Projeto Preservação da Cultura de Folia Mirim de Monte do Carmo será apresentado ao público

O encerramento será dia 11 de abril, às 13 horas, na Câmara de Vereadores. A programação contemplará a apresentação da Banda de Música Municipal, momento de oração e gratidão com o padre Wanderson Silva e a abertura oficial com a gestora da Escola Estadual Mestra Bela, Eliza Rodrigues de Sousa, por abrir as portas da escola para realização do Projeto que teve a participação de 22 meninos e 27 meninas do ensino fundamental. A programação segue com a apresentação do Coral da Escola Mestra Bela, formado durante a Oficina do Canto, eles escolheram o Hino de Monte do Carmo.

Homenagens

O projeto resguardou um momento especial para homenagear dois mestres que atuam em áreas diferentes, mas exercem grande influência e respeito na comunidade pelo brilhante trabalho que fazem: Joaquim Rodrigues Neres, 81 anos, folião veterano que aprendeu a cantar ouvindo o seu pai e já assegurou a continuidade das folias, com seus filhos, netos, sobrinhos, primos e bisnetos mirins. Já dona Jeremias Souza Gomes (tia Nenê) é uma das guardiãs das receitas dos bolos típicos confeccionados em grandes quantidades por ocasião dos festejos religiosos da cidade. Através do Projeto de Preservação da Cultura de Folia Mirim, ela repassou este conhecimento a 24 meninas durante a Oficina Cozinha-Aula. Do mesmo modo que seu Joaquim com seu filho Amilton, seus sobrinhos Joaquim dos Reis e Railton repassaram conhecimentos sobre as folias dos adultos a 24 meninos durante as Oficinas Rodas de Saberes. Outros resultados vieram com as meninas da Folia Mirim que aprenderam o Canto da Misericórdia identidade do giro da folia das mulheres pelas ruas da cidade e com a APAE que fará duas apresentações.

Haverá barraca para venda dos bolos típicos (biscoito, trovão, arroz e bolo-de- Mãe)

A Coordenadora do Projeto de Preservação da Cultura de Folia Mirim Rosa Amélia Amaral fará uma breve avaliação dos resultados práticos que foram obtidos: 1. Aquisição de dois violões de 10 coras 2. Uma batedeira de bolo 3. Uma cadeira de Rodas – depois da palestra sobre Acessibilidade e Inclusão Social. Estatística de participação: Inscritos: 22 meninos e 27 meninas, totalizando 49 participantes 13.03 – Oficina Cozinha-Aula para 24 meninas (bolos típicos) 13.03 – Oficina de Canto para 26 meninas (criação do Coral e canto da misericórdia) 14.03 – Oficina Roda de Saberes – para 24 meninos da folia mirim 20.03 – Palestra sobre Acessibilidade e Inclusão Social, 93 participantes 20.03- Workshop: Noções Básicas para elaboração de um projeto cultural – 44 alunos 26.03- Oficina Roda de Saberes com inclusão- APAE, 25 meninos.

Projeto classificado em primeiro lugar na categoria de Cultura Tradicional

O Projeto Preservação da Cultura da Folia Mirim de Monte do Carmo apresentado pela Associação dos Foliões de Monte do Carmo se classificou em primeiro lugar do Estado na categoria Cultura Tradicional do Edital nº 23/2024 do Governo Federal, Programa de Política Nacional Aldir Blanc – PNAB. Recebe apoio do Governo do Estado do Tocantins através da Secretaria Estadual da Cultura -Secult, Prefeitura Municipal de Monte do Carmo, Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e da Câmara Municipal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.