Confraria Cavaleiros da Serra dá início à 34ª Cavalgada

Teve início nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, a movimentação para a 34ª Cavalgada Cavaleiros da Serra. Em entrevista à Gazeta, o atual comandante da Confraria Cavaleiros da Serra, Ivan César Müller, comentou sobre o roteiro desta edição.

A Confraria Cavaleiros da Serra foi fundada em 5 de fevereiro de 1992 com o propósito de resgatar e divulgar a história, cultura e tradição gaúcha. “Na época, os Cavaleiros da Serra foram apadrinhados pelos Cavaleiros da Paz. Como este grupo não está mais ativo, o nosso é o grupo mais antigo em cavalgadas em atividade no estado”, salientou Ivan.

Ivan César Müller, atual comandante da Confraria Cavaleiros da Serra, com sede em Sobradinho

Nesta cavalgada de 2025, os Cavaleiros da Serra irão concluir um itinerário que foi lançado pelo tradicionalista sobradinhense Luis Roque Rigon (in memoriam), falecido em 2023. “Ele que sugeriu este roteiro, que seria fazer toda a fronteira do Uruguai a cavalo. No primeiro ano em que foi feita a cavalgada ele não pôde participar porque já não estava entre nós, mas nós bancamos a ideia dele e continuamos, então essa é a Cavalgada Luis Roque Rigon”, ressaltou.

Conforme o comandante, o percurso na fronteira iniciou na 32ª Cavalgada, em 2023, quando o trajeto percorrido foi de Barra do Quaraí a Livramento. Já em 2024 percorreram de Livramento a Bagé e, agora em 2025, o trecho de cavalgada, de aproximadamente 170 km, será de Aceguá até Jaguarão, concluindo o itinerário. “Nós já cavalgamos no Chuí, então aquela região os cavaleiros já demarcaram espaço. Agora iremos concluir a Cavalgada Luis Roque Rigon”, acrescentou Ivan.

O início do percurso a cavalo ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 27, saindo do município de Aceguá, a “Princesa da Fronteira”, seguindo em uma média de 28 km por dia, com os avanços sempre na parte da manhã, todo por estrada de chão, e pernoites em locais já estabelecidos em visita prévia. O encerramento da cavalgada será no dia 4 de março, quando chegarão ao Sindicato Rural de Jaguarão. Somam-se também os quilômetros embarcados, aproximadamente 890 km.

Nesta edição, são cerca de 20 participantes, oriundos de municípios do Centro Serra, Santiago e Santa Cruz do Sul, entre cavalarianos, equipe de apoio e convidados, em uma faixa etária que vai dos 8 aos 70 anos. “A integração entre pai, filho, avô, família”, reforça o comandante, agradecendo também a quem fica em casa e oportuniza o suporte para que estejam esses dias distantes, onde divulgam e aprendem mais sobre a cultura, além de conhecerem outros lugares.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Confraria Cavaleiros da Serra dá início à 34ª Cavalgada appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.