Polo Audiovisual leva solicitações do setor ao secretário de Cultura de Santa Cruz

Representantes do Santa Cruz Polo Audiovisual estiveram reunidos com o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, para apresentar solicitações do setor. O encontro, do qual participou também o coordenador de Eventos da secretaria, Ivan Pfeifer, ocorreu na última quinta-feira, 27.

Uma das propostas dos representantes do polo, Jair Giacomini e Diego Tafarel, foi a realização da terceira edição municipal da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) ainda em 2025. Somente em outubro do ano passado, quatro editais foram abertos pela pasta, resultando em investimentos de R$ 891.637,38.

LEIA TAMBÉM: Com subsídio da Prefeitura, passagem de ônibus tem valor estabelecido em Santa Cruz; veja

Para continuar o fomento ao audiovisual e à cultura em Santa Cruz, o polo sugere que o Município direcione pelo menos 1% do orçamento anual à Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Também propõe que a pasta direcione um mínimo de 10% do orçamento para o fomento artístico por meio do Funcultura. Conforme os representantes do polo, tais percentuais constam dos objetivos do Plano Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul para o decênio 2022/2032.

Segundo Tafarel, o secretário Albers mostrou-se aberto a ouvir e disposto a contribuir para o progresso do setor. “O setor audiovisual é essencial para o desenvolvimento econômico de uma cidade, sendo uma economia sustentável e socioambiental. Cidades desenvolvidas sempre incluem o audiovisual como prioridade, e temos certeza de que Santa Cruz não será diferente”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Amvarp deve discutir com o Estado impacto das obras da RSC-287 para moradores e empresários

Na avaliação do secretário, tal medida é um assunto que deve ser tratado com seriedade. “Eu sou a favor, para mim poderia ser até mais. Porém, para ser um bom gestor é preciso entender todos os aspectos de um governo e, com certeza, o prefeito Sérgio Moraes fará isso com maestria”, afirmou.

Para Albers, que considerou o encontro “extremamente proveitoso”, o Polo Audiovisual é imprescindível para Santa Cruz e região. Isso porque gera renda para diversos núcleos, incluindo hotéis, comércio gastronômico, marcenaria, metalurgia e costureiras. “O segmento é muito amplo em termos de alcance. Temos um potencial muito grande para brigar de igual para igual com a Serra Gaúcha devido às nossas belezas naturais e localização privilegiada no centro do Estado. Estamos perto de tudo e de todos.”

LEIA MAIS DE SANTA CRUZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Polo Audiovisual leva solicitações do setor ao secretário de Cultura de Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.