Honda E-Clutch: conheça a embreagem automática que chega em breve ao Brasil

A Honda anunciou recentemente o E-Clutch, sistema de controle automático de embreagem que opera em transmissões convencionais. O objetivo da nova tecnologia é facilitar a pilotagem, principalmente dos pilotos iniciantes, tornando a realização de diferentes operações que envolvem a condução de uma motocicleta simplificada – a saída, passagem e redução de marchas e parada, sem que o piloto seja obrigado a atuar manualmente na alavanca de embreagem.

imagem do sistema honda e-clutch de embreagem
Honda E-Clutch chega em breve ao Brasil – foto: Divulgação

O E-Clutch é um sistema diferente de outros já adotados em motonetas e scooters Honda tais como a Biz ou o PCX. No caso da Biz, a embreagem é acionada pelo próprio pedal de câmbio, não existindo a alavanca no punho esquerdo. Já nos scooters, o sistema é o CVT – Continuous Variable Transmission, que não dispõe efetivamente de uma embreagem convencional, sistema que é substituído por polias e correia que, quando em movimento, alteram a relação de transmissão.

Como funciona?

Já o E-Clutch preserva a embreagem convencional, inclusive mantendo a alavanca para operação manual, mas disponibiliza opção de simplesmente relegar a operação da embreagem, e consequente mudança de marchas, ao sistema controlado eletronicamente.

imagem do sistema e-clutch de embreagem da honda
Sistema E-Clutch dispensa o uso da embreagem – foto: Divulgação

Com este dispositivo inovador a Honda pretende que motocicletas dotadas de câmbios multimarchas possam ser utilizadas com maior facilidade por pilotos novatos, sem grande experiência ao guidão, que assim poderão se concentrar na diversão derivada da condução e desenvolver de modo mais direto habilidades em outros aspectos como curvas, frenagens e posicionamento ideal em ruas, avenidas e rodovias.

Experiência ao pilotar

Pilotar uma Honda equipada com o sistema E-Clutch oferece uma experiência notavelmente diferente, combinando a sensação tradicional de uma moto com câmbio manual com a conveniência de uma embreagem automática. A primeira impressão é de estranheza, ao perceber que a mão esquerda repousa livremente, sem a necessidade constante de acionar a embreagem. As arrancadas são incrivelmente suaves, sem o risco de “morrer” ou solavancos, tornando o trânsito urbano muito mais agradável.

imagem do sistema honda e-clutch
Sistema inovador chegará ao Brasil no primeiro semestre – foto: Divulgação

Para atender às diversas necessidades dos motociclistas, o E-Clutch oferece flexibilidade: a embreagem pode ser operada manualmente, como em uma transmissão convencional, ao acionar a manete, mesmo quando o sistema eletrônico está ativo. A leveza e o design compacto do E-Clutch permitem sua instalação em motores existentes com mínimas alterações. A Honda planeja integrar essa tecnologia em seus modelos FUN, expandindo o prazer de pilotar.

Como funciona o E-Clutch?

O sistema E-Clutch coordena o controle do motor (ignição, injeção) e da embreagem de acordo com as condições da moto (velocidade, rotação, acelerador, marcha, carga no pedal de câmbio), respondendo às ações do piloto. A operação manual pelo manete e o controle eletrônico da embreagem são independentes, permitindo intervenção manual a qualquer momento.

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O E-Clutch pode ser ativado ou desativado. Quando ativado, o controle automático da embreagem é padrão, com a opção de operação manual temporária pela manete. Desativado, o piloto controla a embreagem manualmente em todas as manobras.

imagem da Honda CB 650R com sistema de embreagem E-Clutch
Honda CB 650R será a pioneira no Brasil – foto: Divulgação

O projeto do Honda E-Clutch determinou objetivos fundamentais entre os quais a leveza do sistema e o dimensionamento contido, além da possibilidade de instalação sem grandes alterações nos motores já existentes. A previsão é de que o Honda E-Clutch chegue ao Brasil no primeiro semestre deste ano equipando a nova CB 650R.

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