Volvo do Brasil – Acelerando de olho no freio

Em 2024, a Volvo foi novamente líder na soma dos segmentos de caminhões semipesados e pesados no Brasil. Foram 23.185 veículos emplacados, crescimento de 18% sobre o ano anterior, assegurando à marca um “market share” de 23,7%. No segmento de ônibus, com 709 veículos licenciados no ano passado, pela primeira vez no Brasil atingiu a liderança de entregas de chassis Volvo. Todavia, apesar dos bons números de 2024, a Volvo tenta não embarcar no otimismo e prevê que este ano poderá apresentar um mercado menor para todas as marcas de caminhões e de ônibus no Brasil. “Desde o último trimestre do ano passado, estamos vendo cautela dos transportadores em novas aquisições. Mesmo com indicadores positivos sobre safra e PIB, as elevadas taxas de juros e o reflexo de questões fiscais têm freado os negócios na indústria de caminhões no país. Mas esse é um mercado cíclico, com altas e baixas ao longo dos anos”, pondera Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

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            O ano de 2024 trouxe muitos números positivos para os caminhões da Volvo. O FH 540 foi o mais vendido do Brasil, pela sexta vez seguida, com 7.765 emplacamentos. Entre os pesados, o segundo lugar também ficou com um FH, o modelo 460, com 4.956 licenciamentos. Considerando apenas a classe de pesados, a Volvo emplacou 18.838 unidades, o que lhe garantiu crescimento de 20% sobre o ano anterior e exatos 30% de participação de mercado. Outro destaque da marca foi a linha de caminhões VM, com 7.462 emplacamentos. O VM 290 foi o modelo líder em vendas do país no segmento de semipesados, com 4.026 unidades. A liderança da Volvo aconteceu também entre os vocacionais pesados, os caminhões fora-de-estrada e/ou destinados a aplicações mais severas. A marca teve a maior participação nos segmentos florestal (61% de “market share”), mineração (44%) e cana-de-açúcar (29%). “Além disso, o VMX, versão off-road deste modelo, conquistou muito espaço. Foram 3 mil emplacamentos no ano passado, o que corresponde a 40% do volume da linha VM”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Outro destaque foi em serviços feitos por meio da rede de concessionárias da marca. Em 2024, nove em cada dez do volume equivalente de caminhões entregues tinham Planos de Serviços Volvo. Atualmente, são mais de 50 mil contratos ativos, em uma evolução de 10% em relação ao ano anterior. Em 2024, houve ainda crescimento de 40% nos contratos do serviço Condução Inteligente Volvo (CIV), uma consultoria da marca para aprimorar a gestão de combustível dos transportadores.

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            Em 2025, a Volvo começará a exportar caminhões do Brasil para o México, país que passa a ser responsabilidade comercial do Grupo Volvo América Latina nesse segmento de veículos. Serão exportados os modelos FH e VM, em várias configurações.  “O mercado do México está gradativamente mudando para caminhões de cabine avançada. Com isso, vemos boas oportunidades para os modelos que produzimos no Brasil”, avalia Lirmann. Os primeiros embarques serão feitos ainda em fevereiro. A Volvo celebrou também outras conquistas na América Latina em 2024. No Peru, foram entregues 2.064 caminhões, mercado em que a marca mantém há anos liderança absoluta, com 24% de “market share” no último exercício. Já no Chile, a Volvo entregou 1.260 veículos, o que garantiu 17% de participação. Somando as entregas do Brasil (maior mercado da região) e dos demais países do continente, a Volvo vendeu 27.111 caminhões na América Latina, um crescimento de 15%.

            No mercado de ônibus, além de garantir a liderança brasileira entre os mercados mundiais da Volvo, os 709 ônibus licenciados no ano passado no Brasil foram embalados especialmente pelos bons negócios no segmento urbano. A cidade de Curitiba (PR), que tem um sistema de transporte de passageiros considerado um dos mais bem planejados do país, renovou a frota com mais 95 ônibus Volvo B320R. Outra entrega expressiva foi no Distrito Federal (DF), com 90 ônibus B320R entrando em circulação. O modelo opera com sucesso em outras grandes metrópoles, como Rio de Janeiro e Ribeirão Preto.

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            A Volvo teve também em 2024 uma boa performance comercial em chassis rodoviários de alta tecnologia, desempenho e segurança, com elevação de vendas de 40% nos modelos 8×2. O resultado foi obtido majoritariamente por causa do avanço introduzido pela família de chassis composta pelos modelos B380R, B420R, B460R e B510R, este último o mais potente ônibus do país. Uma novidade no segmento em 2024 foi a introdução do chassi B360R. Equipado com o motor D8K de 360 cavalos, 142,7 kgfm de torque e transmissão I-Shift de sétima geração, o modelo amplia a gama de opções da marca no segmento de fretamento e rodoviários de curta distância.  Disponível na configuração de eixos 4×2, o chassi pode receber carrocerias de até 14 metros de comprimento, com bagageiro de 1,20 metro de altura. Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de quinta geração, freios a disco em todas as rodas e controle eletrônico de estabilidade (ESP).

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            Globalmente, um dos destaques da Volvo em 2024 foi o lançamento da BZR, a nova plataforma mundial de chassis 100% elétricos da marca, com zero emissões de CO2. Versátil, ela permite aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância. Exibida no Brasil durante a LatBus em agosto, poucos meses depois de sua apresentação na Europa, a BZR tem o mesmo quadro de chassi, freios, eixos e capacidade de transporte da versão a diesel equivalente da marca. Outro lançamento em 2024 foi o BZRT, versão articulada ou biarticulada do novo chassi 100% elétrico de alta capacidade da Volvo. Ele foi desenvolvido seguindo o compromisso de atender à crescente demanda das cidades por redução de emissões de gases em seus sistemas de transporte de passageiros, com o benefício adicional de baixo ruído. Na opção biarticulada, o Bus Zero Rapid Transit será o maior veículo elétrico do mundo em operação comercial, criado para receber carrocerias de até 28 metros e levar até 250 passageiros. O BZRT começará a ser produzido pela Volvo em 2025 na fábrica de Curitiba (PR), que será a base global de produção e exportação do modelo.

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            As exportações de ônibus também evoluíram positivamente. Ao todo, a Volvo entregou 1.429 ônibus na América Latina em 2024. Chile e Peru foram os principais destinos para os veículos, com 238 e 162 unidades comercializadas, respectivamente, no período. A distribuição dos volumes entre o mercado doméstico e outros países ficou dentro da média histórica, com 50% das vendas para o mercado externo e 50% para o interno. Em 2025, o início da produção do chassi BZRT tornará o Brasil uma base global de exportação desses modelos 100% elétricos.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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