Prefeitura de Piracicaba diz que mal estado de prédio do Centro Pop gerava riscos e anuncia troca de endereço


A partir de segunda-feira (31), unidade passa a atender na Rua Frei Vital de Primeiro, 234, Jardim Califórnia, onde também funciona a Casa de Passagem Instalações da Casa de Passagem, onde vai funcionar o Centro Pop
Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba (SP) comunicou nesta sexta-feira (28) que o mal estado no qual se encontra o prédio do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) colocava em risco pessoas que frequentam o local. Por isso, anunciou mudança emergencial de endereço.
📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, a unidade passa a atender na Rua Frei Vital de Primeiro, 234, Jardim Califórnia, onde também funciona a Casa de Passagem, a partir de segunda-feira (31). Até então, o atendimento ocorria na Rua Voluntários de Piracicaba.
“Essa mudança vem sendo planejada desde que assumimos a pasta, em janeiro. O imóvel onde o equipamento estava instalado, que era alugado, apresenta problemas estruturais, não recebia manutenção, e colocava em risco a vida das pessoas que frequentavam e dos servidores”, afirmou Fernanda Varandas, secretária de Assistência Social, em nota à imprensa.
“Durante o dia, o atendimento será como Centro Pop, até as 18h, e depois desse horário como Casa de Passagem. O imóvel da Casa de Passagem é bem estruturado e mais confortável para um atendimento adequado”, acrescentou.
De acordo com a secretaria, o Centro Pop e a Casa de Passagem vão funcionar no mesmo endereço temporariamente. Um novo imóvel está sendo adaptado para ser a Casa de Passagem enquanto o Centro Pop vai permanecer no endereço da Frei Vital de Primeiro.
“Precisávamos ampliar o atendimento da Casa de Passagem, que hoje recebe cerca de 70 pessoas. No novo imóvel poderemos anteder até 100”, observa Fernanda.
População foi ouvida, diz secretária
Ainda segundo a secretária Fernanda Varandas, foram realizadas assembleias com a população de rua atendida pelo Centro Pop, antes da mudança, que foi bem aceita.
“Criamos um fluxo com o Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social). Na medida em que fazem a abordagem eles também fazem o translado da pessoa em situação de rua interessada em ser atendida no Centro Pop. O Centro Pop também tem um carro com motorista que poderá fazer o transporte até o serviço”, explica.
Serviços oferecidos
O Centro pop realiza acompanhamento e atendimento psicossocial, oferece acolhida, higiene pessoal, café da manhã e tarde, e realiza encaminhamentos para a inclusão no Cadastro Único, retirada de segunda via de documentação e para serviços da rede socioassistencial e das demais políticas públicas e garante retorno da pessoa para cidade de origem.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A Casa de Passagem oferta alimentação, higiene pessoal e acompanhamento psicossocial da equipe técnica de referência, com desenvolvimento do Plano Individual de Atendimento (PIA) e encaminhamento para serviços das demais políticas públicas, de acordo com as necessidades de cada pessoa.
O acesso é por encaminhamento do Centro Pop. O atendimento é ininterrupto.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.