Novos soldados realizam marcha de oito quilômetro em Santa Cruz do Sul

O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) realizou nessa quarta-feira, 26, uma marcha de oito quilômetros com os soldados incorporados neste ano. A atividade, que começou às 8h30, percorreu ruas externas do batalhão, passando pela Avenida Paul Harris até a Paróquia Santo Antônio, no Bairro Arroio Grande. O exercício faz parte do chamado período básico, primeira fase do treinamento militar que busca preparar os recrutas para a rotina do Exército e os incorporar ao batalhão, que atualmente conta com mais de 800 integrantes.

O percurso, apesar de relativamente curto, exigiu esforço dos recrutas, que realizam o trajeto carregando cerca de cinco quilos, entre armamento e munição. “A marcha acaba sendo uma das atividades operacionais do período básico, em que buscamos desenvolver a rusticidade dos soldados. São oito quilômetros, uma distância que pode parecer curta, mas para quem está chegando, já é um grande desafio”, afirma o coronel Orlando Mattos Sparta de Souza, comandante do 7º BIB.

LEIA TAMBÉM: Pagamento antecipado do IPVA já arrecada R$ 52 milhões em Santa Cruz

Desde a incorporação, no último dia 7, os militares seguem um regime de internato, com liberação apenas aos domingos. Os primeiros dias costumam ser mais desafiadores, pois o uso de telefone fica restrito. “O jovem de hoje está muito ligado à tecnologia, então a adaptação inicial é difícil. No começo, há limitação no uso do celular, pois a rotina de instruções não permite. Porém, com o tempo, eles vão entendendo e se adaptando”, explica o comandante.

A marcha dessa quarta é apenas uma das exigências pelas quais os recrutas passam. Nas próximas semanas, os treinamentos incluirão exercícios mais exigentes, como deslocamentos com mochilas de até dez quilos e simulações de combate em ambiente controlado. O treinamento básico se encerra com um período de acampamento, no qual os soldados passam dias em campo aberto, enfrentando provas de orientação noturna, progressão em terreno irregular e montagem de abrigos improvisados.

LEITA TAMBÉM: Comunidade do Loteamento Beckenkamp realizará reunião para discutir melhorias

Com relação aos novos componentes, o coronel destaca que em cada turma existem particularidades, mas que a vontade de servir é a principal semelhança. “Cada turma tem uma característica própria. No entanto, no geral, vemos um grupo engajado e disposto a aprender”, avalia Sparta. Um dos pontos de maior relevância para o coronel é que mesmo aqueles que ingressaram sem voluntariedade, acabam assimilando a rotina militar e se integrando ao grupo. Desta forma, explica, o período básico não apenas ensina as habilidades fundamentais da carreira, mas também fortalece o espírito de equipe e a disciplina dos soldados.

Saiba mais

Neste ano, 252 jovens ingressaram no batalhão. Durante as primeiras semanas, eles participam de instruções voltadas à formação militar, incluindo manejo de armamento, ordem unida e condicionamento físico. A marcha é uma das atividades que testam a resistência e a capacidade de adaptação dos novos soldados.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Novos soldados realizam marcha de oito quilômetro em Santa Cruz do Sul appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.