Ford Ranger ganha versão Super Duty na Austrália: picape raiz para trabalho pesado de verdade

A Ford apresentou na Austrália uma nova versão da Ranger voltada para o trabalho pesado. Batizada de Ranger Super Duty, a novidade amplia as capacidades da picape média com soluções que antes exigiam modificações fora da fábrica. Com foco em resistência, tração e capacidade de reboque, o modelo nasce de uma escuta ativa da montadora junto a empresas e operadores de frotas que apontaram lacunas na oferta de veículos médios para tarefas mais exigentes.

Pontos Principais:

  • Nova versão Ford Ranger Super Duty estreia na Austrália com foco em trabalho pesado.
  • Capacidade de reboque chega a 4.500 kg com motor 3.0 V6 turbodiesel.
  • Design robusto traz snorkel, pneus de 33″, para-choques metálicos e caçamba flatbed.
  • Modelo inclui câmera 360°, alerta de colisão e controle de ponto cego com trailer.
  • Disponível com cabine simples, estendida ou dupla e foco em vendas para empresas.

O projeto envolveu visitas e entrevistas com mais de 50 empresas e serviços públicos, cujo objetivo foi mapear necessidades específicas de uso. A proposta da Ford foi desenvolver um modelo que pudesse suprir as demandas operacionais que iam além do que a Ranger tradicional oferecia, mas sem que o consumidor precisasse recorrer a alterações terceirizadas. A versão Super Duty, portanto, representa uma extensão direta das versões convencionais, com mudanças estruturais e visuais.

A Ranger Super Duty não impressiona só pelo visual robusto: ela foi projetada para enfrentar trabalho pesado de verdade, com estrutura reforçada e soluções práticas de fábrica.
A Ranger Super Duty não impressiona só pelo visual robusto: ela foi projetada para enfrentar trabalho pesado de verdade, com estrutura reforçada e soluções práticas de fábrica.

A nova Ranger Super Duty surge como alternativa aos modelos pesados da linha F, como F-150 e F-250, adaptando soluções para o formato de uma picape média. A carroceria é reforçada, os pneus são de uso misto com 33 polegadas, a suspensão foi ajustada, e a caçamba do tipo flatbed oferece praticidade no transporte de carga. A capacidade de reboque chega a 4.500 kg, o que representa um ganho de 1.400 kg em relação à Ranger convencional.

Desenho voltado ao uso funcional

Desenvolvida após escuta ativa com frotistas e empresas, a Ford Ranger Super Duty surge como resposta às necessidades não atendidas por picapes médias convencionais no mercado.
Desenvolvida após escuta ativa com frotistas e empresas, a Ford Ranger Super Duty surge como resposta às necessidades não atendidas por picapes médias convencionais no mercado.

A estrutura da Super Duty parte de alterações visuais e funcionais que atendem a demandas práticas. O modelo adota capô exclusivo com inscrição em alto-relevo, para-lamas alargados e novos para-choques metálicos que ampliam o ângulo de entrada e saída da picape. A grade frontal é mais aberta para garantir fluxo de ar adequado em condições extremas. Os retrovisores também foram modificados e ganharam formato maior, com ajuste próprio para situações de reboque.

Os para-choques metálicos são fixados diretamente ao chassi e contam com proteção para o radiador e os faróis. A dianteira tem ainda um protetor de cárter que se estende a partir do para-choque, ampliando os ângulos de ataque e o nível de proteção em terrenos acidentados. Os espelhos foram desenvolvidos para manter a visibilidade mesmo com a carga ou reboques que prejudiquem o espelho interno.

O sistema de snorkel foi desenvolvido em parceria com a Safari e integra o visual da picape, elevando a entrada de ar ao nível do teto. Isso permite enfrentar ambientes com poeira intensa ou alagamentos, melhorando o fluxo de ar e reduzindo riscos ao motor. O snorkel é instalado de forma selada, com foco em vedação e durabilidade.

  • Capô exclusivo com nome Super Duty estampado.
  • Grade aberta para fluxo de ar otimizado.
  • Retrovisores maiores para reboque com testes de impacto.

Interior mantido com foco em utilidade

O interior mantém a central de 12" e oferece suporte para dispositivos de até 4 kg, integrando funções digitais ao dia a dia de operadores e equipes de campo.
O interior mantém a central de 12″ e oferece suporte para dispositivos de até 4 kg, integrando funções digitais ao dia a dia de operadores e equipes de campo.

No interior, a Ford optou por manter o layout já conhecido da Ranger, incluindo a central multimídia com tela de 12 polegadas. Há novidades voltadas ao uso profissional, como um suporte para dispositivos que pode ser instalado no painel do lado do passageiro. Esse suporte aguenta até 4 kg e permite o uso de tablets ou computadores embarcados sem comprometer o airbag ou exigir furos no painel.

O nome Super Duty também aparece no porta-luvas superior, em alto-relevo. O sistema elétrico do veículo inclui interruptores auxiliares no teto, que podem ser conectados a sistemas externos, como luzes de trabalho ou ferramentas. Esses detalhes facilitam o uso do modelo por empresas que demandam equipamentos adicionais.

O suporte de dispositivos foi pensado para minimizar vibração e manter os aparelhos visíveis em movimento, permitindo operação segura sem adaptações improvisadas. Esse recurso é especialmente útil para operadores agrícolas, de construção ou serviços públicos que precisam de conectividade e integração de sistemas na cabine.

  • Suporte de até 4 kg para dispositivos no painel.
  • Interruptores auxiliares integrados no teto.
  • Interior com mesmas dimensões da Ranger convencional.

Capacidade de carga e estrutura reforçada

A caçamba flatbed de metal com abertura lateral e ganchos reforçados facilita a amarração de cargas pesadas, ampliando a funcionalidade no uso agrícola e industrial.
A caçamba flatbed de metal com abertura lateral e ganchos reforçados facilita a amarração de cargas pesadas, ampliando a funcionalidade no uso agrícola e industrial.

A estrutura do chassi foi reforçada e adaptada para uma carga máxima de 4.500 kg com reboque com freio. O modelo também pode ser equipado com tanque de combustível de 140 litros, ampliando a autonomia. As rodas são do tipo caminhão leve, com oito parafusos de fixação, e os pneus General Grabber de 33 polegadas são projetados para uso misto, mantendo desempenho em asfalto e fora dele.

A caçamba flatbed permite acesso pelas laterais e é equipada com ganchos para amarração. Essa configuração facilita o carregamento de itens pesados ou irregulares, comuns em uso agrícola, construção civil e transporte florestal. O modelo estará disponível com cabine simples, estendida ou dupla, e poderá ser adaptado a diferentes tipos de carrocerias comerciais.

Segundo a Ford, esse conjunto de soluções evita modificações externas e entrega ao consumidor um produto pronto para uso exigente. A proposta é atender diretamente empresas e frotistas que demandam maior robustez e flexibilidade sem depender de transformações fora da rede autorizada.

  • Capacidade de reboque de 4.500 kg com freio.
  • Tanque de combustível ampliado para 140 litros.
  • Rodas com 8 parafusos e pneus de uso misto.

Sistemas eletrônicos e recursos de assistência

A capacidade de reboque com freio atinge 4.500 kg, superando em 1.400 kg as versões convencionais da Ranger, com tanque ampliado para 140 litros e estrutura reforçada.
A capacidade de reboque com freio atinge 4.500 kg, superando em 1.400 kg as versões convencionais da Ranger, com tanque ampliado para 140 litros e estrutura reforçada.

A nova Ranger Super Duty incorpora recursos de assistência que geralmente não estão presentes em modelos cabine-chassi. A lista inclui câmera 360°, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, assistente de ré com alerta de tráfego cruzado e controle de ponto cego com cobertura de reboque.

A traseira traz uma barra inteligente que integra os sensores e câmeras, permitindo que as versões de chassi também se beneficiem das tecnologias de segurança. Esse sistema foi projetado para resistir ao uso em ambientes hostis e às adaptações de caçambas diversas.

A tração é integral (4×4) e o câmbio deve ser automático de 10 marchas, já utilizado em outras versões com o motor V6 turbodiesel. Embora os dados técnicos não tenham sido divulgados, a motorização é a mesma das versões convencionais da Ranger, com potência estimada em 250 cv.

  • Controle de ponto cego com cobertura de reboque.
  • Câmera 360° com sensores integrados ao chassi.
  • Câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4.

Lançamento e possibilidades de mercado

A caçamba flatbed de metal com abertura lateral e ganchos reforçados facilita a amarração de cargas pesadas, ampliando a funcionalidade no uso agrícola e industrial.
A caçamba flatbed de metal com abertura lateral e ganchos reforçados facilita a amarração de cargas pesadas, ampliando a funcionalidade no uso agrícola e industrial.

O lançamento da Ranger Super Duty será feito inicialmente na Austrália, com foco em vendas diretas a empresas, fazendeiros e serviços públicos. A marca confirmou que o modelo será exportado para outros mercados, o que inclui potencial envio ao Brasil, embora ainda sem confirmação oficial de chegada ou data.

As versões oferecidas abrangem cabine simples, estendida e dupla, com variações de chassi e picape convencional. Essa diversidade permite atender uma ampla gama de aplicações, desde o trabalho rural até serviços de emergência e uso florestal.

A Ford Ranger Super Duty chega em três versões: cabine simples, estendida e dupla, com opções de chassi ou caçamba, adaptadas para diferentes tipos de uso profissional intenso.
A Ford Ranger Super Duty chega em três versões: cabine simples, estendida e dupla, com opções de chassi ou caçamba, adaptadas para diferentes tipos de uso profissional intenso.

Com o lançamento da Super Duty, a Ford passa a ocupar uma faixa de mercado ainda pouco explorada no segmento de picapes médias, oferecendo um veículo intermediário entre utilitários leves e caminhonetes de grande porte. O modelo busca atender uma demanda crescente por soluções completas e resistentes diretamente de fábrica.

Projetada para atender todo tipo de serviço, a Ranger Super Duty permite personalização para frotas agrícolas, industriais e até veículos de emergência ou uso governamental.
Projetada para atender todo tipo de serviço, a Ranger Super Duty permite personalização para frotas agrícolas, industriais e até veículos de emergência ou uso governamental.

Fonte: Ford.

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