Homem da Meia-Noite divulga mudança no percurso e esquema de segurança com drones e helicópteros para desfile de 2025


Polícia promete efetivo 10% maior que do ano passado, drones e helicópteros. Trajeto do calunga terá pequena mudança. Homem da Meia-Noite tem mudança no percurso e esquema de segurança com drones e helicópteros para desfile de 2025
O calunga mais famoso do mundo já tem o percurso preparado para o desfile de 2025, o 93ª da história, com novidades no itinerário e no esquema de segurança (veja vídeo acima). O Homem da Meia-Noite cumpre um trajeto de mais de 3 quilômetros arrastando uma multidão na virada do sábado (1º) para o domingo (2).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
De acordo com o presidente em exercício do bloco, Adilson Correia, haverá uma pequena alteração no itinerário do calunga. Já a segurança contará, pela primeira vez, com monitoramento por drones e dois helicópteros para o patrulhamento tático aéreo.
Os detalhes do percurso e o esquema de segurança para a festa foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã desta terça (25), na sede da agremiação, no bairro do Bonsucesso, em Olinda.
“Na Ladeira de Cariri, (…) ao invés de a gente descer, vamos subir. Por quê? Porque a gente vinha no Guadalupe, numa curva, e no Cariri tem uma grande concentração de público, então estava dificultando um pouco o nosso acesso, bem como o manuseio do Calunga”, afirmou Correia.
Com isso, a mudança acontece na parte final do desfile, invertendo o percurso do último trecho, subindo a Ladeira do Cariri, ao invés de descer, como ocorria nos anos anteriores.
A roupa do Homem, grande expectativa da festa, está guardada a sete chaves e só será revelada na saída do bloco. “A expectativa é gigante, a gente espera vir com uma roupa maravilhosa”, disse o presidente em exercício.
Percurso completo
Sede do Homem da Meia-Noite, em Olinda, está pronta para o desfile deste ano
Rafael Souza/g1
O percurso começa na sede do bloco, no bairro do Bonsucesso, com a saída do calunga descendo a Estrada do Bonsucesso e, depois, a Praça Alexandre Rodrigues Sena.
Então o bloco sobe para o Largo do Amparo, segue pela Rua do Amparo e Quatro Cantos, sobe a Rua Bernardo Viera de Melo, Rua de São Bento, passa pela Prefeitura de Olinda, Rua 27 de Janeiro, Rua Prudente de Morais, retorna pelo Quatro Cantos, Rua do Amparo, Largo do Amparo e Rua Nossa Senhora de Guadalupe.
Em seguida, desce a Rua José Ramalho, sobe a Rua Cândida Luiza, passa pelo Largo do Guadalupe, Rua Nossa Senhora de Guadalupe, Largo do Amparo, Estrada do Bonsucesso e sobe a Ladeira do Cariri, onde o Homem da Meia-Noite entrega as chaves da cidade para o Cariri Olindense.
Esquema de segurança
A Polícia Militar apresentou o efetivo de profissionais de segurança que deve atuar durante o desfile do Homem da Meia-Noite neste ano. De acordo com o comandante da Ciatur (Companhia Independente de Apoio ao Turista) da Polícia Militar, Major Lucena, 420 policiais militares estão escalados para a segurança do evento, número 9% superior ao de 2024.
Entre as novidades no esquema policial, estão as três equipes com uso de drones para monitorar focos de brigas e dois helicópteros para o patrulhamento tático aéreo.
“Teremos quatro plataformas operacionais que são reformuladas, de forma a ter uma visibilidade durante a operação e um ponto de apoio para qualquer folião que precise”, disse o comandante.
O Secretário de Segurança Cidadã de Olinda, Coronel Pereira Neto, destacou a colaboração com a Polícia Militar e o apoio de imagens compartilhadas: “Estamos em todo o trajeto do Homem da Meia-Noite com totens instalados com câmeras e estas imagens estão sendo compartilhadas em tempo real com a Guarda Municipal, o Centro Integrado de Operações da Secretaria de Defesa Social (SDS) e com a Ciatur”, afirmou.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.