Old School Day reuniu mais de 20 mil pessoas, calculam organizadores

Quem circulou pelo centro de Santa Cruz do Sul, no entorno da Praça da Bandeira, ao longo de todo o sábado, 5, fez literalmente uma volta ao passado. A quarta edição do Old School Day estimulou a cultura e sobretudo a nostalgia, com a exposição de pelo menos 400 carros e centenas de motocicletas e bicicletas antigas.

O evento ainda proporcionou a venda de antiguidades e produtos variados nos espaços do mercado de pulgas e dos expositores, bem como fomentou a música, com as apresentações de oito bandas de rock do município – Old Skull, Avalanche, Quarto Secreto, Rock de La Cruz, Tumulto Alemão, Crazy Heat, Evil Johnnies e Side B.

LEIA MAIS: FOTOS: Old School Day movimenta Centro de Santa Cruz

De modo geral, incentivou que entusiastas do passado se reunissem em um só local para relembrar épocas marcantes e de significativa importância afetiva. Além das lembranças eternizadas nas características de vários modelos de veículos, o público teve a oportunidade de reviver as décadas de 60, 70 e 80, em especial por meio dos figurinos dos participantes. Alguns usaram roupas de época para entrar no clima proposto e outros para aderir ao concurso de trajes, novidade deste ano do Old School Day e que premiou cinco categorias.

A estimativa é de que mais de 20 mil pessoas, vindas de diversos municípios da região e Estado, tenham prestigiado o evento ao longo de todo o dia. Conforme o organizador Alberto Más e Blum, o sucesso do Old School Day foi reafirmado pelo incentivo à cultura do antigo e da presença da família.

LEIA MAIS: FOTOS: veja como foi a noite de shows no Old School Day

O casal responsável pela organização do Old School Day, Francielyn e Alberto Más e Blum | Foto: Cláudia Priebe

“Do bebê ao idoso, se encontra aqui um tipo de público muito respeitoso que vem celebrar o passado e fomentar o comércio. Eu fico muito feliz de ver isso, de ver as pessoas com filhos pequenos passeando, do incentivo à cultura, com adesão de toda a cidade, de todo o Estado, e de gente de fora do Estado. Com certeza, passou de 20 mil pessoas aqui”, comentou.

Em entrevista à Gazeta do Sul, Blum disse que muitas pessoas sugeriram que a próxima edição fosse ampliada para dois dias. “Teve gente que também pediu para realizar o Old School três vezes por ano, mas não tem essa viabilidade. Estamos muito felizes com essa receptividade do público, principalmente porque essa cultura, do rock n’ roll e das antiguidades, estava um pouco ‘apagada’ em Santa Cruz do Sul.” A Gazeta Grupo de Comunicações foi apoiadora do evento.

LEIA MAIS: Confira os veículos que foram destaques entre o público do Old School Day

Casal vence concurso com traje inspirado em 1850

Novidade do Old School Day neste ano, o concurso de trajes premiou os participantes que usaram vestimentas dos anos 90 e anteriores. Foram cinco categorias: casal, masculino adulto, feminino adulto, criança masculino e criança feminino.

Com 11 finalistas, a categoria casal teve como vencedores os santa-cruzenses Pedro Carneiro e Lavínia Ertel, ambos com 17 anos. Namorando há seis meses, eles conquistaram o público com trajes inspirados na moda de 1850.

Lavínia contou que queriam destacar uma época bem distante para recordar um estilo que, embora extinto, ainda é lembrado como marco de anos de história e evolução da moda. “Nos inspiramos na estética das roupas, que eram costuradas à mão e sob medida, cheias de detalhes e beleza. Pensamos na montagem do figurino, dos sapatos, cabelo, maquiagem e fomos atrás das roupas”, disse, acrescentando que conseguiram tudo emprestado.

Lavínia Ertel e Pedro Carneiro ganharam uma viagem a Gramado | Foto: Cláudia Priebe

LEIA MAIS: Saiba quem foram os vencedores do concurso de trajes do Old School Day

Ela, que estuda em cursinho pré-vestibular, estava confiante de que chegariam à final. No entanto, ao perceberem os demais figurinos dos casais finalistas, bateu a insegurança. “Eram vários casais participando e a chance de ganhar ficou menor. Na hora do anúncio do vencedor, ficamos desacreditados. Foi inexplicável a sensação de surpresa e alegria e, ao mesmo tempo, de gratidão ao público que torceu pela gente.”

Essa foi a terceira vez que Lavínia e Pedro participaram do Old School Day vestidos a caráter. “O início de tudo foi com o grupo Artuando, do Colégio Mauá, com os professores Simone Bencke e Eduardo Spall, em parceria com o grupo Espaço Camarim, que, em 2023, participou com alunos se fantasiando de várias épocas”, recorda.

Como prêmio, o casal ganhou uma viagem para Gramado. As categorias masculino e feminino adulto receberam vales-compras de R$ 1 mil e as categorias criança masculino e feminino, vales-compras de R$ 500,00.

Demais categorias e vencedores

  • Criança masculino: 1º lugar – Joel e Otto Sippert; 2º lugar – Davi Lobato Schilling
  • Criança feminino: 1º lugar – Lauren Vogt Mello. Demais finalistas: Luísa Martina de Borba, Eduarda Bauer e Allana de Moraes
  • Adulto feminino: Stefania Gambim
  • Adulto masculino: Douglas Almada Martins

LEIA TAMBÉM: Quilo do ovo de Páscoa custa quase três vezes mais que o da barra de chocolate, diz pesquisa

Entre o público, volta ao passado e admiração pela cultura

As pessoas que prestigiaram o Old School Day tiveram não só a oportunidade de fazer uma volta ao passado, mas de também valorizar a cultura. Nas imediações da Praça da Bandeira, em meio à sombra, um grupo formado por 20 amigos de Sobradinho e Arroio do Tigre, na região Centro-Serra, acompanhava as atrações, tanto no espaço de veículos quanto dos artigos antigos e vintage. Entre eles estavam o jornalista Henrique Lindner e a psicóloga Miriam Dahlke, de 54 e 55 anos. O casal estava com os filhos Gustavo e Helena e também com o irmão, a cunhada e a sobrinha de Miriam.

Adeptos do motociclismo, Henrique e Miriam participaram do Old School Day pela primeira vez e elogiaram a estrutura e a proposta do evento. “Os passeios de moto sempre fizeram parte da nossa rotina. Pelo menos uma vez por mês a gente tenta fazer um passeio mais perto, pela região ou o Estado, e nas férias, conforme a possibilidade, fazemos uma viagem mais longa”, contou Miriam.

LEIA TAMBÉM: Feira movimenta e valoriza os talentos locais do Loteamento Nova Santa Cruz

Ela citou como exemplo as idas de moto a Bonito, no Mato Grosso do Sul, e à Argentina e ao Chile. Além de conferir as motocicletas expostas, Henrique e Miriam prestigiaram amigos que exibiam veículos antigos. “Viemos por eles, porque gostamos desse tipo de evento. E percebemos no público a admiração geral pela cultura”, avaliou Henrique.

Já o irmão e a cunhada de Miriam, Claus e Daiane Dahlke, que também participam de exposições de carros, reforçaram o potencial turístico de Santa Cruz e observaram o quanto eventos desse porte estimulam a participação das famílias. “A gente vê que esses dois nichos – os carros e as motos antigas – têm sido atração de cada vez mais eventos e isso traz também uma nostalgia”, considerou Daiane. Ela e o marido estavam ainda acompanhados da filha Bethânia.

Diversão em família: Henrique e Miriam; Gustavo; Helena; Bethânia e Daiane e Claus vieram de Sobradinho para conferir | Foto: Cláudia Priebe

LEIA TAMBÉM: Rodeio do CTG Gira Mundo tem provas e ação social

Não muito distantes estavam os professores Fernando Otto Forster e Patrícia Rosas Rodrigues, de 52 e 48 anos, de Santa Cruz, na companhia da cocker Princesa. Caracterizado com roupas das décadas de 60 e 70, o casal foi um dos finalistas do concurso de trajes e também levou à praça a Rural 63 utilizada em acampamentos, trilhas e pescarias.

“Estivemos nas outras edições do Old School e gostamos desses encontros. Todos os fins de semana, tentamos fazer alguma programação diferente e procuramos locais para passear com a Rural”, contou Patrícia. Outro xodó do casal é a motocicleta Yamaha RS 125, ano 1978.

Fernando e Patrícia com a cocker Princesa e a Rural 63 usada em acampamentos e pescarias | Foto: Cláudia Priebe

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Old School Day reuniu mais de 20 mil pessoas, calculam organizadores appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.