Ex-militares britânicos constroem barco viking como forma de terapia

Apesar de nada substituir as sessões de terapia com um terapeuta profissional, algumas atividades são capazes de ajudar a melhorar problemas de saúde mental, como praticar um esporte ou exercer um hobby, por exemplo. Na Inglaterra, contudo, ex-militares têm encontrado conforto na construção de um barco viking.

Veja também
Aos 82 anos, Aleixo Belov prepara expedição marítima rumo à Sibéria
Britânica se torna 1ª mulher a remar sozinha da Europa à América do Sul
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube

“Fabricamos barcos, mas na realidade reconstruímos pessoas”, resumiu à agência de notícias AFP o responsável pelo projeto The Viking Boat Co., Bob Marshall.

 

Ele, um ex-soldado que serviu durante a Guerra das Malvinas e na Irlanda do Norte, foi quem deu continuidade — com os próprios recursos — à iniciativa da Help for Heroes, que começou ainda em 2018 mas foi suspensa pouco depois do início da pandemia de Covid-19.

Foto: Bob Marshall / Facebook / Reprodução

A oficina fica em Darlington, no nordeste da Inglaterra. Por lá, mais de 60 ex-militares trabalharam durante anos tanto na construção do barco viking, quanto nos modos de lidar com problemas psicológicos oriundos das guerras, como o transtorno de estresse pós-traumático.

Quando venho aqui, faço este trabalho e esqueço– relatou Angie Reid, uma ex-médica militar de 58 anos

A embarcação, batizada de “Stormbird”, tem 9 metros e é uma réplica fiel dos barcos da época viking, com direito a cabeça de dragão na proa e escudos vikings ao longo do casco.

 

O barco construído pelos ex-militares, inclusive,  já é capaz de navegar — apesar de ainda não ter ido para a água. Seu destino mais recente, na verdade, foi um festival viking em York, também na Inglaterra.

Foto: Bob Marshall / Facebook / Reprodução
Foto: Bob Marshall / Facebook / Reprodução

Para Bob Marshall, “mega-projetos” como esse ajudam a afastar os pensamentos destrutivos que afetam as pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático. A iniciativa, ainda segundo ele, também ajuda os participantes a redescobrirem o espírito de companheirismo, tão comum nos tempos de exército.

Foto: Bob Marshall / Facebook / Reprodução

Assim, depois do festival de York, o barco viking construído pelos ex-soldados será utilizado para arrecadar fundos para financiar a construção de outra embarcação.

Foto: Bob Marshall / Facebook / Reprodução

 

O post Ex-militares britânicos constroem barco viking como forma de terapia apareceu primeiro em Náutica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.