Volkswagen T-Cross Comfortline 2025: análise completa do SUV compacto; confira preço, ficha técnica e fotos

O Volkswagen T-Cross Comfortline 2025 finalmente passou por uma plástica depois de cinco anos no mercado. E, convenhamos, já estava na hora. A Volkswagen decidiu que algumas mudanças no visual, um punhado de equipamentos novos e um ajuste aqui e ali na mecânica seriam suficientes para manter o SUV competitivo contra o Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Jeep Renegade. Será que conseguiram? Bem… mais ou menos.

Pontos Principais:

  • Espaço interno amplo, especialmente na segunda fileira de assentos.
  • Consumo de combustível eficiente, destacando-se principalmente na estrada.
  • Equipado com motor 1.0 TSI turbo que proporciona bom desempenho.
  • Preço elevado, que pode ser um fator limitante para quem busca custo-benefício.

A versão Comfortline fica no meio da tabela: não é tão básica a ponto de você se sentir num carro de frota, nem tão completa a ponto de parecer um exagero. Ele traz o confiável motor 1.0 TSI turbo acoplado a um câmbio automático de seis marchas e, claro, algumas firulas tecnológicas para dar um ar moderno. Mas, como qualquer carro, há acertos e tropeços.

Então, para facilitar sua vida, listamos cinco coisas que fazem do T-Cross Comfortline uma escolha sensata e outras cinco que podem fazê-lo pensar duas vezes antes de assinar o cheque.

Pontos positivos do T-Cross Comfortline 2025

O Volkswagen T-Cross Comfortline 2025 passou por mudanças necessárias após cinco anos. Com visual renovado e ajustes mecânicos, a Volkswagen busca mantê-lo competitivo no mercado de SUVs compactos.
O Volkswagen T-Cross Comfortline 2025 passou por mudanças necessárias após cinco anos. Com visual renovado e ajustes mecânicos, a Volkswagen busca mantê-lo competitivo no mercado de SUVs compactos.

O Volkswagen T-Cross Comfortline 2025 evoluiu no design e tecnologia. Com bom espaço, consumo eficiente e segurança avançada, o SUV se destaca em vários aspectos positivos.

Amplo espaço interno

A versão Comfortline se posiciona como opção intermediária, equilibrando equipamentos e preço. Com motor 1.0 turbo e câmbio automático, oferece bom desempenho sem exageros no consumo de combustível.
A versão Comfortline se posiciona como opção intermediária, equilibrando equipamentos e preço. Com motor 1.0 turbo e câmbio automático, oferece bom desempenho sem exageros no consumo de combustível.

O SUV se destaca pelo espaço interno, especialmente na segunda fileira de assentos. O SUV compacto tem um entre-eixos de 2,65 metros, o que proporciona um ambiente confortável para os ocupantes. As dimensões incluem 4,21 metros de comprimento, 1,76 metros de largura e 1,57 metros de altura.

O espaço para pernas na segunda fileira é um dos pontos positivos, garantindo conforto até mesmo para passageiros mais altos. Apesar disso, o assento traseiro acomoda melhor dois ocupantes do que três, devido à largura do veículo e ao espaço para os ombros.

Além do espaço, a segunda fileira conta com saídas de ar-condicionado e entradas USB-C, oferecendo conveniência adicional para os passageiros.

Bom consumo de combustível

O consumo de combustível é um dos destaques do Volkswagen T-Cross Comfortline. Nos testes realizados, o modelo registrou uma média de 9,8 km/l na cidade, quando abastecido com gasolina. Embora inferior aos 11,9 km/l divulgados pelo Inmetro, o desempenho ainda se mantém dentro de um patamar competitivo no segmento.

Na estrada, os resultados foram mais expressivos. O SUV alcançou 17,8 km/l, superando a média oficial divulgada pelo Inmetro, que era de 14,1 km/l. Esse desempenho pode ser um atrativo para quem busca economia em viagens mais longas.

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A combinação entre motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas contribui para essa eficiência energética, tornando o veículo uma opção viável para diferentes tipos de uso.

Conjunto mecânico eficiente

O Volkswagen T-Cross Comfortline 2025 é equipado com o motor 1.0 turbo TSI de três cilindros, que entrega 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Esse torque máximo está disponível a partir de 2.000 rpm, favorecendo a dirigibilidade em trechos urbanos.

Nos testes de aceleração, o modelo cumpriu o 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, quando abastecido com gasolina. O câmbio automático de seis marchas proporciona trocas suaves, contribuindo para o conforto ao dirigir.

Mesmo sem mudanças significativas no conjunto mecânico, a motorização continua sendo um dos pontos fortes do modelo, oferecendo um desempenho equilibrado para o segmento.

Lista de equipamentos de segurança

O T-Cross Comfortline conta com uma lista de equipamentos de segurança que inclui sistemas de assistência ao motorista. Entre os destaques estão a frenagem autônoma de emergência e o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter distância segura do carro à frente.

O modelo também vem equipado com seis airbags, distribuídos entre frontais, laterais e de cortina, oferecendo proteção adicional aos ocupantes.

Apesar do preço elevado, o pacote de segurança pode ser um fator decisivo para quem busca um SUV compacto bem equipado nesse aspecto.

Central multimídia VW Play

No interior, o SUV recebe uma central multimídia de 10,1 polegadas e painel digital. O carregador por indução e materiais aprimorados elevam a experiência sem encarecer demais o modelo.
No interior, o SUV recebe uma central multimídia de 10,1 polegadas e painel digital. O carregador por indução e materiais aprimorados elevam a experiência sem encarecer demais o modelo.

O Volkswagen T-Cross Comfortline vem com a central multimídia VW Play, que possui tela de 10,1 polegadas e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. A interface foi atualizada recentemente, corrigindo problemas de funcionamento e adicionando Wi-Fi nativo.

A usabilidade do sistema foi um ponto positivo nos testes. A navegação pelo menu é intuitiva, facilitando ajustes, acesso a informações e até a seleção dos modos de condução.

A conectividade aprimorada e a interface responsiva tornam a central multimídia um diferencial no segmento, proporcionando mais praticidade para o motorista e os passageiros.

Pontos negativos do SUV

Apesar das melhorias, o Volkswagen T-Cross Comfortline 2025 tem pontos que podem desagradar, como preço elevado, acabamento simples, porta-malas pequeno e resposta lenta do acelerador.

Preço elevado

No entanto, o preço segue em alta. Mesmo sendo uma opção intermediária, o Comfortline pode custar o mesmo que versões mais equipadas de alguns concorrentes, tornando a compra menos atrativa.
No entanto, o preço segue em alta. Mesmo sendo uma opção intermediária, o Comfortline pode custar o mesmo que versões mais equipadas de alguns concorrentes, tornando a compra menos atrativa.

O carro tem preço em cerca de R$ 171.590, um valor elevado para a categoria. Apesar de ser mais acessível do que alguns concorrentes diretos, como o Hyundai Creta N-Line, que custa R$ 187.590, ainda está acima de outros modelos concorrentes, como Fiat Fastback e Chevrolet Tracker.

O preço pode ser um fator determinante para consumidores que buscam um SUV compacto com bom custo-benefício. A necessidade de adquirir pacotes opcionais para complementar a lista de equipamentos também impacta no valor final do veículo.

Acabamento simples

Outro ponto negativo é a falta de alguns itens de série que deveriam ser padrão na faixa de preço, como assistências avançadas à condução. Isso pode desanimar consumidores mais exigentes.
Outro ponto negativo é a falta de alguns itens de série que deveriam ser padrão na faixa de preço, como assistências avançadas à condução. Isso pode desanimar consumidores mais exigentes.

O acabamento interno do Volkswagen T-Cross Comfortline é um ponto que pode gerar críticas. O painel e as portas possuem materiais predominantemente plásticos, sem variação de texturas. Os bancos são revestidos em tecido na versão de série, sendo necessário optar pelo pacote “Design View” (R$ 3.190) para incluir detalhes em couro.

Comparado a alguns concorrentes que oferecem um acabamento mais refinado na mesma faixa de preço, o T-Cross Comfortline pode deixar a desejar nesse quesito.

Porta-malas pequeno

O porta-malas do T-Cross Comfortline tem capacidade de 373 litros, um volume inferior ao de alguns concorrentes. Modelos como Hyundai Creta (422 litros) e Nissan Kicks (432 litros) oferecem mais espaço para bagagens.

Existe a possibilidade de aumentar a capacidade para 420 litros ao ajustar a inclinação do banco traseiro, mas essa alteração reduz o conforto dos passageiros da segunda fileira.

Delay no acelerador

O pedal do acelerador do T-Cross Comfortline apresenta um atraso na resposta, especialmente em arrancadas. Esse comportamento se deve a ajustes no mapeamento eletrônico do motor para atender às novas normas de emissões do Proconve L8.

Embora essa mudança tenha reduzido as emissões de poluentes, a sensação de atraso na aceleração pode incomodar motoristas que buscam respostas mais imediatas ao comando do pedal.

Poucas atualizações desde o lançamento

Desde sua estreia em 2019, o Volkswagen T-Cross passou por apenas uma reestilização, realizada em 2024. As mudanças foram pontuais, incluindo novos faróis de LED, grade frontal redesenhada e lanternas traseiras interligadas por uma barra iluminada.

O interior recebeu ajustes discretos, como a atualização da central multimídia, mas manteve características que já poderiam ter sido modernizadas. Entre os itens ausentes está o freio de estacionamento eletrônico, presente em rivais como Jeep Renegade e Hyundai Creta.

Ficha Técnica do Volkswagen T-Cross Comfortline 1.0 TSi 2025

Geral

  • Ano: 2025
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: SUV
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: MQB

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 3 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 333 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 74,5 mm
  • Razão de compressão: 10,5:1
  • Curso do pistão: 76,4 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 116 cv (Álcool) / 116 cv (Gasolina) a 5500 rpm
  • Código do motor: EA211
  • Torque máximo: 20,4 kgfm (Álcool) / 20,4 kgfm (Gasolina) a 2000 rpm
  • Peso/potência: 9,84 kg/cv
  • Torque específico: 20,4 kgfm/litro
  • Peso/torque: 61,7 kg/kgfm
  • Potência específica: 128,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-40

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: AQ250
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido
  • Frenagem 100-0 km/h: 38,6 m

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,9 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R17
  • Altura do flanco: 113 mm
  • Traseiros: 205/55 R17
  • Altura do flanco: 113 mm
  • Estepe: 195/65 R15

Dimensões

  • Comprimento: 4218 mm
  • Largura: 1760 mm
  • Distância entre-eixos: 2651 mm
  • Altura: 1571 mm
  • Bitola dianteira: 1531 mm
  • Bitola traseira: 1516 mm
  • Porta-malas: 373 litros
  • Tanque de combustível: 49 litros
  • Peso: 1259 kg
  • Carga útil: 474 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Altura mínima do solo: 190 mm
  • Ângulo de entrada: 20,6 graus
  • Ângulo de saída: 31,5 graus

Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 2,34 m²
  • Coef. de arrasto (Cx): 0,362
  • Área frontal corrigida: 0,847 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 192 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10 s

Consumo

  • Urbano: 8,1 km/l (Álcool)
  • Rodoviário: 9,8 km/l (Álcool) / 11,9 km/l (Gasolina) / 14,1 km/l (Gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 397 km (Álcool)
  • Rodoviária: 480 km (Álcool) / 583 km (Gasolina) / 691 km (Gasolina)

Equipamentos do Volkswagen T-Cross Comfortline 1.0 TSi 2025

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Indicador de fadiga
  • Frenagem automática de emergência
  • Vetorização de torque
  • Frenagem automática em manobras

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Ajuste de apoio lombar para o motorista
  • Controle automático de velocidade
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático (opcional)
  • Limpador de para-brisa automático (opcional)
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebativeis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico (opcional)
  • Rodas de liga leve
  • Teto solar elétrico (opcional)
  • Teto panorâmico (opcional)
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira (opcional)
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Sistema start-stop

Infotenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução
  • HD interno

Fonte: Volkswagen, AutoEsporte e Webmotors.

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