Ouça: Primeiro debate da Aliança FM é marcado por propostas e alguns ataques

A Rádio Aliança FM promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 04, o primeiro debate da cobertura eleitoral 2024 que a emissora está realizando neste ano. O encontro teve cerca de uma hora e trinta minutos, iniciando às 07h30, sob comando de Lúcio Mauro Nedel. Ouça a íntegra do debate acima.

SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:

  • CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
  • FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
  • CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK

O primeiro debate reuniu os candidatos do município de Ipumirim. Os dois postulantes ao cargo estiveram presentes. Marineide Pilatti (PSDB) e Valdir Zanella (PP) realizam um encontro marcado por propostas e alguns ataques. O próximo debate será nesta quinta-feira, com representantes de Lindóia do Sul.

Resumo do debate

BLOCO 1

No primeiro bloco, houve as considerações iniciais, onde cada candidato se apresentou para os ouvintes. Na sequência, teve início a primeira rodada de perguntas e respostas. Valdir Zanela começou perguntando para Marineide Pilatti comentar “o que levou o município chegar à situação que vive hoje”, com críticas ao PT e ao PL. Ela disse que não faz parte da atual gestão e que, como vereadora, cobrou melhorias da administração enquanto esteve na casa legislativa.

Na segunda pergunta, foi a vez de Marineide iniciar com perguntas. Ela abordou a inclusão de mulher nas políticas públicas, destacando que é a primeira vez que Ipumirim tem uma mulher como candidata a prefeita. Zanella respondeu que valoriza as mulheres e que em gestões passadas, quando prefeito, as colocou em posições importantes, como secretária.

BLOCO 2

No segundo bloco, Marineide começou abordando alianças partidárias, lembrando que o MDB estava com o PT em gestões passadas. Zanella reforçou que ele e o vice, Nei Schmidt sempre andarão juntos e não deixarão os moradores à deriva.

Na segunda pergunta do segundo bloco, Zanella perguntou sobre as estradas do interior. Marineide disse que vai propor em plano de governo duas patrulhas diárias de equipes com máquinas passando por todas as comunidades para fazer o trabalho de recuperação.

Depois, na terceira pergunta, Zanella abordou o tema saúde. A adversária respondeu que vai valorizar os profissionais que já existem, adequar os espaços físicos e contratar profissionais para a reabilitação, como hidroginástica.

Na última pergunta do segundo bloco, Marinei perguntou a Zanella o que ele vai fazer em relação à administração pública. Ele disse que nas vezes em que foi prefeito, a sociedade sempre teve participação e foi ele que instituiu o conselho municipal. Agora, ele quer criar um conselho semelhante no interior.

BLOCO 3

No terceiro bloco, Zanella começou perguntando e indagou sobre incentivos à agricultura. Marineide respondeu que vai reavaliar as associações do interior e aumentar repasses. Disse ainda que irá subsidiar as comunidades para compra de novos equipamentos.

Na segunda pergunta do terceiro bloco, Marineide falou sobre o que considera como ataque a siglas, reforçando que o vice dela, Felipe Bortoli, foi escolhido pela capacidade e foi uma decisão do próprio PSDB. Ela ainda disse que o vice de Zanella também responde a processos. O adversário disse que não há processos e que, na verdade, há narrativas contra Nei Schmidt. 

Na terceira pergunta, o assunto foi habitação, tema iniciado por Marineide. Zanella respondeu que quando prefeito ajudou na criação de vários bairros e que para a próxima gestão, irá buscar, inicialmente a criação de 120 moradias, com apoio de empresários.

Por fim, a educação foi o tema da quarta pergunta do bloco. Zanella perguntou sobre investimentos no setor, especialmente no ensino integral. Marineide lembrou que quando foi secretária de educação, o município teve o IDEB de 6,9. Mas no mandato seguinte, os resultados caíram. 

BLOCO 4

No último debate, antes das considerações finais, foi realizada mais uma rodada de perguntas. Zanela começou perguntando sobre a composição do quadro administrativo. Ela respondeu que vai valorizar os profissionais efetivos e buscar pessoas competentes para as demais funções. Marineide também disso que não prometeu cargos até o momento, “diferente do senhor, que havia me solicitado para ser secretária de educação, e não quis”.

Na última pergunta, Marineide abordou o investimentos em esportes. O adversário respondeu que desenvolveu o esporte em Ipumirim e que vai buscar melhorar o setor, uma vez que hoje quem vai treinar no município, encontra ginásios fechados. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.