Artesanato se torna aliado de pessoas com autismo em exposição em Santa Cruz

O Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz recebe, até o próximo dia 14 , o projeto Artesanato & Terapia: Kit Sensorial para TEA e Síndromes. Ele apresenta cerca de 50 peças, desenvolvidas por integrantes da Associação dos Artesãos de Santa Cruz do Sul – Recanto do Artesão, com o uso de materiais, tamanhos e texturas diversificados.

De acordo com a curadora do projeto, Juliane Mai, os trabalhos foram elaborados com base em estudos, contribuindo para a aprendizagem e a evolução motora e intelectual de crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras síndromes. Ao todo, 11 artesãos participaram, e levaram cerca de três meses para concluir os trabalhos. 

LEIA MAIS: Exposição “Artesanato & Terapia” recebe o público em Sobradinho

Após a exibição em Santa Cruz, o projeto passará por Pantano Grande, Lagoão, Sobradinho e São Jerônimo. Além da exposição, haverá palestra com profissionais capacitados para abordar as síndromes.

A iniciativa foi lançada na noite dessa segunda-feira, 31. O vice-prefeito de Santa Cruz, Alex Knak, destacou a necessidade de ações como essa, sobretudo para aprender a melhorar a vida das pessoas com TEA e outros diagnósticos. “Estamos aqui para evoluir como pessoa e eu como gestor. Todos nós precisamos ouvir essas pessoas, compartilhar boas ideias e envolver a nossa comunidade”, disse.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, destacou a necessidade de inclusão. Além disso, afirmou que o artesanato é a “menina dos olhos” da pasta, a partir dos eventos realizados na Praça da Bandeira, ressaltando que o setor gera recursos. “Tivemos um faturamento de quase R$ 30 mil na primeira feira. Isso mostra o quanto é importante o artesanato.”

Trabalho dos artesãos de Santa Cruz ajuda no desenvolvimento de pessoas com TEA | Foto: Julian Kober

LEIA TAMBÉM: Polo Audiovisual leva solicitações do setor ao secretário de Cultura de Santa Cruz

Artesã desenvolve peças para os filhos

A artesã Luíra Rodrigues Andrade de Quadros, de 38 anos, apresentou a proposta para a associação. Seus três filhos – Lukas, 18, Davi Carlos, 12, e Yasmin, 10 – são diagnosticados com TEA. A convivência com eles estimulou-a a produzir objetos para interagir. “Não é apenas um brinquedo. Cada peça traz muita história e permite que possamos trabalhar muita coisa com eles. Formatos, textura e cores são elementos que contribuem para evoluir o quadro deles”, afirma.

Ela criou livros com atividades, incluindo quebra-cabeças e formas geométricas, além de um tênis para que possam aprender a amarrar os cadarços. Há ainda uma máquina de lavar para que saibam colocar a roupa. Para Luíra, o projeto permite que as famílias que não conseguem adquirir kits sensoriais tenham acesso. “É sem dúvida um motivo para celebrar, especialmente quem está nessa batalha.”

Iniciativa: Luíra de Quadros confeccionou objetos para sua filha Yasmin, de 10 anos | Foto: Julian Kober

Para saber

O projeto Artesanato & Terapia: Kit Sensorial para TEA e Síndromes estará em exibição no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, na antiga Estação Férrea, até o próximo dia 14. São cerca de 50 peças, desenvolvidas por 11 artesãos de Santa Cruz do Sul. Além do material exposto, o público terá a chance de adquirir parte do trabalho. As visitas podem ser realizadas diariamente, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Para agendar visitas escolares, o telefone é o (51) 99318 4157.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Artesanato se torna aliado de pessoas com autismo em exposição em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.