Região registra casos de golpe do falso advogado; veja orientações

Entre os diferentes golpes aplicados via redes sociais, um deles tem sido motivo de preocupação para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Passando-se por advogados ou servidores do Judiciário, criminosos entram em contato com a vítima, via WhatsApp, e informam que há valores a receber no processo, mas que antes precisam pagar os custos. Em seguida, os golpistas indicam uma chave Pix para que a transação antecipada seja realizada.

Há registros de muitos casos, tanto na subseção local da OAB como em outras dos vales do Rio Pardo e Taquari. “Aqui acontece diariamente”, afirma a presidente da OAB de Santa Cruz do Sul, Manuela Braga. Apesar da frequência de relatos, ainda não há uma estimativa do número de casos e do prejuízo causado. “Normalmente são dados verdadeiros de processos que ainda não sabemos como conseguem.”

LEIA TAMBÉM: Entenda porque o preço da passagem de ônibus subiu em Santa Cruz

Manuela Braga: casos têm sido frequentes

Operação identificou autores

No Rio Grande do Sul, crimes foram denunciados pela entidade – somente em 2024, houve a formalização de 118 queixas. Na última semana de março, no dia 27, uma operação interestadual da Polícia Civil resultou em 24 apreensões e 12 prisões. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, por exemplo, estima-se que os golpes causaram prejuízo de mais de R$ 700 mil às vítimas.

Visando a segurança de dados, a OAB, atenta aos casos desde 2023, já articulou com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e conseguiu que os processos de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) no âmbito da Justiça Federal tramitem em sigilo.,

O que diz o comunicado emitido pela OAB

“(…) criminosos estão se passando por advogados locais, pedindo dinheiro para a liberação de valores e alvarás depositados em juízo. (…) Não é prática da advocacia exigir pagamento algum para levantamento de valores depositados em processos judiciais. Orientamos que os clientes busquem informações junto aos escritórios contratados através dos telefones habitualmente usados e, se necessário, pessoalmente.”

LEIA TAMBÉM: Marechal Floriano terá alterações no trânsito a partir desta terça-feira; saiba os novos horários

Importante saber

  • Ao receber qualquer mensagem, procure contatar o profissional diretamente nos números oficiais indicados por ele.
  • Sempre desconfie, pois os advogados não pedem valores antecipados.
  • Se cair no golpe (cliente ou advogado), registre a ocorrência.
  • Clientes devem registrar ocorrência junto à Polícia Civil e advogados podem denunciar pelos canais [email protected] e [email protected]

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Região registra casos de golpe do falso advogado; veja orientações appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.