Trata Bem Manaus: Obras de esgoto chegam ao bairro compensa e contemplam mais de mil moradores


A concessionária estima que mais de 400 mil litros de esgoto deixem de ser despejados, por dia, diretamente no meio ambiente CONSCIENTIZAÇÃO ARUANÃ
Divulgação
Moradores do conjunto Aruanã, no bairro Compensa, zona Oeste da capital, começaram a receber obras de infraestrutura do sistema de esgotamento sanitário nas últimas semanas. No local, estão sendo implantados cerca de quatro mil metros de rede coletora, que destinarão o esgoto produzido nesta área à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Xingu, localizada no mesmo bairro. Mais de mil pessoas serão beneficiadas pelo serviço.
As obras fazem parte do programa Trata Bem Manaus. Ao todo, 20 vias serão contempladas, impactando positivamente mais de 250 imóveis. No local também será construída uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE). A previsão é que os serviços sejam concluídos no prazo de seis meses. No entanto, o serviço entrará em funcionamento por etapas, conforme cada trecho for finalizado.
OBRA ESGOTO ARUANÃ
Divulgação
A estimativa é que, ao final, aproximadamente 432 mil litros de esgoto deixem de ser despejados, por dia, diretamente no meio ambiente. “Hoje, o esgoto desses imóveis vai parar nas fossas, que poluem o solo ou vão direto nos igarapés, sem nenhum tipo de tratamento. A partir do funcionamento do novo sistema que estamos implantando, o esgoto será destinado à ETE Xingu, onde passará por tratamento antes de ser devolvido livre de contaminações ao meio ambiente, especificamente ao Igarapé do Franco”, destaca o gerente de Projetos da Águas de Manaus, Waldiney Lima.
A construção das redes teve início neste ano. Equipes de conscientização atuam no local desde o ano passado, para orientar a população sobre os benefícios do saneamento básico, prazos de execução da obra, a importância da ligação intradomiciliar do imóvel e o uso correto da rede de esgoto.
OBRA ESGOTO ARUANÃ
Divulgação
“Temos um time que atua antes e durante as obras para esclarecer os moradores. A chegada do esgoto é, muitas vezes, uma novidade para eles. Por isso, nos preocupamos em estar presentes para atender e esclarecer todas as dúvidas”, reforça o gerente.
Trata Bem Manaus
Lançado há um ano, o programa prevê a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na capital amazonense. Até 2033 serão implantados mais de 2,7 milhões de metros de rede de esgoto, além da construção e ampliação de cerca de 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
Para 2025, a concessionária tem planos de atuar em áreas de todas as zonas da cidade. “Este trabalho reforça o nosso compromisso com o futuro da cidade. Cada metro instalado, cada ligação finalizada contribui para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Por isso, tão importante quanto a instalação da estrutura é a participação da população por meio da interligação de cada imóvel ao sistema”, ressalta Waldiney Lima.
OBRA ESGOTO ARUANÃ
Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.