A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) assinaram, nessa sexta-feira, 4, um termo de cooperação para análise e resolução extrajudicial de reclamações relacionadas aos serviços de água e esgoto.
O acordo busca solucionar, de forma célere e articulada, questões como interrupções no fornecimento, obras que afetam a rede, cobrança para ligação ao esgoto, valores das tarifas de água e esgoto, cobrança consolidada em boletos únicos, cortes no fornecimento, entre outras. A iniciativa prevê atuação conjunta das instituições, com abordagem interdisciplinar, planejamento de execução, plano de trabalho flexível e monitoramento contínuo.
LEIA TAMBÉM: Saiba quem foram os vencedores do concurso de trajes do Old School Day
Um dos compromissos do termo é a criação de um canal exclusivo de comunicação, entre a Defensoria e a Corsan, para o recebimento e resposta de demandas encaminhadas pelo Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU) da DPE/RS, no prazo máximo de dez dias úteis. Caso não seja possível o atendimento no período estabelecido, a companhia deverá justificar e poderá solicitar a prorrogação do prazo.
A Corsan também deverá encaminhar à Defensoria, em até 30 dias, um relatório inicial com informações específicas sobre as demandas mencionadas, bem como relatórios trimestrais com dados atualizados sobre a evolução dos atendimentos, número de reclamações, tempo médio de resposta, providências adotadas e eventuais dificuldades enfrentadas.
O acordo ainda prevê o envio de informações iniciais como: a estimativa do número de famílias que poderão ser beneficiadas pela aplicação da Tarifa Social; e os planos de parcelamento de contas e campanhas atualmente em vigor, especialmente nos sete municípios mencionados.
Com duração inicial de 12 meses, o Termo de Cooperação poderá ser prorrogado por decisão conjunta. Em caso de descumprimento, a parte prejudicada deverá notificar a outra para que apresente justificativa e proponha medidas corretivas no prazo de dez dias úteis, antes da adoção de eventuais medidas administrativas ou judiciais.
LEIA MAIS DE SANTA CRUZ DO SUL
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Defensoria Pública e Corsan firmam acordo para resolver demandas de consumidores appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.