Tera: como é o novo SUV da Volkswagen para o mercado brasileiro

A Volkswagen revelou no domingo, 2, o seu novo SUV, chamado de Tera. A exibição ocorreu no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Ele ficará posicionado entre o Polo e o Nivus dentro da gama da marca e enfrentará o Fiat Pulse e Renault Kardian. Ele será oferecido em diferentes versões de acabamento, com motorizações aspiradas e turbo.

No entanto, o modelo ainda não tem previsão certa para chegar às lojas. A VW diz que ele está previsto para o primeiro semestre no Brasil e para o segundo na América Latina. O veículo será comercializado em mais de 25 países, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de estar presente também no continente africano.

Apesar de ser da alemã, o Tera foi totalmente desenhado, desenvolvido e produzido por aqui. O projeto foi encabeçado por José Carlos Pavone, head de design Américas da Volks. Ele sairá da planta de Taubaté (SP).

+ Volkswagen vai produzir nova picape no Paraná; modelo deve ter porte de Montana
+ Chefão da Volkswagen exibe novo Nivus GTS antes do lançamento

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera – Crédito: Divulgação/VW

Visual

O visual do SUV agrega linhas fluidas e uma escultura traseira para deixá-lo musculoso. Destaque para o desenho na coluna “C”, que permeia a traseira. O teto tem caimento esportivo.

Um dos modelos exibidos no Rio tinha rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas. Outro detalhe está mais acima, nas caixas de rodas em preto.

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera – Crédito: Divulgação/VW

A iluminação é em full led, que conta com uma assinatura fracionada na frente. Enquanto as lanternas apresentam um efeito luminoso denominado “click-clack”, presente em modelos superiores como no Passat e Tiguan. A grade possui um desenho distinto de outros carros da VW, sem contar nas entradas de ar associadas a ela.

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera – Crédito: Divulgação/VW

Por dentro, há painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect com carro conectado para Brasil e Argentina, carregamento de celular por indução, “Ambient Light” e pacote ADAS.

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera – Crédito: Divulgação/VW

Easter Eggs

Outro detalhe do modelo são os chamados “easter eggs”, surpresas escondidas pelo carro, que ocorre pela primeira vez em veículos da Volks, mas já visto em concorrentes, principalmente nos Jeep.

No vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa, por exemplo, há um desenho que mostra ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e o próprio Tera, que formam uma fila.

 

O post Tera: como é o novo SUV da Volkswagen para o mercado brasileiro apareceu primeiro em Motor Show.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.