Senadora Professora Dorinha participa de audiência para revisão do Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão

Senadora Professora Dorinha Seabra

Na tarde desta sexta-feira, 28, a senadora Professora Dorinha (União) esteve presente em uma Audiência Pública em Marianópolis, destinada à formalização da assinatura de um convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC). O evento teve como foco principal a revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, uma das mais relevantes unidades de conservação do Brasil.

A iniciativa tem como objetivo atualizar as diretrizes para conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais da APA. Fortalecer a gestão participativa, integrando conhecimentos técnicos da UFT e demandas das comunidades locais. E garantir a proteção de ecossistemas críticos, como o complexo do Cantão, que abriga espécies ameaçadas e áreas úmidas de importância internacional.

A colaboração com a UFT, por meio do IAC, visa aliar expertise acadêmica e políticas públicas para promover desenvolvimento sustentável na região. A APA Ilha do Bananal/Cantão, com mais de 1,6 milhão de hectares, é vital para a preservação do Cerrado, Pantanal e Amazônia, além de ser um polo de pesquisa científica e turismo ecológico.

“É com grande honra e responsabilidade que participo deste momento e quero parabenizar todos os envolvidos. Me coloco à disposição para continuar apoiando o estado e para apoiar essa causa tão importante, que vive um processo de construção, de um novo momento de regulação e, ao mesmo tempo, o investimento que precisa ser feito aqui na região do Vale do Araguaia. Com certeza, o trabalho da universidade, juntamente com o governo do estado, com os órgãos de controle, vai criar uma modelo que pode ser exemplo para todo o Brasil. Estamos aqui para consolidar um avanço fundamental: a revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão, uma das unidades de conservação mais relevantes do nosso país. Temos um patrimônio natural que integra ecossistemas vitais como o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia”, declarou a senadora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.