Projeto incentiva uso de energia solar em semáforos e iluminação pública em Santa Cruz

Está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto de lei que cria o programa Cidade Solar em Santa Cruz do Sul. A proposta, apresentada pelo vereador Raul Hermes (PL), incentiva o uso de energia solar na iluminação pública e em obras municipais, substituindo os equipamentos convencionais de forma gradual. Segundo o parlamentar, isso aumentaria a eficiência energética, resultando, eventualmente, em redução de custos.

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, Hermes citou o exemplo do restaurante do qual é proprietário no Bairro João Alves, onde já são utilizadas placas solares para a geração de energia. “Um investimento desses que você faz, em 15 anos acaba se pagando e depois fica com essa ferramenta que começa a te dar lucro. Hoje, quando você fala com pessoas que têm energia fotovoltaica, dizem que é o melhor investimento que você pode fazer dentro da sua empresa. E a gente acredita também que seria o melhor investimento dentro da Prefeitura”, defendeu.

LEIA TAMBÉM: Manual da Família Atípica reforça campanha de conscientização sobre autismo em Santa Cruz

No poder público municipal, o vereador comentou que a substituição de lâmpadas convencionais por modelos de LED já gerou uma economia significativa. Com o acréscimo de sistemas fotovoltaicos, com a produção de energia por fontes sustentáveis, o custo de operação seria ainda mais reduzido.

Para não impactar em custos altos à Prefeitura, a proposta de Hermes prevê que a mudança ocorra de forma gradual. “A ideia seria que, à medida que uma sinaleira ou uma lâmpada em praças públicas fosse estragando, a gente substituísse”, explicou. A medida também seria válida para novos loteamentos, que já seriam construídos com o sistema de energia fotovoltaica. Para projetos de novas obras públicas e reformas de prédios públicos, o programa também prevê a obrigatoriedade dos sistemas de energia solar.

Raul Hermes explicou a proposta em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 | Foto: Expedito Engling

LEIA TAMBÉM: MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais; entenda

Outra questão ressaltada é que os sistemas alimentados por energia solar não sofrem com quedas de luz ou apagões, visto que possuem armazenamento próprio por meio de baterias de alta eficiência. Caso aprovada e publicada, a lei entrará em vigor em 180 dias após sua publicação.

Veja o que prevê o projeto de lei

  • Implantação de semáforos alimentados prioritariamente por energia solar;
  • Lâmpadas LED com sistema fotovoltaico para iluminação de ruas e avenidas, equipados com células fotovoltaicas para a conversão de energia solar em elétrica, armazenada em baterias de alta eficiência para garantir seu funcionamento contínuo;
  • Implantar câmeras de segurança e monitoramento, equipados com painéis fotovoltaicos para conversão de energia solar em elétrica, armazenada em baterias de alta eficiência para garantir seu funcionamento contínuo;
  • Iluminar praças, parques e espaços públicos com energia proveniente de fontes renováveis;
  • Incluir a obrigatoriedade de sistemas de energia solar em projetos de novas obras públicas e reformas de prédios públicos;
  • Implementar soluções de energia renovável na infraestrutura de novos loteamentos, priorizando fontes limpas como energia solar;
  • Firmar parcerias com empresas e instituições para o financiamento e desenvolvimento de tecnologias de energia sustentável;
  • Promover campanhas educativas sobre o uso eficiente da energia e os benefícios da energia renovável;
  • Reduzir o consumo de energia elétrica na administração pública, priorizando fontes limpas e renováveis, inclusive ficando autorizada a compra de energia renovável.

Confira a entrevista completa com Raul Hermes

Rádio Gazeta · Raul Hermes – Vereador 02/04/2025

Colaboraram Carina Weber, Lucas Malheiros e Marcio Souza

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Projeto incentiva uso de energia solar em semáforos e iluminação pública em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.