Facebook excluirá lives com mais de 30 dias; entenda

Foto: Divulgação

 

 

A Meta tomou uma nova medida que irá afetar transmissões ao vivo no Facebook. A partir de agora, todas as lives realizadas na rede social ficarão salvas apenas por 30 dias, e as transmissões serão removidas após o período.

 

Essa medida deve afetar quem costuma utilizar o recurso de transmissão ao vivo para compartilhar momentos com amigos e seguidores. Nas regras antigas, as gravações das lives ficavam armazenadas por tempo indeterminado no perfil ou página do Facebook.

 

Em um comunicado, o Facebook diz que as mudanças “alinham as políticas de armazenamento com os padrões do setor”, e que a medida deve “ajudar a garantir o fornecimento de experiência de vídeos ao vivo mais atualizadas para todos”.

 

Uma das principais concorrentes no mercado de lives é a Twitch, que também tem regras quanto ao armazenamento: as transmissões antigas ficam disponíveis por 14 dias para contas comuns ou 60 dias para parceiros, afiliados e membros com conta Prime.

 

O YouTube, outro concorrente de peso, permite converter as lives em vídeos convencionais. Nesse caso, o serviço do Google não impõe prazo máximo de tempo de publicação, ficando a critério do proprietário do conteúdo retirar do ar apenas quando quiser.

 

Lives antigas serão deletadas

As novas regras também afetarão transmissões antigas já salvas no Facebook. De acordo com a Meta, o processo de remoção irá acontecer “nos próximos meses”, e os usuários serão notificados com antecedência.

 

Após receberem o aviso, os usuários terão 90 dias para lidar com o conteúdo antigo. O Facebook quer que os donos dos perfis baixem suas lives antigas para armazená-las em outro lugar, incluindo a possibilidade de envio automático para nuvens como Dropbox ou Google Drive.

 

O Facebook também permite que os criadores convertam as lives emReels, de forma que o conteúdo continue no perfil por mais tempo.

 

No entanto, a Meta impõe algumas restrições para transformar lives do Facebook em Reels:

 

– O conteúdo deve estar em uma página ou perfil profissional, com pelo menos 100 seguidores;

 

– O vídeo precisa ser público;

 

– A live obrigatoriamente precisa estar em formato vertical;

 

– Os Reels devem ter no mínimo 15 segundos e no máximo 90 segundos;

 

– Todo o processo deve ser feito no app do Facebook para celulares.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.