Honda Africa Twin Adventure Sports chega renovada para 2025

A Honda Africa Twin, um ícone do segmento big trail, prepara-se para uma nova fase no Brasil com a chegada da versão 2025. As mudanças, já apresentadas no exterior, prometem elevar a experiência de pilotagem a um novo patamar, com foco em versatilidade, tecnologia e desempenho aprimorado.

imagem da nova Honda Africa Twin Adventure Sports
Honda Africa Twin Adventure Sports chega renovada para 2025 – foto: Divulgação

A Honda Africa Twin, um ícone do motociclismo, passou por uma notável evolução desde seu renascimento em 2016, com a versão Adventure Sports surgindo em 2018. Essa jornada, que remonta à lendária XRV Africa Twin dos anos 80 e 90, solidificou a Africa Twin moderna como um dos modelos de maior sucesso da Honda no século XXI, com mais de 100.000 unidades vendidas na Europa.

  • imagem da Honda Africa Twin 1993
  • imagem da Honda Africa Twin 1998
  • imagem da Honda Africa Twin Adventure Sports

A transformação da Adventure Sports

Inicialmente, a Africa Twin Adventure Sports se destacava como a versão mais robusta da família, com um tanque de 24,8 litros, suspensão elevada e maior distância livre do solo. No entanto, essa configuração a tornava intimidante para pilotos de menor estatura, limitando seu alcance.

Em 2020, a Honda promoveu uma atualização significativa, com um motor maior e mais potente, eletrônica avançada, suspensão semi-ativa opcional e a redução da altura do assento, tornando a Adventure Sports mais acessível.

imagem da nova Honda Africa Twin Adventure Sports 2025 com aro de 19" dianteiro
Honda Africa Twin Adventure Sports 2025 ganha aro dianteiro de 19″ – foto: Divulgação

A Africa Twin com foco no asfalto

A mais recente evolução da Africa Twin Adventure Sports, em 2024, marca uma mudança de paradigma, com foco no uso em estradas pavimentadas. A roda dianteira de 21 polegadas foi substituída por uma de 19 polegadas, a suspensão foi rebaixada e a altura do assento foi ainda mais reduzida, com uma opção de assento baixo para maior acessibilidade. A Honda justifica a adoção da roda dianteira de 19 polegadas com argumentos técnicos sólidos.

A redução do diâmetro da roda diminui a flexão dos raios, proporcionando maior rigidez e precisão na condução. O pneu, agora com 110/80, 8,9 mm mais largo que o anterior, aumenta a área de contato com o solo, resultando em maior aderência e estabilidade, especialmente em curvas. A construção radial do pneu contribui para maior rigidez lateral, enquanto o aumento do volume de ar interno melhora a capacidade de absorção de impactos, elevando o nível de conforto, além da estabilidade e confiança ao atacar curvas no asfalto.

imagem da nova Honda Africa Twin Adventure Sports 2025 equipada com malas
Honda Africa Twin Adventure Sports 2025 com acessórios originais – foto: Divulgação

Design e ergonomia

A Africa Twin 2025 apresenta um visual renovado, com linhas mais modernas e agressivas, que refletem a sua capacidade de enfrentar qualquer desafio. O conjunto óptico em LED, com um design marcante, garante excelente visibilidade em todas as condições climáticas. A ergonomia foi refinada, com um assento mais confortável e um para-brisa ajustável, proporcionando maior conforto em longas viagens. A carenagem e o para-brisa foram alargados para maior proteção aerodinâmica.

Motor e desempenho

O motor bicilíndrico de 1.084 cm³, que já era um destaque na geração anterior, recebeu atualizações para otimizar o desempenho em baixas e médias rotações. A entrega de torque mais linear e progressiva torna a pilotagem mais agradável e eficiente, tanto no uso urbano quanto em viagens e trilhas off-road. A potência máxima de 99,3 cv a 7.500 rpm e o torque de 10,5 kgfm a 6.000 rpm garantem desempenho de sobra para qualquer situação.

Transmissão DCT

A Africa Twin continua a oferecer a opção da transmissão DCT (Dual Clutch Transmission), que proporciona trocas de marcha automáticas e suaves. Essa tecnologia, já consagrada na geração anterior, torna a pilotagem ainda mais prazerosa e relaxante, especialmente em longas viagens e no trânsito urbano.

LEIA MAIS: Honda CB500 Hornet: conheça as principais mudanças

Ciclística e suspensão

A grande novidade da Africa Twin 2025 é a adoção de uma roda dianteira de 19 polegadas na versão Adventure Sports. Essa mudança visa otimizar o comportamento da moto em estradas asfaltadas, sem comprometer suas capacidades off-road. A suspensão eletrônica Showa EERA, que se adapta automaticamente às condições do terreno, garante um equilíbrio perfeito entre conforto e controle. Os freios a disco, com ABS de dois canais, garantem frenagens seguras e eficientes em todas as situações.

Tecnologia e eletrônica embarcada

A Africa Twin 2025 incorpora um painel TFT colorido de 6,5 polegadas, com conectividade para smartphone via Apple CarPlay e Android Auto. Essa tela permite acessar informações completas da motocicleta, navegação GPS, chamadas telefônicas e reprodução de músicas, tudo de forma intuitiva e segura. O modelo também conta com o sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control), controle de tração que evita derrapagens da roda traseira, aumentando a segurança em diferentes condições de pilotagem.

imagem da nova Honda Africa Twin Adventure Sports 2025 em açção
Honda Africa Twin Adventure Sports em ação – foto: Gustavo Epifanio

Concorrência e expectativas

A Honda Africa Twin Adventure Sports 2025 chega ao mercado brasileiro para competir em um segmento altamente concorrido, onde disputará a preferência dos pilotos com as consagradas BMW R 1250 GS, BMW R1300 GS, Triumph Tiger 1200 e Suzuki V-Strom 1050 XT. A Honda aposta na versatilidade, tecnologia e confiabilidade mecânica da Africa Twin para conquistar os motociclistas que buscam uma big trail completa e capaz de enfrentar qualquer desafio.

A Africa Twin no Brasil

No Brasil, a Africa Twin também é um modelo de grande sucesso, com a versão Adventure Sports sendo a mais procurada pelos consumidores. A expectativa é que as novidades da versão 2024 cheguem ao país em breve, consolidando a Africa Twin como uma das principais opções no segmento de big trail.

Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Adicionar aos favoritos o Link permanente.