Veja como funciona a balsa contratada pelo DNIT que começou a operar entre Aguiarnópolis e Estreito

Ponte sobre o Rio Tocantins, entre Tocantins e o Maranhão, desabou em dezembro de 2024 — Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

A balsa contratada pelo DNIT para fazer a travessia de pedestres e veículos por meio de uma balsa no rio Tocantins começou a operar neste sábado (1º). O valor do contrato é de R$ 39.959.771,81 e a empresa contratada deve atuar entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) durante um ano. Os serviços são realizados pela empresa Amazonia Navegações LTDA e os trabalhos com a embarcação iniciaram após dois meses do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.

A travessia será feita de forma gratuita, todos os dias, das 6h às 18h. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, inicialmente o transporte será somente de pedestres e veículos leves.

Rota feita pela balsa contratada pelo DNIT entre as cidades de Aguiarnópolis e Estreito — Foto: Reprodução/DNIT

O contrato foi assinado no dia 7 de fevereiro, conforme o extrato publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (11). Segundo o Departamento, a empresa deve disponibilizar três balsas e quatro reboques para transporte de caminhões de carga, além de outras duas balsas e dois rebocadores para veículos menores e passageiros.

contrato vai até o dia 22 de dezembro de 2025, data que marca um ano do desabamento e prazo estabelecido para a finalização da construção da nova ponte.

Outra balsa, contratada pela Prefeitura de Estreito por meio de uma requisição administrativa, também opera na região, desde o dia 24 de fevereiro. Na embarcação cabem até 122 passageiros, carros, motos e caminhões de até 10 toneladas. O serviço é realizado pela empresa Pipes, de forma gratuita e em horário comercial, das 8h às 18h.

Rotas para caminhões

Mapa mostra rota para ter acesso à BR-226 no Tocantins — Foto: Divulgação/DNIT

Segundo o DNIT, os caminhões não podem fazer a travessia pela balsa ainda e, por isso devem seguir rotas alternativas. Veja as opções:

Rota para ter acesso à BR-226 do lado do Tocantins

  • Acessar a BR-226 do lado do Maranhão em Estreito até Porto Franco;
  • Pegar a BR-010 no Maranhão em Porto Franco até Imperatriz;
  • Seguir pela TO-126/134 até Axixá do Tocantins e depois seguir pela BR-230 no Tocantins até ter acesso a BR-226, no estado.

Rotas para ter acesso à BR-226 do lado do Maranhão

Opção 1:

  • Pegar a TO-134 em Darcinópolis até a BR-230 em Axixá do Tocantins (149 km);
  • Pegar a TO-201 em Axixá do Tocantins até a TO-126 em Sítio Novo do Tocantins (15,1 km);
  • Pegar a TO-126 em Sítio Novo até Imperatriz e seguir pela BR-010 no Maranhão (26,9 km).

Opção 2:

  • Pegar a BR-230 em Aguiarnópolis até Luzinópolis;
  • Seguir pela BR-230 em Luzinópolis até a TO-134 em Axixá do Tocantins;
  • Pegar a TO-201 em Axixá do Tocantins até Sítio Novo do Tocantins;
  • Pegar a TO-126 em Sítio Novo até Imperatriz (MA) e seguir pela BR-010 no Maranhão.

Desabamento

A ponte caiu por volta das 14h50. Ao todo 18 pessoas sofreram o acidente, sendo que um homem de 36 anos foi resgatado com vida, 14 morreram e três ainda estão desaparecidas.

No desabamento, caíram no rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, sendo que dois deles carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outros 22 mil litros de defensivos agrícolas.

As partes restantes da ponte foram implodidas no dia 2 de fevereiro. Imagens aéreas feitas pelo drone da TV Anhanguera registraram o momento exato em que os explosivos foram acionados e levaram a estrutura ao chão.

Drone mostra momento de implosão da ponte — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

(Fonte: g1 Tocantins)

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