É correto estacionar o carro engatado? Veja prós e contras

Uma prática muito comum entre motoristas é estacionar com o carro engatado. Apesar de dar uma sensação de segurança, principalmente quando o freio traseiro (de mão) não está muito bom, a ação não é apropriada para a segurança do motor e da caixa de transmissão.

“Tendo em vista que esse carro parado e engatado, se ele sofrer um ‘totózinho’, uma batida, vai prejudicar fortemente a caixa de marcha do carro. Então é aconselhável parar o carro sempre no neutro e utilizando o freio de estacionamento, que é o freio de mão”, afirma Luciana Félix, especialista em mecânica de automóveis, à MOTOR SHOW.

No entanto, para não depender do câmbio, o freio de mão deve estar em boas condições para que assim ele gere a segurança de que o carro não vá se movimentar.

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Posso estacionar com as rodas viradas?

Outra prática bem comum é parar com a roda totalmente virada, seja para o lado interno (meio fio), ou pro lado externo.

“É muito prejudicial, porque isso pode causar acidentes tanto para motociclistas, ciclistas, pedestres e até outros carros. Porque uma batida que pode acontecer vai prejudicar toda a parte ali de suspensão do carro. Então, parar com as rodas viradas só quando for necessário. Fora isso, utilizar sempre o volante na posição correta, deixando as rodas alinhadas para que isso não traga maiores problemas para o carro.”

A especialista ressalta que estacionar o carro em uma ladeira com a roda virada não significa que esse carro não vai descer a ladeira abaixo.

Revisão do freio traseiro

O ideal a se fazer, claro, é sempre uma manutenção preventiva – e não a corretiva.

“Algo que eu sempre digo aos meus clientes na minha oficina é que a gente sempre deve seguir a recomendação do manual do carro. Lá ele indica qual é o momento ideal para fazer as manutenções. Mas a oficina de confiança pode também verificar, a cada revisão de 10.000, por exemplo, que é uma revisão de troca de óleo, você pode colocar o carro no elevador e fazer a verificação desses freios.”

Para Félix, outra questão a ser observada é quanto o tipo de estrada que cada motorista roda com o veículo. Caso o veículo esteja trabalhando mais do que o normal, o desgaste das peças será antecipado.

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