CFMoto 450MT: Gigante chinesa estreia no Brasil com moto de alta tecnologia​

A chegada da CFMoto ao mercado de motocicletas no Brasil marca um novo capítulo para a fabricante chinesa, que até então atuava localmente apenas com veículos como quadriciclos e UTVs. Representada pelo Grupo Unique, sediado em Piracicaba (SP), a marca confirma sua entrada no segmento de duas rodas com a 450MT, modelo voltado ao público que busca versatilidade e desempenho em diferentes terrenos.

Pontos Principais:

  • CFMoto 450MT será montada no Brasil pela fábrica do Grupo Unique.
  • Motor bicilíndrico de 449 cc entrega 44 cv e 44 Nm de torque.
  • Suspensões KYB ajustáveis com 200 mm de curso na dianteira e traseira.
  • Equipamentos incluem ABS Bosch, controle de tração e painel TFT com Bluetooth.
  • ​A CFMoto 450MT ainda não teve seu preço oficial divulgado no Brasil. Especula-se que seu valor será semelhante ao da Royal Enfield Himalayan 450, cujos preços variam entre cerca de R$ 29.990 e R$ 31.990.​

O anúncio foi feito junto à confirmação da participação da empresa em eventos como o Festival Interlagos e o Capital Moto Week. Ainda sem preço revelado oficialmente para o Brasil, a CFMoto 450MT se apresenta como uma nova alternativa dentro de um nicho atualmente disputado por modelos como a Royal Enfield Himalayan 450 e a futura Honda NX 500, que substituirá a CB 500X.

A CFMoto inicia uma nova fase no Brasil ao anunciar a chegada da 450MT, sua primeira moto no país. A marca já atuava com quadriciclos e UTVs por meio do Grupo Unique.
A CFMoto inicia uma nova fase no Brasil ao anunciar a chegada da 450MT, sua primeira moto no país. A marca já atuava com quadriciclos e UTVs por meio do Grupo Unique.

Embora compartilhe o foco aventureiro com suas possíveis concorrentes, a 450MT traz características que a posicionam como uma proposta própria, com diferenciais estruturais e eletrônicos que indicam um direcionamento voltado tanto ao uso urbano quanto ao fora-de-estrada leve e moderado.

Design e proposta de uso

Montada em Manaus, a 450MT reforça a presença industrial da CFMoto no Brasil. As peças chegam da China, mas a montagem nacional busca viabilizar preço competitivo.
Montada em Manaus, a 450MT reforça a presença industrial da CFMoto no Brasil. As peças chegam da China, mas a montagem nacional busca viabilizar preço competitivo.

A CFMoto 450MT adota elementos típicos das motocicletas aventureiras, com destaque para o conjunto de rodas e a geometria elevada do chassi. O modelo utiliza roda dianteira de 21 polegadas e traseira de 18 polegadas, uma combinação que favorece o desempenho em terrenos irregulares e trilhas. A altura livre do solo é de 220 mm, o que complementa a proposta para uso fora de estrada.

A altura do assento, posicionada a 820 mm do chão, pode ser reduzida para 800 mm com o uso de banco opcional, ampliando a acessibilidade para pilotos de diferentes estaturas. A estrutura geral da motocicleta é projetada para suportar tanto deslocamentos em vias pavimentadas quanto situações que exigem maior curso de suspensão e controle de tração.

O modelo mantém proporções equilibradas com comprimento de 2.210 mm, largura de 870 mm e altura de 1.430 mm. A distância entre-eixos é de 1.505 mm, colaborando para uma condução estável em alta velocidade, enquanto o tanque de combustível de 17,5 litros proporciona boa autonomia.

Motorização e desempenho

O motor bicilíndrico de 449 cc com virabrequim de 270° entrega 44 cv e 44 Nm. Dois eixos de balanceamento reduzem vibrações, priorizando suavidade no uso urbano e fora de estrada.
O motor bicilíndrico de 449 cc com virabrequim de 270° entrega 44 cv e 44 Nm. Dois eixos de balanceamento reduzem vibrações, priorizando suavidade no uso urbano e fora de estrada.

O motor da CFMoto 450MT é um bicilíndrico paralelo com 449 cc, dotado de virabrequim com ângulo de 270°, o que oferece uma entrega de torque mais controlável em rotações baixas e médias. O propulsor é capaz de gerar até 44 cv a 8.500 rpm, com torque máximo de 44 Nm a 6.250 rpm.

A construção do motor inclui dois eixos de balanceamento, com o objetivo de reduzir vibrações e proporcionar uma experiência de condução mais suave. A alimentação é feita por injeção eletrônica Bosch, sistema já conhecido por sua confiabilidade no gerenciamento de combustível e ignição.

A transmissão é composta por câmbio de seis marchas com embreagem deslizante, solução que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas e contribui para a segurança em pilotagem mais agressiva ou off-road.

Estrutura e suspensão

Voltada ao segmento aventureiro, a 450MT tem rodas de 21 e 18 polegadas, além de altura livre de 220 mm, atendendo bem a uso urbano e trilhas com diferentes níveis de exigência.
Voltada ao segmento aventureiro, a 450MT tem rodas de 21 e 18 polegadas, além de altura livre de 220 mm, atendendo bem a uso urbano e trilhas com diferentes níveis de exigência.

O chassi da 450MT segue a arquitetura em treliça, utilizando aço cromo-molibdênio, que oferece resistência e leveza. Essa estrutura suporta a proposta mista da motocicleta, permitindo desempenho equilibrado tanto em asfalto quanto fora dele. O peso seco do modelo é de aproximadamente 175 kg.

No conjunto de suspensão, a CFMoto recorreu à KYB para os componentes dianteiro e traseiro. Na frente, o garfo invertido de 41 mm possui 200 mm de curso, com ajustes de pré-carga e 20 níveis de amortecimento. Atrás, o monoamortecedor segue a mesma configuração de curso e capacidade de ajuste.

Esse conjunto é projetado para absorver impactos de obstáculos com eficiência, mantendo a estabilidade e a tração mesmo em superfícies irregulares. O resultado é uma motocicleta com capacidade de adaptação a diferentes contextos de pilotagem.

Freios e equipamentos eletrônicos

A CFMoto 450MT vem com freios a disco J.Juan, ABS Bosch de dois canais com desligamento na roda traseira e controle de tração também desligável para pilotagem segura.
A CFMoto 450MT vem com freios a disco J.Juan, ABS Bosch de dois canais com desligamento na roda traseira e controle de tração também desligável para pilotagem segura.

O sistema de freios é composto por discos únicos nas duas rodas, com pinças da marca J.Juan e gerenciamento eletrônico por ABS de dois canais da Bosch. O sistema ABS pode ser desativado na roda traseira por meio de um botão localizado no guidão, o que favorece a condução em trilhas e pisos escorregadios.

A motocicleta também conta com controle de tração (TCS), também da Bosch, que pode ser desligado através do painel de instrumentos. Esse recurso auxilia na estabilidade do veículo em superfícies de baixa aderência, oferecendo segurança adicional ao piloto.

O painel da 450MT é um display TFT colorido de 5 polegadas, que oferece leitura clara das informações e permite conexão com dispositivos via Bluetooth. O conjunto óptico da motocicleta utiliza iluminação full-LED, presente em faróis, lanternas e indicadores de direção.

Montagem nacional e rede de distribuição

​A CFMoto, representada no Brasil pelo Grupo Unique, planeja iniciar a montagem de suas motocicletas, incluindo a 450MT, na fábrica localizada em Manaus (AM). Essa unidade já é responsável pela produção de quadriciclos e UTVs da marca. Atualmente, a empresa está focada em estruturar uma rede de concessionárias dedicada às motocicletas, visando oferecer um serviço de pós-venda eficiente e assegurar a satisfação dos clientes. ​
​A CFMoto, representada no Brasil pelo Grupo Unique, planeja iniciar a montagem de suas motocicletas, incluindo a 450MT, na fábrica localizada em Manaus (AM). Essa unidade já é responsável pela produção de quadriciclos e UTVs da marca. Atualmente, a empresa está focada em estruturar uma rede de concessionárias dedicada às motocicletas, visando oferecer um serviço de pós-venda eficiente e assegurar a satisfação dos clientes. ​

Embora fabricada na China, a CFMoto 450MT será montada no Brasil, na planta industrial do Grupo Unique em Manaus, inaugurada em 2019. A estratégia segue o modelo CKD (Completely Knocked Down), com envio das peças desmontadas para nacionalização e montagem local.

Ainda não está claro se a atual rede de revendas que comercializa os veículos off-road da marca será utilizada para distribuir a nova linha de motocicletas. Essa definição será importante para o sucesso da operação, pois envolve a questão do pós-venda, reposição de peças e suporte técnico.

Atualmente, a CFMoto possui mais de cem revendas no Brasil, mas a decisão sobre uma rede exclusiva para motocicletas ainda depende de análise da marca e do mercado. A estrutura de atendimento será fundamental para conquistar a confiança dos consumidores brasileiros.

Mercado e concorrência

A eletrônica da 450MT inclui painel TFT de 5", ABS de dois canais com desligamento traseiro e controle de tração, garantindo segurança e versatilidade ao piloto.
A eletrônica da 450MT inclui painel TFT de 5″, ABS de dois canais com desligamento traseiro e controle de tração, garantindo segurança e versatilidade ao piloto.

A entrada da 450MT acontece em um momento de crescimento do segmento aventureiro de média cilindrada, onde modelos como Royal Enfield Himalayan 450 e Honda NX 500 já estão ou estarão disponíveis em breve. A proposta da CFMoto busca oferecer uma opção intermediária com pacote técnico e eletrônico competitivo.

A escolha do preço será decisiva. Na Europa, a 450MT tem valor próximo ao da Himalayan 450, e essa referência pode indicar um posicionamento mais agressivo da marca no Brasil. Contudo, a consolidação no mercado depende também de fatores como qualidade percebida, durabilidade e assistência técnica.

Outra questão importante será a construção de uma imagem de confiabilidade, desafio comum a marcas que ingressam em mercados dominados por fabricantes tradicionais como Honda e Yamaha. A Royal Enfield, por exemplo, tem apostado em preços competitivos para superar essa barreira, estratégia que poderá ser replicada pela CFMoto.

  • Motor: bicilíndrico 449 cc, 44 cv, 44 Nm, virabrequim de 270°
  • Suspensão KYB: 200 mm de curso, ajustável na frente e atrás
  • Peso a seco: 175 kg
  • Altura do assento: 820 mm (ou 800 mm com banco opcional)
  • Painel TFT: 5” colorido com Bluetooth
  • Freios: discos com ABS Bosch de 2 canais (desligável na traseira)
  • Controle de tração: desligável
  • Iluminação: full-LED
  • Montagem: nacional (fábrica em Manaus)
  • Distribuição: rede em definição pelo Grupo Unique
Ainda sem preço definido, a 450MT chega para competir com Himalayan 450 e futura Honda NX 500. A definição da rede de revendas será crucial para o sucesso da operação.
Ainda sem preço definido, a 450MT chega para competir com Himalayan 450 e futura Honda NX 500. A definição da rede de revendas será crucial para o sucesso da operação.

Fonte: Cfmoto, Wikipedia, Motor1, Motoo, Oantagonista e Gazetasp.

O post CFMoto 450MT: Gigante chinesa estreia no Brasil com moto de alta tecnologia​ apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.