Cristo Protetor de Encantado coloca Estado como novo ícone nacional do turismo religioso

De braços abertos para o céu, com o Vale do Taquari sob seus pés, foi oficialmente inaugurado nesse domingo, 6, a escultura monumental que ergue-se como marco de uma nova era para o turismo gaúcho e para a fé que move gerações: o Cristo Protetor de Encantado. O governador Eduardo Leite e o vice-governador, Gabriel Souza, participaram da solenidade de abertura do monumento, que já é considerado um novo cartão-postal gaúcho. Maior do Brasil em sua categoria, a estátua simboliza também a força do turismo religioso no Estado e a fibra espiritual e cultural dos gaúchos enquanto povo que acredita, acolhe e segue em frente. 

A solenidade começou com uma missa celebrada por dois importantes representantes da Igreja: o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, e o cardeal Silvano Maria Tomasi, delegado especial dos Cavaleiros de Malta — uma ordem católica milenar, reconhecida internacionalmente por sua atuação humanitária e diplomática. Durante a celebração, foi lida uma mensagem enviada pelo Papa Francisco.

LEIA TAMBÉM: Feira movimenta e valoriza os talentos locais do Loteamento Nova Santa Cruz

A missa também homenageou as vítimas do trágico acidente de trânsito em Imigrante, com o ônibus que levava estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sete pessoas morreram. 

Símbolo de fé, esperança e reconstrução 

Com 43,5 metros de altura — superando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro — o Cristo Protetor de Encantado se impõe como um novo símbolo de fé, acolhimento e resiliência. “Com os braços abertos sobre o Vale do Taquari, esse monumento representa não apenas nossa fé, mas a superação de um povo que enfrenta adversidades com coragem. Ele consolida Encantado como destino de fé, mas também de esperança e reconstrução”, destacou Eduardo Leite, referindo-se à tragédia climática de 2024 que afetou 95% das cidades gaúchas.

Motor para o desenvolvimento regional

A expectativa é que o Cristo Protetor transforme Encantado em um polo do turismo religioso nacional, com impactos positivos diretos nos setores de comércio, hotelaria, gastronomia e serviços. “Estamos diante de um motor de desenvolvimento econômico. O turismo religioso impulsiona o empreendedorismo local e cria um ciclo virtuoso de oportunidades”, declarou Leite.

LEIA TAMBÉM: Caça aos ovos por ruas de Santa Cruz envolverá mais alunos neste ano

O monumento já faz parte da campanha nacional de promoção turística do Estado, como parte do Plano Rio Grande de reconstrução pós-enchentes. E as projeções vão além do território nacional. “Queremos colocar Encantado na rota do turismo religioso internacional, em parceria com o Ministério do Turismo e outras instituições”, anunciou o governador.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, o deputado federal Luiz Carlos Buzato, representando a Câmara Federal, o presidente da Associação Amigos de Cristo de Encantado, Robison Gonzatti, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, secretários de Estado, autoridades e representantes do empresariado e da comunidade local.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A REGIÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Cristo Protetor de Encantado coloca Estado como novo ícone nacional do turismo religioso appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.