em que a Saveiro superou a marca de 4 mil unidades mensais.

A diferença entre as duas representantes do segmento ainda é expressiva, com a Strada respondendo por mais de 64% das vendas em março e a Saveiro ficando com cerca de 35%. No entanto, o crescimento da Volkswagen foi de mais de 21% em relação ao mês anterior e mais de 23% na comparação anual, enquanto a Strada registrou leve retração no comparativo mensal e avanço discreto na variação anual.

  • Fiat Strada: 10.256 unidades
  • Volkswagen Saveiro: 5.692 unidades
  • Total do segmento: 15.948 unidades

Picapes intermediárias

Nas picapes intermediárias, a Fiat Toro manteve a dianteira com mais do que o dobro das vendas da segunda colocada Ram Rampage, enquanto a Renault Oroch surpreendeu com forte alta.
Nas picapes intermediárias, a Fiat Toro manteve a dianteira com mais do que o dobro das vendas da segunda colocada Ram Rampage, enquanto a Renault Oroch surpreendeu com forte alta.

No campo das picapes intermediárias, a Fiat Toro manteve a primeira posição com 3.629 unidades em março, mais que o dobro da Ram Rampage, que aparece em segundo lugar com 1.819 unidades. A Chevrolet Montana, terceira colocada, somou 1.744 emplacamentos e não conseguiu atingir a marca de 2 mil unidades em nenhum dos três primeiros meses de 2025.

O destaque no segmento ficou com a Renault Oroch, que registrou crescimento de 52% em relação a fevereiro, com 1.189 unidades emplacadas. Esse aumento foi suficiente para consolidar sua posição no quarto lugar. Já a Ford Maverick, mesmo com alta mensal de 77%, ficou distante das rivais, com apenas 163 unidades em março, encerrando o ranking do segmento.

  • Fiat Toro: 3.629 unidades
  • Ram Rampage: 1.819 unidades
  • Chevrolet Montana: 1.744 unidades
  • Renault Oroch: 1.189 unidades
  • Ford Maverick: 163 unidades

Picapes médias

A Hilux manteve a liderança entre as picapes médias em março com 3.413 unidades, superando Ranger e S10. Mesmo com leve queda anual, segue dominante também no acumulado de 2025.
A Hilux manteve a liderança entre as picapes médias em março com 3.413 unidades, superando Ranger e S10. Mesmo com leve queda anual, segue dominante também no acumulado de 2025.

A liderança da Toyota Hilux entre as picapes médias permaneceu intacta em março, com 3.413 unidades. Mesmo com uma queda de 2,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, o modelo manteve vantagem confortável sobre as concorrentes. A Ford Ranger ficou em segundo lugar com 2.497 unidades, mas sentiu o avanço da Chevrolet S10, que se aproximou com 2.330 emplacamentos.

Essa aproximação é explicada pela estratégia mais agressiva da Chevrolet nas vendas diretas. A S10 liderou essa modalidade com 1.758 unidades, superando Hilux (1.185) e Ranger (1.005). No varejo, a S10 caiu para o quarto lugar, com 572 unidades, ficando atrás da Mitsubishi Triton, que somou 637 emplacamentos em seu primeiro mês completo no mercado nacional.

  • Toyota Hilux: 3.413 unidades
  • Ford Ranger: 2.497 unidades
  • Chevrolet S10: 2.330 unidades
  • Nissan Frontier: 944 unidades
  • Mitsubishi Triton: 699 unidades
  • Fiat Titano: 618 unidades
  • Volkswagen Amarok: 540 unidades
  • Mitsubishi L200: 511 unidades
  • BYD Shark: 122 unidades
  • JAC Hunter: 31 unidades

Picapes grandes

Entre as grandes, a Ram 1500 manteve a liderança com 154 unidades, seguida de perto pela Ram 3500; Ford F-150 completou o pódio pelo quinto mês consecutivo.
Entre as grandes, a Ram 1500 manteve a liderança com 154 unidades, seguida de perto pela Ram 3500; Ford F-150 completou o pódio pelo quinto mês consecutivo.

O segmento das picapes de maior porte foi novamente liderado por modelos da marca Ram. A Ram 1500 encerrou março com 154 unidades, enquanto a Ram 3500 somou 143. A Ford F-150 completou o pódio com 88 unidades e segue sendo presença constante entre as mais vendidas desde o fim de 2024. Já a Ram 2500 ficou atrás com 65 emplacamentos, seguida pela Chevrolet Silverado com 45 unidades.

Apesar da entrada tímida de modelos como a GMC Hummer EV, com apenas duas unidades registradas, e a presença residual da JAC Hunter, o segmento ainda é dominado por marcas tradicionais que operam com alto valor agregado e produção limitada. A Silverado, por exemplo, perdeu quase um terço das vendas em relação a março de 2024, enquanto a Ram Classic teve apenas uma unidade registrada.

  • Ram 1500: 154 unidades
  • Ram 3500: 143 unidades
  • Ford F-150: 88 unidades
  • Ram 2500: 65 unidades
  • Chevrolet Silverado: 45 unidades
  • GMC Hummer EV: 2 unidades
  • JAC Hunter: 2 unidades
  • Ram Classic: 1 unidade

Acumulado do primeiro trimestre

Ao final do primeiro trimestre de 2025, a Toyota Hilux consolidou-se como a picape média mais vendida do Brasil, com 10.216 unidades. Em segundo lugar está a Ford Ranger com 7.363, seguida pela Chevrolet S10 com 5.740. A Nissan Frontier manteve a quarta posição com 2.889 emplacamentos, enquanto a Mitsubishi L200 fecha o top 5 com 2.460.

Outros modelos que chamaram atenção foram a Fiat Titano com 2.090 unidades, a Volkswagen Amarok com 1.812 e a Mitsubishi Triton com 1.137 unidades. Já a BYD Shark e a JAC Hunter registraram números mais modestos, com 294 e 99 unidades, respectivamente, ainda tentando se posicionar de forma mais competitiva no mercado nacional.

  • Toyota Hilux: 10.216 unidades
  • Ford Ranger: 7.363 unidades
  • Chevrolet S10: 5.740 unidades
  • Nissan Frontier: 2.889 unidades
  • Mitsubishi L200: 2.460 unidades
  • Fiat Titano: 2.090 unidades
  • Volkswagen Amarok: 1.812 unidades
  • Mitsubishi Triton: 1.137 unidades
  • BYD Shark: 294 unidades
  • JAC Hunter: 99 unidades

Fonte: Webmotors e Motor1.

O post Picapes mais vendidas em março de 2025 mostram que os brasileiros gostam da Fiat Strada, Fiat Toro, Toyota Hilux e Ram 1500 apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.