Bimota Tera: a crossover superesportiva que desafia os limites!

A Bimota foi provavelmente uma das marcas de moto mais desejadas do planeta no século passado. O foco da empresa italiana é fabricar motocicletas especiais com motores poderosos. O nome Bimota veio da união das iniciais dos sobrenomes dos sócios: Bianchi, Morri e Tamburini (considerado o grande gênio da marca). A fábrica foi fundada em 1966 e ainda é lembrada pelas suas soluções tecnológicas e de design. Ficou famoso, por exemplo, seu chassi diferenciado de aço multitubular, com formato incrível, e a suspensão dianteira “TESI”.

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Bimota Tera: design arrebatador – foto: Divulgação

A Bimota Tera é uma motocicleta que desafia as convenções do segmento crossover, combinando a robustez e a versatilidade de uma big trail com o desempenho e a tecnologia de uma superesportiva. Com um design futurista e soluções de engenharia inovadoras, a Tera se posiciona como uma máquina de alta performance capaz de enfrentar tanto estradas asfaltadas quanto trilhas off-road com desenvoltura.

Design e ciclística: uma fusão de estilos

O design da Bimota Tera é um dos seus maiores destaques, com linhas angulosas e uma estética que remete a um veículo de ficção científica. A dianteira imponente, com faróis de LED e uma carenagem aerodinâmica, contrasta com a traseira minimalista, que revela o chassi de alumínio e fibra de carbono. Essa combinação de estilos confere à Tera uma presença única e inconfundível.

imagem traseira bimota tera
Crossover com desempenho de superbike – foto: Divulgação

A ciclística da Tera é igualmente inovadora, com destaque para a suspensão dianteira com braços oscilantes paralelos. O sistema de suspensão TESI da Bimota é uma inovação notável no mundo das motocicletas, concebido pelo engenheiro italiano Pierluigi Marconi. A ideia central por trás do sistema é separar as funções de direção e suspensão, eliminando os tradicionais garfos telescópicos e oferecendo maior estabilidade e precisão na pilotagem. Em vez de garfos telescópicos, o sistema TESI utiliza braços oscilantes que conectam a roda dianteira ao chassi, juntamente com um cubo central na roda dianteira, permitindo que a direção e a suspensão atuem de forma independente.

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Biota Tesi: o nome vem da “tesi” do projetista – foto: Divulgação

Essa configuração inovadora reduz significativamente o mergulho da dianteira em frenagens e melhora a estabilidade em curvas, proporcionando um feedback mais preciso da roda dianteira ao piloto. A suspensão é controlada por um único amortecedor, geralmente posicionado centralmente, o que contribui para a centralização de massas e para a agilidade da motocicleta.

imagem do chassi com o sistema tesi da bimota tera
Bimota Tera: chassi inovador e bonito – foto: Divulgação

Na Bimota TERA, o sistema TESI é adaptado para atender às demandas de uma motocicleta crossover de alta performance, proporcionando maior estabilidade e controle em diferentes tipos de terreno, mas principalmente no asfalto onde ela mostra seus poderosos dotes de alta estabilidade. A suspensão traseira monoamortecida, com ajuste eletrônico, permite adaptar o comportamento da moto às condições da estrada ou trilha, garantindo uma experiência de pilotagem única e emocionante.

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Sistema TESI inova a suspensão dianteira – foto: Divulgação

As vantagens do sistema TESI é essa abordagem inovadora para a ciclística de motocicletas oferecendo benefícios significativos em termos de desempenho e controle absoluto, tornando a Bimota TERA uma máquina excepcional.

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Motor e desempenho: potência sob demanda

O motor de quatro cilindros em linha, 998 cm³, sobrealimentado por compressor, é o coração da Bimota Tera. Com 200 cavalos de potência e 13,9 kgfm de torque, esse propulsor oferece um desempenho explosivo em todas as faixas de rotação. A transmissão de seis velocidades, com quickshifter bidirecional, permite trocas de marcha rápidas e precisas, enquanto a velocidade máxima de 280 km/h garante emoção em retas e curvas de alta velocidade.

imagem do motor turboalimentado da bimota tera
Motor de 4 cilindros em linha turboalimentado – foto: Divulgação

Tecnologia e eletrônica: a serviço do piloto

A Bimota Tera é equipada com um pacote eletrônico completo, que inclui painel de instrumentos TFT multicolorido, conectividade Bluetooth, diversos modos de pilotagem, controle de tração para curvas, controle de largada, controle de wheelie e suspensão eletrônica adaptativa. O sistema de freios ABS, com função de curva, garante segurança em todas as situações.

imagem lateral da bimota tera
Bimota Tera: uma obra de arte – foto: Divulgação

Exclusividade e preço: uma jóia sobre rodas

A Bimota Tera é uma motocicleta exclusiva, com produção limitada e preço estimado em 60.000 euros. Essa máquina de alta performance é destinada a motociclistas que buscam uma experiência de pilotagem única e personalizada, sem abrir mão do conforto e da tecnologia.

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